A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE."— Transcrição da apresentação:

1 MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE UM PLANO DE AÇÃO BASEADO EM TRABALHO DE CONSULTORIA PRESTADO À STI/MDIC por Afrânio Carvalho Aguiar BRASÍLIA, MAIO DE 2005

2 OS PASSOS ANTECEDENTES... - AS AÇÕES DE CARÁTER ESTRUTURAL NO CONTEXTO DA POLÍTICA INDUSTRIAL, TECNOLÓGICA E DE COMÉRCIO EXTERIOR: OS FORUNS DE COMPETITIVIDADE - AS AÇÕES DE CARÁTER SISTÊMICO: INCREMENTO DA INCORPORAÇÃO DE CONHECIMENTO NA ATIVIDADE PRODUTIVA Apoio de órgãos governamentais às atividades de Educação Corporativa desenvolvidas nas empresas I Oficina de EC – dezembro 2003 II Oficina de EC – maio 2004 Levantamento do panorama da EC no Brasil – março/abril 2004 Diagnóstico dos problemas que afetam a EC no Brasil e proposição de um plano de ação governamental: em curso A criação da ABEC – Associação Brasileira de Educação Corporativa – maio 2004

3 JUSTIFICATIVAS A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE INCREMENTO EXPONENCIAL NO NÚMERO DE CORPORAÇÕES QUE ESTRUTURAM SUAS ATIVIDADES DE EC, PRINCIPALMENTE A PARTIR DO ANO 2000. NECESSIDADE DE HARMONIZAÇÃO, COMPLEMENTARIDADE E FOCO NAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS, EM TODOS OS NÍVEIS, VISANDO O APOIO ÀS ATIVIDADES DE EC OPORTUNIDADE DE INDUÇÃO DE ORIENTAÇÕES QUE CONTRIBUAM PARA CONFERIR ÀS ATIVIDADES DE EC UM CARÁTER SINTONIZADO COM A POLÍTICAS SOCIAIS MAIS AMPLAS, RELACIONADAS COM INCLUSÃO SOCIAL, VALORIZAÇÃO DO TRABALHO E DA CIDADANIA

4 FUNDAMENTOS E SUBSÍDIOS UTILIZADOS NA PROPOSIÇÃO DO PLANO DE AÇÃO  INFORMAÇÕES DECORRENTES DAS MANIFESTAÇÕES DE PARTICIPANTES (DIRIGENTES DE UNIDADES DE EC, ACADÊMICOS E DIRIGENTES DE ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS) DURANTE A REALIZAÇÃO DA I E DA II OFICINAS DE EC  POSIÇÕES DETECTADAS NO MEIO ACADÊMICO (DIRIGENTES E PROFESSORES/ PESQUISADORES )  ENTREVISTAS COM DIRIGENTES DE UNIDADES DE EC E DA ABEC LITERATURA NACIONAL E INTERNACIONAL INFORMAÇÕES OBTIDAS POR MEIO DOS QUESTIONÁRIOS DE COLETA DE DADOS

5 CRITÉRIOS CONSIDERADOS NA PROPOSIÇÃO DO PLANO DE AÇÃO  DEMANDA  RELEVÂNCIA DAS ATIVIDADES  VIABILIDADE OPERACIONAL  CONHECIMENTO, TECNOLOGIA, METODOLOGIAS  RECURSOS HUMANOS  VIABILIDADE POLÍTICA  CUSTO FINANCEIRO

6 AÇÕES SUGERIDAS I. SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA I. AÇÕES DE RESPONSABILIDADE GERAL I. DIVULGAÇÃO DO CONCEITO, OPERACIONALIDADE E INSTRUMENTOS II. AÇÕES DE RESPONSABILIDADE DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS I. ARTICULAÇÃO COM OS MEIOS ACADÊMICOS, EM ESPECIAL COM OS FORUNS DE PRÓ- REITORES DE EXTENSÃO III. AÇÕES DE RESPONSABILIDADE DO SETOR EMPRESARIAL I. EM ESPECIAL ATRAVÉS DA ABEC, PARTICIPAÇÃO NOS EVENTOS DAS PRÓ-REITORIAS DE EXTENSÃO II.MECANISMOS DE CERTIFICAÇÃO I. AVALIAÇÃO DA LEGISLAÇÃO VIGENTE I. GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL (EM ANDAMENTO) II. AÇÕES DE RESPONSABILIDADE DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS III.INCENTIVOS E ESTÍMULOS I. AÇÕES DE RESPONSABILIDADE GERAL II. AÇÕES ESPECÍFICAS

7 AÇÕES SUGERIDAS IV. METODOLOGIAS, MODELOS E INDICADORES I. ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS E DE METODOLOGIAS II. ESTÍMULO ÀS AÇÕES DE INTERCÂMBIO, NO PAÍS E NO EXTERIOR III. DIVULGAÇÃO AMPLA DE METODOLOGIAS, MODELOS E INDICADORES IDENTIFICADOS V.MENSURAÇÃO DO ESFORÇO EMPREENDIDO PELAS CORPORAÇÕES I. AÇÕES DE ARTICULAÇÃO II. OUTRAS AÇÕES VI.SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE ATIVIDADES DE EC I. DEFINIÇÃO DO BANCO DE DADOS: CONTEÚDO, SOFTWARE II. DIVULGAÇÃO III.

8 MECANISMOS DE IMPLEMENTAÇÃO  APERFEIÇOAMENTO E VALIDAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO  DISTRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADES  FORMALIZAÇÃO DO COMITÊ GESTOR  IDENTIFICAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO TEMÁTICOS  DEFINIÇÃO DE METAS E DE MECANISMOS DE ACOMPANHAMENTO  DEFINIÇÃO DE FONTES DE RECURSOS FINANCEIROS PARA COBERTURA DOS CUSTOS DE IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES (VIAGENS, CONSULTORIAS, SERVIÇO DE INFORMAÇÃO,...)

9 CONCLUSÃO A AÇÃO ARTICULADA: SERÁ RESULTADO DE UMA CONSTRUÇÃO CONJUNTA RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS, ÓRGÃOS PÚBLICOS E UNIVERSIDADES IMPOSSIBLIDADE DE DEFINIÇÃO DE UM MODELO COMUM A TODAS AS CORPORAÇÕES: AS NECESSIDADES SÃO INDIVIDUALIZADAS GRANDES CUSTOS ENVOLVIDOS: CONVENIÊNCIA DO COMPARTILHAMENTO DIFICULDADES E OBSTÁCULOS COMUNS: BUSCA CONJUNTA DE SOLUÇÕES NECESSIDADE DE IDENTIFICAÇÃO/VIABILIZAÇÃO DE MECANISMOS MAIS INCLUSIVOS: O CASO DAS MÉDIAS/PEQUENAS EMPRESAS. PARCERIAS? PROCESSOS MUITO RECENTES. FALTA EXPERIÊNCIA A TODOS...

10 CRIAÇÃO DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL

11 ALGUMAS EMPRESAS NO BRASIL, ENVOLVIDAS EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA

12 EXPECTATIVAS DE AÇÃO GOVERNAMENTAL ITENS DO QUESTIONÁRIO INDICAÇÕES ESPONTÂNEAS


Carregar ppt "MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google