A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIDRÁULICA e SANEAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIDRÁULICA e SANEAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 HIDRÁULICA e SANEAMENTO

2 O que é Hidráulica? A engenharia hidráulica
A engenharia hidráulica é o ramo da engenharia civil que se ocupa do fluxo e do transporte de fluidos, especialmente de águas e esgotos. A sua atividade também se relaciona intimamente com a da engenharia sanitária e com a da engenharia do ambiente.

3 Este ramo da engenharia civil é responsável pela realização de projetos como os de sistemas de esgotos, de redes de abastecimento de água, de sistemas de irrigação, de sistemas de drenagem, de obras portuárias, de barragens e de hidrovias. A engenharia hidráulica aplica os princípios da mecânica dos fluidos aos problemas ligados à recolha, armazenamento, controlo, transporte, regulação, medição e uso das águas. 

4 Maiores obras hidráulicas do mundo

5

6

7 O que é Saneamento? É o conjunto de ações, obras e serviços que têm por objetivo alcançar níveis crescentes e sustentáveis de salubridade ambiental. É importante, pois, é capaz de prevenir a ocorrência de doenças veiculadas pelo meio ambiente e de promover o aperfeiçoamento das condições ambientais, favoráveis à saúde da população urbana e rural.

8 Localizada na rodovia MG-20,a ETE Onça é considerada a maior estação de tratamento de esgotos da América Latina.

9 Disciplinas relacionadas
Fenômenos de transporte: Aprender os princípios básicos da Mecânica dos fluidos e da transferência de calor; Analisar as distribuições de força em corpos e superfícies submersas; Estudar o escoamento ideal e real no interior de dutos; Analisar as maneiras através dos quais o calor é transmitido; Observação: A disciplina fenômenos de transporte experimental acontece no mesmo período, porém coloca em prática toda teoria dita acima.

10 Hidráulica É responsável pelo conhecimento das leis que regem o transporte, a conversão de energia, a regulação e controle do fluido agindo sobre suas variáveis(pressão, vazão, temperatura, viscosidade etc); É dividida em hidrostática, hidrocinética e hidrodinâmica; Teoria: Mecânica dos fluidos; Prática: Hidrotécnica;

11 Hidrologia Aplicada É a ciência dedicada ao estudo das águas;
Estuda a ocorrência de água em determinados locais, sua circulação, propriedades físicas e química, leis e fenômenos interativos que ocorre entre água e o meio ambiente;

12 Saneamento Básico Abastecimento de água;
A disciplina estuda como projetar e/ou construir: Abastecimento de água; Manutenção do sistemas de esgotos; Coleta, remoção e destinação final do lixo; Drenagem de águas pluviais; Controle de insetos e roedores; Saneamento dos alimentos; Controle da poluição ambiental; Saneamento da habitação, dos locais de trabalho e de recreação; Saneamento aplicado ao planejamento territorial.

13 Instalações hidráulicas e prediais
As instalações prediais constituem subsistemas que devem ser integrados ao sistema construtivo proposto pela arquitetura, de forma harmônica, racional e tecnicamente correta. A disciplina busca abranger as instalações de poços, de redes de esgoto, de aquecedores, de segurança contra incêndios, de aparelhos sanitários, instalações em áreas de serviço, em cozinhas, entre outros.

14 Pré-requisitos e Co-requisitos
5º PERÍODO Fenômenos de Transporte Experimental: não tem pré- requisito. Fenômenos de Transporte: Física II (2) e Equações Diferenciais (4). :: Fenômenos de Transporte Experimental e Fenômenos de Transporte são co-requisitos entre si. 6º PERÍODO Hidráulica: Eletricidade e Magnetismo (3), Fenômenos de Transporte Experimental e Fenômenos de Transporte (5). 7º PERÍODO Hidrologia Aplicada: Topografia II, Probabilidade e Estatística (3) e Hidráulica (6) Saneamento Básico: Hidráulica, e co-requisito Hidrologia Aplicada. 10º PERÍODO Instalações Hidráulicas Prediais: Saneamento Básico.

15 Especializações Construção civil; Cálculo estrutural;
Materiais de construção; Geotecnia; Estradas e transportes; Produção; Segurança do trabalho; Saneamento; Hidráulica.

16 Saneamento Envolvimento com:
Sistemas de esgotos e de abastecimento de água; Tratamento de água e esgotos; Gerenciamento do lixo urbano.

17 Hidráulica Envolvimento com: Planejamento;
Projeto e construção de obras de aproveitamento hídrico. Abrange: Sistemas urbanos, industriais e prediais; Irrigação; Controle de enchentes; Aproveitamentos hidro energéticos.

18 Mercado de trabalho Saneamento: Setor público com maior procura;
Hidráulica: Setor público e privado com grande procura; Mercado aquecido; Saneamento: Setor público com maior procura; Nova área no setor privado; Mercado aquecido;

19 O que faz um engenheiro nessa área
Qual a área de atuação: Na área de hidráulica e saneamento, o engenheiro pode trabalhar em: Sistemas fluviais de navegação que demandam obras como diques e comportas; Estudar os cursos da água e planejamento de rotas; Tratamento de água contaminada, etc.; Projeto de pontes, barragens, diques e canais, usinas hidroelétricas, irrigação, drenagem, adutoras; Consultorias; Executam obras de sistemas de tratamento e abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos e efluentes; Planeja o sistema de abastecimento de água e o de esgoto dos prédios, determinando os materiais mais adequados, como encanamentos e tubulações;

20 MERCADO Está em franca expansão, devido a alta necessidade do profissional especializado nessa área; ONDE TRABALHAR? Empresas estatais (Ex.:Saneago,ETE) Empresas privadas , consultorias; Usinas hidroelétricas;


Carregar ppt "HIDRÁULICA e SANEAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google