A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedade Assalariada: Precariedade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Curso Técnico em segurança do Trabalho – Mod. II Professor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedade Assalariada: Precariedade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Curso Técnico em segurança do Trabalho – Mod. II Professor."— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade Assalariada: Precariedade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Curso Técnico em segurança do Trabalho – Mod. II Professor Acimarney Freitas Ana Paula Ferreira Barbosa

2 HISTÓRICO ANTIGUIDADE: Elites dominantes realizavam trabalhos intelectuais, artístico, especulativo ou político. E os escravos de guerra realizavam os trabalhos rústicos e penosos. IDADE MÉDIA: Sistema feudal (o escravo se transforma em servo). RESNASCENÇA: Instalou-se o humanismo (ideias humanitária e progressistas). REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Avanços tecnológicos que possibilitaram o trabalho fabril.

3 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: NOVAS ATIVIDADES x CONTEXTO SOCIOCULTURAL Aos poucos o trabalho rural e o artesanato deram lugar as atividades industriais. Esta mudança também afetou radicalmente a vida dos trabalhadores, mas a miséria, o serviço estafante e prolongado, as péssimas condições de moradia e alimentação ainda aflige a classe trabalhadora.

4 IMPERFEIÇÕES E INJUSTIÇAS DO CAPITALISMO INDUSTRIAL Ausência de quaisquer direitos trabalhistas; Falta de motivação dos operários; Crescimento desordenado de cidades; Surgimento de bairros miseráveis.

5 O 1º DE MAIO: Trabalhadores levantaram-se contra a exploração e a miséria Originou-se em Chicago (1886), nas lutas dos operários norte-americanos que protestavam pela jornada de trabalho de 8 horas/dia para todos os trabalhadores. O movimento foi reprimido brutalmente pelas forças reacionárias que acabaram prendendo oito dirigentes operários que se destacavam na cidade de Chicago. Destes, cinco deles foram friamente executados e os outros três condenados a duras penas de reclusão. O dia 1º de Maio tornou-se o Dia Internacional do Proletariado, desde então a classe trabalhadora se manifesta em todo o mundo lutando pelos seus direitos.

6 PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO LABORAL FATORES 1) Insegurança no trabalho. RISCO DE DESEMPREGO FORMAS DE CONTRATAÇÃO INSEGURANÇA NOS RENDIMENTOS FUTUROS

7 2) Alternância de período com e sem trabalho ao longo da vida. DESEMPREGO TRABALHO/ DESEMPREGO ENTRADA TARDIA NO MERCADO DE TRABALHO OBS.: A maneira como se vive a situação de desemprego varia de acordo com a capacidade econômica do indivíduo. Mas são muitos os problemas enfrentados pelos desempregados, tendo em conta que entre eles se incluem situações de desemprego sem direito aos subsídios sociais.

8 Importância que o trabalho ocupa na sociedade O trabalho é elemento de: Socialização Identidade Legitimação do lazer Equilíbrio psicológico Criação de ritmos cotidianos

9 “Existir positivamente como indivíduo é ter a capacidade de desenvolver estratégias pessoais, dispor de uma certa liberdade de escolha das condutas da sua vida porque não estamos na dependência do outro”. (Castel e Haroche, 2001: 48)

10 Diferentes circunstancias DE TRABALHO E DE VIDA PRIVADA DAS MULHERES E DOS HOMENS Risco/ Consequências para a saúde Mais exposto/ Maior incidência Observações AcidentesHomensOs homens apresentam uma taxa mais elevada. EstresseMulheres Ambos registram taxas elevadas, mas no caso das mulheres os fatores de estresse são o assédio sexual, a discriminação, o trabalho mal reconhecido sobre o qual se tem pouco controle, o trabalho exigente do ponto de vista emocional e o fardo da dupla ou tripla jornada. Violência do Público MulheresAs mulheres estão mais em contato com o público. Horas de Trabalho Inadequadas Ambos Os homens trabalham mais horas suplementares remuneradas, enquanto as mulheres consistem no trabalho doméstico não remunerado. Ambos desejam um maior equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada.

11 Exemplo ilustrativo das diferenças de gênero que podem comprometer a saúde e a segurança no trabalho

12 Identificar e levar em consideração a diferença de gênero A prevenção de doenças e a promoção do bem-estar no trabalho são importantes para a qualidade de trabalho das mulheres e dos homens. No Brasil, a proteção ao trabalho da mulher está garantida no Capítulo III da Consolidação das Leis do trabalho.

13 A promoção da saúde no local de trabalho Este processo resulta do esforço conjunto de empregadores, empregado e sociedade em geral, para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas no trabalho. Consegue-se êxito através de uma combinação de estratégias que visem: Melhor organização do trabalho e seu ambiente; Promoção da participação ativa dos trabalhadores em todo o processo; Permissão de escolhas saudáveis e encorajamento do desenvolvimento pessoal.

14 Obrigado!


Carregar ppt "Sociedade Assalariada: Precariedade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Curso Técnico em segurança do Trabalho – Mod. II Professor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google