A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um diálogo sobre a Educação para valores na família.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um diálogo sobre a Educação para valores na família."— Transcrição da apresentação:

1 Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
Programa Cuidar Um diálogo sobre a Educação para valores na família.

2 Programa Cuidar “A família, enquanto elemento básico da sociedade, é o meio natural para o crescimento e o bem-estar de todos os seus membros, em particular das crianças e jovens. Deve ser promovida, ajudada e protegida, afim de que possa assumir plenamente suas responsabilidades no seio da comunidade.” Resolução 2542 Assembléia geral da ONU

3 Programa Cuidar O que é o programa Cuidar?
Iniciativa de educação para a vida Preparar adolescentes autônomos; solidários; competentes (preparado para entender o novo mundo do trabalho). Educação para a vida, incorporarem valores positivos (valores tudo que tem um significado em nossas vidas) Educar nossos adolescentes na família e na escola.

4 Programa Cuidar Qual o objetivo do Programa Cuidar?
Preparar para o autocuidado; E o cuidado Hábitos que preservem e promovam sua saúde física e mental Relacionar-se de forma construtiva e solidária Atitude de responsabilidade e zelo ao meio ambiente; Como encaminhar minha vida

5 Programa Cuidar Como será a educação para valores
Um jeito novo de ensinar Educação para a cidadania Educação para a saúde Ética Educação afetivo-sexual Educação ambiental Educação para o trânsito Educação para o consumo Assuntos relacionados com QOL das pessoas, famílias da comunidade e sociedade em geral.

6 Programa Cuidar Novo jeito de ensinar: Através de práticas e vivências
Criar oportunidades para alunos experimentarem, compreenderem, escolherem e incorporarem valores positivos. Trabalhar a favor do jovem que queremos; Não contra o jovem que não queremos Ver o jovem como solução e não problema

7 Programa Cuidar Família e escola Família:
“a educação é direito de todos, dever do Estado e será dada no lar e na escola”. Lar e escola – base da formação das novas gerações; Família: Grupo de pessoas unidas por vínculos sangüíneos, por laços jurídicos (direitos e deveres) e pelo afeto entre seus membros.

8 Programa Cuidar Família:
Lugar que contém, inclui, abriga e protege a criança e o adolescente; Nutre e prepara para enfrentar os desafios da vida na sociedade; Alimento para o corpo, para o espírito, para a personalidade, para o caráter.

9 Programa Cuidar Escola: Completar a formação da pessoa;
Formar na criança e no adolescente o cidadão e o trabalhador. Desenvolve as competências, habilidades e capacidades das crianças e dos adolescentes como cidadãos e trabalhadores.

10 Conjunto de normas e valores e
Programa Cuidar Família Espaço de acolhimento = espaço de violência; Unidade que se completa com a presença de filhos; Apesar da crise, todos buscam ter uma família Capacidade simbólica cultura Indivíduo ser simbólico Indivíduo ser social Códigos simbólicos mudam entre sociedades e na mesma sociedade Conjunto de normas e valores e representações

11 Família Processo de socialização incorpora um conjunto de orientações;
Exemplo: andar (capacidade biológica dada + exemplo e orientação familiar) Representação sobre família Construção na convivência social Modelo de família sempre desejável mas nunca construído Família refúgio neste mundo hostil Ser integral sem máscaras – só somos na família

12 Família Relação de corpo; Construção de história de vida em comum;
Espaço conflitantes; Sem posicionamento social Palco privilegiado para a violência onde as emoções não são controladas + intenso doc. mais visíveis Subnotificação Tende a ser mais crescentes

13 Família Ontem – familismo (mulher não trabalhava, religiosidade)
Hoje – individualismo (carreiras e sucessos) Modelo idealizado protetor Modelo nuclear – relação de parentesco por aliança ou por afinidade Relação de parentesco Descendência ou filiação Relação entre irmão

14 Família Tipos de famílias: Família construção social
Monoparentais – só casais Matrifocais - chefiadas pelas mulheres Patrifocais – chefiadas pelos homens Famílias ampliadas – nuclear + avós + tias + cunhadas + cunhados + órfãos Famílias recompostas Família construção social

15 Individualização X vínculo
Família Construção social da família Anos 60 Amor conjugal, interesse coletivo sobrepõe o individual Anos 80 Família individualista e relacional – não há o peso do coletivo Hoje Lógica do capitalismo entra na relação de família – lógica contratual – contribui para o afastamento das pessoas, para o individualismo O importante é que você se conheça independente da relação com o outro – êxito é exigido – criar igualdade num plano da intersubjetividade – sentimento de desprendimento sem ser anulação – sentimento de individuação Individualização X vínculo

16


Carregar ppt "Um diálogo sobre a Educação para valores na família."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google