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Solidificando seus relacionamentos
Asssertividade Solidificando seus relacionamentos
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Os objetivos dessa aula são:
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Aprimorar o desempenho das equipes através da melhoria das relações interpessoais.
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Apresentar dicas para desenvolver um ambiente de mais agradável, através do bom relacionamento.
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Nem sempre os membros de um grupo estão de acordo sobre certas questões e consequentemente isto faz surgir os conflitos.
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Nem sempre os membros de um grupo estão de acordo sobre certas questões e consequentemente isto faz surgir os conflitos.
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E qualquer situação em que exista uma oposição pessoal, interpessoal ou grupal sobre algum interesse ou valor pode ser definida como conflito.
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Os conflitos se originam quando as pessoas contestam ideias, atitudes, comportamentos, pois elas se apegam aos seus pontos de vista. E lutam por eles.
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Assista o vídeo e reflita sobre as questões que serão apresentadas à seguir:
Qual dos pássaros tinha razão, o grande ou os pequenos? Quais foram os erros cometidos? O que deveriam ter feito? Qual a lição que tiramos? Algumas conclusões: · Os pequenos eram “acomodados”, o fio elétrico nunca se mexia. · Brigavam internamente pelo espaço, eram “individualistas”. · Quando apareceu um pássaro diferente eles se juntaram para tirar sarro e tentar excluí-lo. · O diferente quis ser amistoso e cumprimentou os demais. · O diferente não respeitou o espaço dos demais, simplesmente invadiu o fio e forçou uma mudança. o Não podemos invadir o espaço dos outros (respeito). · Quando o diferente escorregou, acabaram de derrubá-lo por maldade. · Quando perceberam que iam sofrer com suas atitudes, já era tarde. · O diferente se igualou aos demais quando riu do acidente. Os pequenos acabaram precisando do diferente para encobrir seus erros e vergonhas.
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Como e porque se originou o conflito entre os pássaros?
Que solução evitaria o ocorrido; Que lição podemos extrair desse episódio?
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Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos.
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E além disso, são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.
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É possível pensar inúmeras alternativas para indivíduos e grupos lidarem com os conflitos.
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Esses conflitos podem ser ignorados ou abafados, ou sanados e transformados num elemento auxiliar na evolução de uma sociedade ou organização.
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Os conflitos eram então considerados prejudiciais ao bom relacionamento e ao bom funcionamento das organizações.
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Mas você sabia que os conflitos podem não ser tão ruins quanto parecem?
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É verdade e algumas empresas já descobriram e estão explorando os aspectos positivos dos conflitos.
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Então vamos conhecer algumas das principais vantagens e desvantagens dos conflitos.
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Esses são os principais aspectos negativos dos conflitos:
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Quebra de relacionamentos;
Desconfiança;
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Redução de cooperação;
Irritação;
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Frustração; Trauma emocional;
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Autoestima prejudicada;
Soluções erradas, etc.
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Agora veja por outro lado os aspectos positivos dos conflitos;
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Obriga o grupo a rever posições, a se autocriticar;
Melhora a criatividade e o espírito de inovação;
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Força a formulação de novas políticas e a revitalização dos valores autênticos, próprios daquele grupo; Previne a estagnação decorrente do equilíbrio constante da concordância;
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Estimula o interesse e a curiosidade pelo desafio da oposição.
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Veja à seguir algumas dicas para evitar os conflitos:
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Para uma eficaz resolução dos conflitos é preciso:
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Sem diálogo não há comunicação nem solução possível para os problemas.
Saber comunicar: Sem diálogo não há comunicação nem solução possível para os problemas. A maioria dos erros, omissões, irritações, atrasos e conflitos são causados por uma comunicação inadequada.
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Demonstrar interesse genuíno pela pessoa que fala e pelo assunto;
Saber ouvir: Ouvir ativamente, pois metas e intenções não compreendidas levam sempre a uma resolução sem sucesso; Demonstrar interesse genuíno pela pessoa que fala e pelo assunto;
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Saber ouvir: Evitar criticar ou tentar dirigir a conversa;
Adotar uma posição afirmativa, mostrando respeito pela outra pessoa.
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Saber perguntar: Saber perguntar é uma outra faceta do ouvir ativamente, pois quem pergunta conduz a conversa.
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Saber perguntar: Quanto ao estilo a ser adotado, é recomendável adotar um estilo que leve à solução do conflito da forma mais pacífica possível. O que vai definir seu atual estilo de administrar conflitos está diretamente ligado a duas importantes características de comportamento: assertividade e cooperação.
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Observe com atenção as 10 sugestões a seguir, elas são bastantes úteis para uma boa administração de conflitos.
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Procure soluções, não culpados;
Analise a situação; Mantenha um clima de respeito; Aperfeiçoe a habilidade de ouvir e falar; Seja construtivo ao fazer uma crítica;
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Procure a solução Ganha-Ganha;
Aja sempre no sentido de eliminar conflitos; Evite preconceitos; Mantenha a calma; Quando estiver errado, reconheça o erro;
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A sociedade vive em constante processo de mudança e transformação e está passando por um profundo processo de reestruturação.
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Nesse cenário as empresas passaram a buscar em seus profissionais além de competências técnicas, habilidades humanas.
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Dentre essas habilidades está a assertividade.
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Você já ouvir falar sobre assertividade?
Vídeo
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Assertividade é a capacidade de falar ideias, expressar opiniões, de uma forma simples, direta, empática e respeitando as outras pessoas.
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O assertivo é capaz de agir com sinceridade, sabendo dizer sim e não quando for necessário.
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Agora que você já sabe o que é ser assertivo
Agora que você já sabe o que é ser assertivo. Vamos lá me responda se você é assertivo?
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Leia a metáfora a seguir:
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Como você classifica o comportamento dos três peixes envolvidos na história?
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Assiste o vídeo sobre a importância da comunicação assertiva.
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Atividades 1.) Defina com suas próprias palavras o que você entendeu por assertividade? 2.) Como você se classifica?
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“O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos”.
Lau Tse formatação Eloy Bezerra Pascom de nova iguaçu
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