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UNISUZ – FACULDADE UNIDA DE SUZANO

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Apresentação em tema: "UNISUZ – FACULDADE UNIDA DE SUZANO"— Transcrição da apresentação:

1 UNISUZ – FACULDADE UNIDA DE SUZANO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO III MRP - Planejamento das Necessidades de Materiais Prof. Anderson L. Soares

2 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
É atividade de programação que determina o prazo das atividades a serem cumpridas, ocorrendo em várias fases das atividades de planejamento da produção. MRP – (Material Requirents Planning) – Planejamento das Necessidades de Materiais. MRP II – (Manufacturing Resources Planning) – Planejamento dos Recursos de Manufatura.

3 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
Princípio Básico É o cálculo de necessidades, uma técnica de gestão que permite o cálculo das quantidades e dos momentos em que são necessários os recursos de manufatura que são: Materiais; Pessoas; Equipamentos; Outros.

4 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
Objetivos Cálculo das necessidades de forma a permitir os cumprimentos de prazos de entrega dos pedidos dos clientes com mínima formação de estoque. Planejamento das compras e produção de componentes para ocorrer nos momentos e nas quantidades necessárias, nem mais, nem menos, nem antes, nem depois.

5 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
Conceitos Demanda dependente: diretamente associada ou decorrente da estrutura de uma lista de materiais, de outros artigos ou produtos finais. Podem ser calculadas, motivo pelo qual não necessitam de previsão. Demanda independente: são aqueles cuja demanda não depende da demanda de nenhum outro item. Exemplo: produto final, mas tem sua demanda dependente do mercado consumidor.

6 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
Item pai: é um item de estoque que tem componentes, cada um destes itens componentes é um item filho do item pai, se o item filho tem itens componentes, ele é também um item pai destes, que são por sua vez, itens filhos. Lead time: tempo computado entre o início de primeira atividade até a conclusão da última, em séries de atividades.

7 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
Necessidade bruta: quantidade e tempo das necessidades totais de um material em particular, sem considerar disponibilidades de estoques ou recebimento programados. Necessidade líquida: necessidades totais de um material em particular, considerando-se os estoques. Exemplo: Necessidade líquida = Necessidade bruta – quantidade em estoque.

8 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
Explosão de Materiais: nada mais é do que as necessidades constantes na ficha técnica do produto multiplicadas pela demanda (necessidade x demanda). Será nessa etapa que descobriremos toda quantidade de matéria-prima para produção de determinado número de produto. Verificamos também as faltas dessas matérias-primas, efetuando pedidos de acordo com a demanda.

9 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
ABRANGÊNCIA DO MRP E DO MRP II Produzir e Comprar Sistemas de Apoio às Decisões de MRP MRP II O QUE QUANTO QUANDO COMO (RECURSO PRODUTIVOS)

10 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
MRP – Cálculo das Necessidades de Materiais Registro Básico Período a Período do MRP PERÍODO 01 02 03 04 05 06 Necessidade Brutas 10 40 15 Recebimento Programado 50 Estoque Proj. Disponível 56 46 6 41 Plano de Liberação de Ordens Tempo de Ressuprimento = 01 período Tamanho do Lote = 50

11 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
Estrutura do Produto É uma estrutura que descreve todas as relações pai-filho entre itens que são componentes de um mesmo produto final. Mostra a separação (explosão) de itens em peças componentes que podem ser programadas e planejadas separadamente.

12 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
Estrutura do Produto Mesa A Mesa B Tampo C Base D Perna E Travessa 4 X

13 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
O processo de montagem da mesa foi definido em duas etapas: 1ª Etapa Montagem do conjunto base, formado pelas pernas e travessas; 2ª Etapa Conjunto base é montado ao tampo.

14 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
Suponhamos também que sejam os seguintes os tempos de ressuprimento para os itens apresentados. * Assumindo que o tempo e o conjunto base montado estejam disponíveis ** Assumindo que as pernas e travessas estejam disponíveis COMPONENTES SEMANAS QUANTIDADE Montagem da Mesa * 01 Montagem da Base ** Compra das Travessas 04 Compra das Pernas 02 Compra do Tampo

15 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
Programação das Necessidades no Tempo Há duas formas básicas de se programarem as necessidades no tempo: fazendo a programação para frente a partir da data mais cedo possível e fazendo a programação para trás, a partir da data mais tarde possível.

16 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
Programação para frente de atividades de manufatura da mesa COMPRA DAS TRAVESSAS COMPRA DAS PERNAS COMPRA DO TAMPO MONTAGEM DA BASE MONTAGEM DA MESA 1 2 3 4 (SEMANAS)

17 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
Programação para trás (lógica do MRP II) de atividade de manufatura da mesa. COMPRA DAS TRAVESSAS COMPRA DAS PERNAS COMPRA DO TAMPO MONTAGEM DA BASE MONTAGEM DA MESA 1 2 3 4 (SEMANAS)

18 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
A lógica do MRP II é a programação de materiais para trás, a partir da data mais tarde possível, pois ela entende que os estoques sejam “carregados” pelo período mais curto possível.

19 MRP – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS
Vantagens: menor ocorrência de estoque intermediários desnecessários com seus correspondentes custos financeiros e organizacionais. Desvantagens: demanda de dados acurados e mecanismos de controle mais confiáveis, já que pouca folga (estoques) é deixada para acomodar eventuais imperfeições do processo, como, por exemplo, atraso de entrega dos materiais

20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARTINS, Petrônio Garcia; LAUGENI, Fernando Piero. Administração de Produção. Editora Saraiva, São Paulo, ISBN CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de Produção e Operações – Manufatura e Serviços: Uma Abordagem Estratégica. 2ª ed. Editora Atlas, São Paulo, ISBN 20


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