A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
Prof. Édler Lins de Albuquerque

2 Pesquisa Científica – Noções Introdutórias
Segundo ANDRADE (2010): Pesquisa científica é o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos. Segundo GIL (1987) apud ANDRADE (2010): Pesquisa científica é o procedimento racional e sistemático que tem por objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Observa-se um caráter racional predominante!!

3 Pesquisa Científica – Noções Introdutórias
Requisitos básicos para pesquisas científicas: Recursos humanos: Pesquisador qualificado e, de preferência, experiente nos temas pesquisados; Grupo de colaboradores (assistentes, alunos, técnicos etc.). Recursos financeiros e materiais: Bolsas de estudos; Projetos para captação de recursos; Equipamentos, mobiliário, computadores, material de consumo.

4 Pesquisa Científica – Finalidades
Motivações para a realização das pesquisas: Razões de ordem intelectual Razões de ordem prática Em função das motivações, tem-se: Pesquisa de base; Pesquisa aplicada.

5 Pesquisa Científica – Finalidades
Pesquisa básica ou de base, pura ou fundamental Estudos visando “o progresso da ciência”, “fazer ciência pela ciência”; Objetiva-se alcançar o saber, satisfação do desejo de adquirir conhecimentos. Exemplos: A pesquisa nos primórdios, cujo objetivo era conhecer mais, sem uma aplicação específica; As pesquisas investigativas atuais, nas quais tenta-se desvendar novos mecanismos, propor novas teorias sem uma aplicação direta; Propagação de pulsos em sistemas desordenados.

6 Pesquisa Científica – Finalidades
Pesquisa aplicada Visa às aplicações práticas com o objetivo de atender à exigências da vida moderna; Busca de soluções para problemas concretos. Exemplos: A maioria dos trabalhos de pesquisa hoje, nos quais tenta-se obter soluções para problemas específicos. As pesquisas “encomendadas” em projetos de parceria público-privada; Estudo da qualidade do ar em Salvador; Estudo sobre as falhas em peças de aço.

7 Pesquisa Científica – Finalidades
Nos dias atuais, é difícil se distinguir os dois tipos: Pesquisa aplicada Pesquisa de base

8 Pesquisa Científica – Tipologia
Classificação quanto à natureza Trabalho científico original: Pesquisa realizada pela primeira vez, contribuindo com novas conquistas e descobertas p/ a evolução do conhecimento científico. Exemplos: - Pesquisas que originam artigos científicos publicados em periódicos de impacto científico; - Pesquisas executadas em centros de pesquisa; - Antigamente era exigido em pesquisas para doutoramento.

9 Pesquisa Científica – Tipologia
Classificação quanto à natureza Resumo de assunto: Pesquisa que dispensa a originalidade do tema estudado. Consiste numa compilação de dados fundamentada em trabalhos mais avançados. Prepara o aluno p/ desenvolver pesquisas mais amplas e trabalhos originais. A análise e a interpretação dos fatos e ideias, metodologia adequada e o enfoque do tema de um ponto de vista original!!! Exemplos: - Trabalhos de conclusão de curso (graduação).

10 Pesquisa Científica – Tipologia
Classificação quanto aos objetivos (Para quê?) Pesquisa exploratória: É o primeiro passo de todo trabalho científico; Visa proporcionar maiores informações sobre determinado tema/assunto, facilitar a delimitação de um tema de trabalho ou ainda definir os objetivos, formular hipóteses de uma pesquisa; Através deste tipo de pesquisa avalia-se a possibilidade de se desenvolver uma boa pesquisa sobre determinado tema; Consiste em um trabalho preliminar/preparatório para outro tipo de pesquisa.

11 Pesquisa Científica – Tipologia
Classificação quanto aos objetivos (Para quê?) Pesquisa descritiva: Fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados sem interferência do pesquisador; Incluem as pesquisas mercadológicas, pesquisas de opinião, pesquisas eleitorais, levantamentos socioeconômicos e psicossociais. Tais pesquisas são geralmente solicitadas por empresas, partidos políticos etc. Caracterizam-se pela técnica padronizada da coleta de dados (questionários, observações sistemáticas etc.); São comuns às ciências humanas e sociais.

12 Pesquisa Científica – Tipologia
Classificação quanto aos objetivos (Para quê?) Pesquisa explicativa: É um tipo de pesquisa mais complexo, pois além de registrar, analisar e interpretar os fatos, procura o porquê dos fatos/das observações; Objetiva aprofundar o conhecimento da realidade procurando seus fatores determinantes, fundamentando o conhecimento científico; A maioria usa o método experimental para manipular e controlar variáveis, determinando o grau de influência (relação causa-efeito) das variáveis independentes na variável dependente em estudo.

13 Pesquisa Científica – Tipologia
Classificação quanto aos procedimentos (Como?) Pesquisas de campo: Baseia-se nos fatos tais como acontecem na realidade; Os dados são coletados os dados diretamente no local da ocorrência dos fenômenos; Neste tipo de pesquisa, a coleta de dados é feita por técnicas específicas, como a observação direta, os formulários, as entrevistas etc.

14 Pesquisa Científica – Tipologia
Classificação quanto aos procedimentos (Como?) Pesquisas em fontes de papel: Pesquisa bibliográfica: utiliza fontes de pesquisa secundárias (livros, artigos, outros documentos bibliográficos etc.) Pesquisa documental: utiliza documentos primários, originais, documentos de “primeira mão”, que não foram usados em nenhum estudo ou pesquisa: dados estatísticos, documentos históricos, correspondência epistolar de personalidades etc.

15 Pesquisa Científica – Tipologia
Classificação quanto ao objeto Pesquisa bibliográfica: como anteriormente. Todo trabalho científico pressupõe uma pesquisa bibliográfica preliminar. Pesquisa de laboratório: Pesquisas onde se provoca, produz e reproduz fenômenos em condições controladas. Não é necessariamente sinônimo de pesquisa experimental; Pesquisa de campo: como anteriormente, a coleta de dados ocorre onde acontecem espontaneamente os fenômenos.

16 Pesquisa Científica – Técnicas
Procedimentos específicos/Parte prática da pesquisa Documentação indireta Pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, já discutidas. Documentação direta Observação direta intensiva: entrevistas e demais técnicas de observação; Observação direta extensiva: baseia-se na aplicação de formulários, questionários, medidas de opinião, pesquisas de mercado etc.

17 FIM Fontes Bibliográficas:
ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do trabalho científico. 10a. ed.. São Paulo: Atlas, 2010; SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3a. Ed., revista e atualizada. Florianópilis 2001.


Carregar ppt "Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google