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Autismo Comportamento Humano: Origens Evolutivas

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Apresentação em tema: "Autismo Comportamento Humano: Origens Evolutivas"— Transcrição da apresentação:

1 Autismo Comportamento Humano: Origens Evolutivas
João Antonio Gimenes Júnior

2 Autismo Breve histórico Definição Incidência Diagnóstico Causas ( ? )

3 Análise do movimento na infância pode ser útil para o diagnóstico precoce do autismo
Philip Teitelbaum et al, 1998

4 Revisão da Literatura Rimland (1993): crianças autistas podem montar e desmontar aparelhos mecânicos, construir torres altas com dominós, montar quebra-cabeças, escalar lugares altos sem cair... A idéia que o autismo é, ou implica, uma deficiência de movimento é simplesmente ridícula; Damasio e Maurer (1978): crianças autistas de 3 a 10 anos de idade andam parecidas com adultos parkinsonianos (devagar e passos curtos); Courchesne et al (1994): certas áreas do vérmis cerebelar são desenvolvidas incompletamente nas crianças com autismo;

5 Métodos Vídeos das crianças diagnosticadas autistas;
Método de análise de movimento “Eshkol-walchman”; Distingue quais segmentos estão se movendo e aqueles que estão sendo carregados passivamente.

6 Resultados

7 Deitar Uma criança de 4 meses de idade apresentou assimetria quando deitada em prono; Seu braço direito sempre permanecia agarrado no peito; Assimetria persistiu durante o primeiro ano de vida.

8 Rolar de supino para prono
Criança normal: ≈ 3 meses de idade Criança autista: ≈ 6 a 9 meses de idade

9 a b c d

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12 Sentar Criança normal: ≈ 6 meses de idade
Criança autista: ≈ 8,5 meses de idade (sem reflexo proteção)

13 a b c d

14 Engatinhar sobre mãos e joelhos
Criança normal: ≈ 6 meses de idade Criança autista: ≈ 5 meses de idade

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18 Em pé Criança normal: ≈ 8 – 10 meses de idade (poucos minutos)
Criança autista: apóia as costas e permanece por muito tempo ( ≈ 15 minutos)

19 Andar Criança normal: 3 estágios (inicia-se ≈ 10 meses): posição de estabilidade, fase intermediária e fase final; Criança autista: - assimetria - desenvolvimento atrasado - sequenciamento e não sobreposição (passos de ganso) - os braços - “flapping” dos braços e mãos

20

21 a b

22 Síndrome “Moebius” Forma da boca

23 Considerações

24 Autismo durante a infância: uma análise de vídeo retrospectiva dos comportamentos sociais e sensório-motores dos 9 aos 12 meses de idade Grace Baranek, 1999

25 Revisão da Literatura Diagnóstico preciso do autismo é ≈ anos de idade (Lord, 1995), apesar da convicção que é um distúrbio do desenvolvimento neurológico, originado no pré natal (Bailey et al, 1996); O curso da sintomatologia pode mudar consideravelmente com a idade, portanto, nem todas as desordens sempre aparecem (Bailey et al, 1996); Os sintomas ficam mais fáceis de serem reconhecidos conforme tornam-se mais difundidos com a idade (Adrien et al, 1993); O conhecimento dos sintomas pelos pais também variam de acordo com a idade da criança (Stone et al, 1993)

26 Prognósticos Precoces
Estudo com crianças de meses: importância das funções de comunicação social mais precoce (Baron-Cohen et al., 1996); Ausência do desenvolvimento típico: funções pré linguísticas, como mostrar objetos, trocas afetivas, pretensão de brincar e imitação, são citados em bebês autistas (Sigman et al, 1986); Gilberg et al. (1990), sugeriu que as respostas percebidas anormais, bem como déficits sociais nos bebês, podem ser prováveis indicadores de autismo; Informações empíricas e aspectos qualitativos do comportamento sensório-motor podem estar comprometidos precocemente em crianças autistas (Adrien et al, 1987)

27 Propósito do estudo Explorar variáveis sensório-motores no período da infância; Identificar variáveis que possam ser diferentes dos 9 aos 12 meses de idade (precocemente); Discriminar essas variáveis entre os grupos (autistas, deficientes do desenvolvimento - retardo e desenvolvimento típico).

28 Métodos Vídeos das crianças diagnosticadas autistas;
32 crianças, sendo: - 11 autistas (AUT) - 10 deficientes mentais - retardo (DD) - 11 com desenvolvimento típico (TYP)

29 Grupo TYP - Média na VABS (Vineland Adaptative Behavior Scales) Grupo AUT - Diagnosticados pelo DSM-III-R e DSM-IV - CARS (Childhood Autism Rating Scale) superior a 30 Grupo DD - Deficiência ou retardo mental comprovados pelo médico. Sujeitos: 6 Síndrome de Down, 2 Síndrome de Willian e 2 com deficiências/retardos não específicos - CARS inferior a 25

30 Categorias Avaliadas Expressões afetivas Olhar
Aversão do olhar nos olhos (fixamente) Resposta ao nome Resposta ao toque social (aversão) Movimentos estereotipados Objetos estereotipados Modulação tátil Modulação auditiva Modulação visual

31 Resultados Ocorreu diferenças significativas em:
- Índice de afetividade - Olhar para a câmera - Resposta ao nome - Aversão ao toque social - Movimentos estereotipados (postura incomum) - Brincar com objetos – estereotipias (boca, interação com objetos) - Modulação visual (orientação)

32 Considerações


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