A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Presbiteriana Mackenzie Desenvolvimento Humano Evolução de 58 fetos com meningomielocele e o potencial de reparo intra-uterino Turma:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Presbiteriana Mackenzie Desenvolvimento Humano Evolução de 58 fetos com meningomielocele e o potencial de reparo intra-uterino Turma:"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Desenvolvimento Humano Evolução de 58 fetos com meningomielocele e o potencial de reparo intra-uterino Turma: 1° Z Leilany Barcellos Nerise M. Guazzelli Renata Almeda de Britto

2 O que é Meningomielocele (MM)?
A Meningomielocele é uma anomalia congênita da medula espinhal que resulta de defeitos no fechamento do tubo neural durante a quarta semana do desenvolvimento.

3 - O tubo neural é o início do sistema nervoso do embrião
- O tubo neural é o início do sistema nervoso do embrião. - A malformação se estende à pele que se encontra distendida formando um cisto que contem líquido céfalo-raquidiano (LCR). - A porção exposta é chamada de placa neural. - Geralmente existe comprometimento da função neurológica abaixo do nível da lesão, pois a placa neural é muito sensível aos efeitos do líquido amniótico.

4 A incidência desta malformação é variável dentre os estudos encontrados.
Segundo o Programa de Genética Perinatal (Unicamp), no período de 1982 a 2001, a taxa de nascimento era de 2,28/1000. E parece existir ligeira predominância no sexo feminino.

5 Nesta anomalia estão associadas significativas sequelas:
Deficiências motoras; Deformidades esqueléticas; Incontinência vesical e intestinal; Deficiências sensitivas etc. Além disso, em mais de 85% dos pacientes com esse defeito ocorre a Hidrocefalia.

6 A sobrevida dos fetos: tem aumentado pela utilização do diagnóstico ultrasonográfico pré-natal; Porém, devido as sequelas descritas acima há uma redução da longevidade média para menos de 40 anos e um considerável decréscimo na qualidade de vida, além dos custos pessoais, familiares e sociais.

7 Tratamento Correção cirúrgica neonatal: correção primária do defeito propriamente dito e a colocação de válvula ventrículo-peritoneal nos casos de hidrocefalia; Correção cirúrgica intra-útero: intuito não só de diminuir as sequelas decorrentes da hidrocefalia, por reduzir as complicações e a necessidade de derivações ventrículo-peritoneais, mas também para diminuir as sequelas motoras dos membros.

8 O artigo O objetivo deste artigo foi descrever o seguimento perinatal de 58 fetos com diagnóstico pré natal de MM, identificando os possíveis candidatos para intervenção cirúrgica intra-uterina. A identificação seguiu os critérios de indicação internacionalmente aceitos na atualidade, dentre eles idade gestacional entre 20 e 25 semanas. Embora, alguns especialistas na área, como Bruner, admitem o limite superior de idade gestacional de 30 semanas.

9 Resultados A média da idade materna foi 25 anos;
A média da idade gestacional ao diagnóstico da MM foi 29 semanas; A malformação com hidrocefalia esteve presente em 86%; Deformidades de membros inferiores foram verificadas em 79%;

10 4 neonatos foram a óbito antes da cirurgia;
Dos 54 restantes, o reparo cirúrgico primário imediato aconteceu em 92,6%, e 4 crianças foram operadas tardiamente. Observamos uma frequência de 60% de déficit do desenvolvimento neuropsicomotor. Conclusão: Seguindo os critérios citados no artigo, das 58 gestações, 8 pacientes potencialmente se beneficiariam com a correção intra-útero, excluindo as mães de primeira viagem (29). Agora, incluindo estas (total de 58 grávidas), 18 seriam candidatas à cirurgia fetal, e se o critério da idade gestacional fosse o mesmo utilizado por Bruner, teríamos 28 candidatas.

11 Considerações Finais A meningomielocele é um defeito congênito com graves conseqüências clínicas, sociais e econômicas; Nos países desenvolvidos, 23% das gestantes com fetos portadores de MM acabam optando pelo término da gestação;

12 O reparo intra-útero da MM potencialmente pode oferecer:
um futuro melhor para número significativo dos seus portadores Menor número de hidrocefalia. Diminuição da injúria cerebral e o uso de derivações ventrículo – peritoneais (DVP). Melhora da função dos membros inferiores.


Carregar ppt "Universidade Presbiteriana Mackenzie Desenvolvimento Humano Evolução de 58 fetos com meningomielocele e o potencial de reparo intra-uterino Turma:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google