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Histórias em quadrinhos
Profa. Marilene Garcia Curso de Publicidade e Propaganda – Unicentro Belas Artes – São Paulo
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História em Quadrinhos
Histórias montadas com balões que representam as falas dos personagens; Antigamente estes balões recebiam o nome de FILATÉRIOS.
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FILATÉRIOS Foram muito usados pelos primeiros cristãos e judeus. Pode até haver um eco simbólico entre a "faixa comprida com textos" e o moderno balão. Durante a Idade Média, os filatérios entraram nas artes plásticas na forma de faixas com mensagens ou orações escritas nas pinturas sacras.
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Os balões expressam a comunicação dos personagens
fala pensamento cochicho ou do murmúrio grito ou do susto surpresa
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Valores implícitos Muitos autores destacam que nessas histórias há a presença de valores implícitos que vão muito além do valor de entretenimento. Diversas publicações que se tornaram clássicas no universo acadêmico expressam esse significado: “Para ler o Pato Donald” de Dorfman e Matellard ,”Super-homem e seus amigos do peito” de Dorfman e Manuel Jofre, “Apocalípticos e Integrados” de Umberto Eco, são exemplos de textos que vieram enriquecer o debate e ajudaram a despertar o interesse para análises mais atenta deste tipo de material.
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Roteiro – História em Quadrinhos
Profa. Marilene Garcia
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Inicialmente deve-se ter em mente é que tipo de personagem você deseja criar para figurar sua HQ.
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O enredo de sua história
O enredo da sua história deve combinar com o personagem criado. Se seu personagem for divertido, a HQ deve ter humor. Se for um personagem sério, a HQ deve ser dramática.
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A estrutura básica para o roteiro de uma HQ possui seis etapas:
1) Apresentar os personagens; 2) Apresentar o ambiente (cenário); 3) Desenvolver a relação entre os personagens e o ambiente/tempo; 4) Apresentar um problema; 5) Evoluir no problema até chegar ao ponto alto da história; 6) Conduzir até a solução do problema e ao encerramento da história.
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As personagens São os mais importantes da HQ, portanto, você deve desenvolvê-las bem. Seja na aparência, no comportamento, na relação com seu íntimo ou seu desafio. A personagem deve ter carisma suficiente para salvar uma história, se essa não for boa.
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O ambiente O ambiente pode enriquecer muito a história, tanto pelos detalhes ou pela falta deles. o cenário pode ser apenas uma sala sem móveis, reforçando o drama do personagem e as referências locais da história. O ambiente está diretamente relacionado com a evolução do tempo da HQ.
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Enredo Seja criativo na escolha do seu problema (enredo);
Esse problema pode aparecer de forma explícita ou implícita;
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Estrutura Lembre-se de que sua história deve ter começo, meio e fim, e deve fazer sentido para quem a lê e os desenhos devem ser condizentes com o enredo que você criar! A história é compacta, deve passar a informação de forma clara e provocar interesse no leitor. Não comporta muitos personagens e muitos sub-conflitos. Foco em um conflito-núcleo.
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