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RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL:

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Apresentação em tema: "RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL:"— Transcrição da apresentação:

1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL:
Como sua empresa pode ser socialmente responsável a partir de um projeto socioambiental Prof. Aline Guimarães Monteiro, D.Sc. em Planejamento e Gestão Ambiental Setembro de 2006

2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
SER SOCIALMENTE RESPONSÁVEL PARTES INTERESSADAS ou STAKEHOLDERS JUSTIFICATIVA EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL/ DEFINIÇÕES DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CASOS PROJETO/ PLANO DE RSA - PRINCÍPIOS NORTEADORES - PREMISSAS - BENEFÍCIOS - DIRETRIZES - COMO AVALIAR

3 SER SOCIALMENTE RESPONSÁVEL
Capacidade de OUVIR OS INTERESSES DAS DIFERENTES PARTES (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente) e de conseguir INCORPORÁ-LOS NO PLANEJAMENTO DE SUAS ATIVIDADES, buscando considerar AS DEMANDAS DE TODOS E NÃO APENAS DOS ACIONISTAS OU PROPRIETÁRIOS.

4 PARTES INTERESSADAS PARTES INTERESSADAS PRIMÁRIAS  influenciam diretamente os negócios da unidade organizacional. Acionista (A): Clientes (C): Pessoa jurídica que adquire o produto; Comunidade do entorno (CO): População beneficiada ou diretamente afetada que se encontra no entorno da unidade organizacional; Consumidores finais (CF): Pessoa física que adquire o produto; Fornecedores (F): Agentes que prestam serviços e/ou vendem produtos para a companhia; Força de Trabalho da companhia (FT): empregados e contratados da unidade organizacional; Governo (GO): Todas as instâncias de governo. PARTES INTERESSADAS SECUNDÁRIAS  influenciam indiretamente os negócios da unidade organizacional. Exemplos: mídia e grupos de pressão.

5 ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS RELEVANTES DAS PARTES INTERESSADAS
COMUNIDADE DO ENTORNO Mitigação dos impactos negativos (ruídos, odores, resíduos, riscos de acidentes) causados pelas atividades da empresa; Ações sociais na comunidade; Admissão, demissão e remuneração da forca de trabalho local; Relacionamento com organizações locais; Conhecimento da atividade da companhia. GOVERNO E SOCIEDADE Combate à pobreza e a desigualdade social (investimentos em educação, saúde e inclusão social); Geração de emprego e renda; Pagamento de impostos e tributos; Transparência; Evidência que a companhia cumpre seus compromissos ambientais e sociais; Estimulo ao trabalho voluntário; Diversidade; Atendimento a comunidades remotas; Cumprimento da legislação. CONSUMIDORES E CLIENTES Bom atendimento; Qualidade dos produtos e serviços;Preço.

6 JUSTIFICATIVA Há necessidade de revisar os modos de produção e padrões de consumo vigentes de tal modo que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço, mas ponderando-se os impactos sociais e ambientais decorrentes da atuação administrativa e negocial da empresa.

7 EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
VISÃO TRADICIONAL (FRIEDMAN, 1983) A responsabilidade social das empresas se limitava a maximizar o lucro para seus acionistas. TEORIA DOS STAKEHOLDERS (FREEMAN, 1984) A sobrevivência de uma empresa só é assegurada, dentro de uma ótica de longo prazo, se atende de forma balanceada as expectativas das diferentes partes interessadas.

8 DEFINIÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
INSTITUTO ETHOS - RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL “É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”. ABNT NBR – SISTEMA DE GESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL “Relação ética e transparente da organização com todas as suas partes interessadas, visando o desenvolvimento sustentável".

9 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO + PRESERVAÇÃO AMBIENTAL PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS Atendimento das necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras atenderem as suas.(RELATÓRIO NOSSO FUTURO COMUM, 1987) SITUAÇÃO DESEJÁVEL NO FUTURO ECO-92 Agenda 21 – Plano de Ação para promover o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL a uma escala local  internacional Agendas 21 Locais – metas a serem atingidas num prazo EMPRESAS SUSTENTÁVEIS Obtém ganho econômico e atua pró-ativamente no setor socioambiental

10 NEGÓCIOS COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Geração de trabalho e renda Incentivo à agricultura familiar (Agricultura Orgânica) Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Redução ao Consumo de Água e Energia PROGRAMAS SOCIAIS Inclusão digital Programa Voluntariado Não ao Trabalho Escravo e Infantil

11 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CONCEITO ADOTADO
A RSA diz respeito à forma de condução dos negócios da empresa. A empresa com RSA está voltada para atender de modo equilibrado as suas demandas econômicas, sociais e ambientais. E, para isto, ela deve adotar um processo de gestão comprometido com as necessidades dos diferentes públicos envolvidos e/ou afetados pelo seu negócio – acionistas, funcionários, clientes, comunidades, governos, fornecedores e concorrentes.

12 CASOS DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
É ter a ética como compromisso e o respeito como atitude nas relações com funcionários, colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes, credores, acionistas, concorrentes, comunidade, governo e meio ambiente. (BANCO DO BRASIL) Ao contribuir de forma mais eficiente para a preservação do meio ambiente, o ITAÚ reforça seu compromisso com a sociedade e se mantém em linha com os valores que sempre nortearam a instituição: ética, transparência e busca permanente do desenvolvimento de produtos e serviços de qualidade e que respeitem o meio ambiente.

13 CASOS DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
A COMPANHIA VALE DO RIO DOCE mantém a postura de relacionar-se cada vez melhor com seus diversos públicos, como clientes, fornecedores, parceiros e comunidades. Promove o crescimento profissional de seus empregados, realiza projetos de preservação e de melhoria das condições ambientais nas diversas regiões onde atua e gera valor para os seus acionistas. A UNILEVER coloca que a RSA não se realiza por meio de ações isoladas, desvinculadas da operação empresarial, mas envolve atividades e decisões intimamente associadas à forma como a Unilever interage com as sociedades em que está inserida. Realizar atividades empresariais de forma sustentável em todo o mundo é premissa que a Unilever considera essencial para crescer, prosperar a longo prazo e agregar valor aos investimentos dos acionistas. É MAIS DO QUE UM COMPROMISSO !!!

14 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Princípios norteadores
Cumprimento legal. Atendimento às demandas relevantes das partes interessadas estratégicas. Atendimento aos princípios nacionais e internacionais de RSA, dos quais a empresa e sua holding são signatárias.

15 ATENDIMENTO A PRINCÍPIOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
PACTO GLOBAL DA ONU - THE GLOBAL COMPACT – É acordo de livre adesão de empresas de todo o mundo que tem por finalidade principal disseminar a prática de seus dez princípios no meio empresarial internacional. Princípios: 1. Respeitar e proteger os direitos humanos; 2. Impedir violações de direitos humanos; 3. Apoiar a liberdade de associação no trabalho; 4. Abolir o trabalho forçado; 5. Abolir o trabalho infantil; 6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho; 7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; 8. Promover a responsabilidade ambiental; 9. Encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente; 10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

16 ATENDIMENTO A PRINCÍPIOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
DECLARAÇÃO DO MILÊNIO – Aprovado pela ONU e 191 nações em setembro de 2000, o conjunto de oito macroobjetivos a serem atingidos até 2015, por meio de ações dos governos e da sociedade, recebeu a adesão do Brasil e o apoio incondicional da Petrobras. PROTOCOLO DE QUIOTO – Monitora indicadores de qualidade ambiental, como emissões de gases, geração de resíduos e consumo de água doce. PRINCÍPIOS DO EQUADOR – Concessão de crédito a 10 bancos globais e outras instituições financeiras que desenvolvam programas que ultrapassem o montante de 50 milhões de dólares, seguindo critérios sociais e ambientais. Expõe informações a respeito dos impactos socioambientais e suas soluções. Capacitam as instituições financeiras para conhecer melhor, mitigar e monitorar os riscos socioambientais associados aos projetos de financiamento.

17 ATENDIMENTO A PRINCÍPIOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
CARTA DE PRINCÍPIOS DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (Banco do Brasil) Atuar em consonância com Valores Universais, tais como: Direitos Humanos, Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, Princípios sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Reconhecer que todos os seres são interligados e toda forma de vida é importante. Repelir preconceitos e discriminações de gênero, orientação sexual, etnia, raça, credo ou de qualquer espécie. Fortalecer a visão da Responsabilidade Socioambiental como investimento permanente e necessário para o futuro da humanidade.

18 ATENDIMENTO A PRINCÍPIOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Perceber e valer-se da posição estratégica da corporação BB, nas relações com o Governo, o Mercado e a Sociedade Civil, para adotar modelo próprio de gestão da Responsabilidade Socioambiental à altura da corporação e dos desafios do Brasil contemporâneo. Ter a transparência, a ética e o respeito ao meio ambiente como balizadores das práticas administrativas e negociais da Empresa. Pautar relacionamentos com terceiros a partir de critérios que observem os princípios de responsabilidade socioambiental e promovam o desenvolvimento econômico e social. Estimular, difundir e implementar práticas de desenvolvimento sustentável

19 ATENDIMENTO A PRINCÍPIOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Enxergar clientes e potenciais clientes, antes de tudo, como cidadãos. Estabelecer e difundir boas práticas de governança corporativa, preservando os compromissos com acionistas e investidores. Contribuir para que o potencial intelectual, profissional, artístico, ético e espiritual dos funcionários e colaboradores possa ser aproveitado, em sua plenitude, pela sociedade. Fundamentar o relacionamento com os funcionários e colaboradores na ética e no respeito. Contribuir para a universalização dos direitos sociais e da cidadania. Contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência.

20 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Premissas
Atendimento aos princípios norteadores; Alinhamento à Missão e à Visão da companhia; Vinculação às atividades da Cia.

21 BENEFÍCIOS ÀS ATIVIDADES DA COMPANHIA
Níveis Potenciais benefícios Redução de custos (considera o fluxo de caixa de médio e longo prazo) Reduz custos pelo atendimento legal; Reduz a dependência e o uso de matéria-prima; Reduz resíduo; Desenvolve a eficiência operacional. Redução de risco ao negócio (considera a gestão de risco de longo prazo) Previne interrupções e atrasos; Evita processos judiciais e penalidades; Reduz retaliações; Previne interrupções na cadeia de suprimentos. Criação de oportunidades (considera a possibilidade de criação de novas tecnologias e técnicas operacionais, além de oportunidades propiciadas pela penetração em novos mercados por meio do atendimento a demandas das partes interessadas) Gera vantagens competitivas; Desenvolve novos métodos de operação e novas formas de trabalho; Facilita o acesso a novas oportunidades de mercado por meio do crescimento da confiança do consumidor. Melhor relacionamento com as partes interessadas (considera o apoio à construção de relacionamentos mais fortes) Assegura licença de operação; Mantém e constrói um bom relacionamento com as partes interessadas; Otimiza cadeia de suprimentos e atrai melhores parceiros de negócios; Atrai recursos, pessoas e investimentos; Promove a moral, a motivação dos empregados e a reputação da empresa. Fonte: Elaboração Equipe LIMA/PPE/COPPE/UFRJ a partir da Petrobras Distribuidora S.A., 2004.

22 os princípios norteadores do PRSA; a missão e visão da companhia;
DIRETRIZES As diretrizes são orientações estratégicas e estão alinhadas com: os princípios norteadores do PRSA; a missão e visão da companhia; atividades desenvolvidas na companhia.

23 DIRETRIZES DE RSA (Empresa de petróleo)
1. Considerar a responsabilidade social e ambiental nos negócios da Companhia, incorporando a avaliação sócio-ambiental nos procedimentos de tomada de decisão relativos a novos projetos, empreendimentos e produtos e na gestão de mudanças; 2. Identificar e atender às demandas sociais e ambientais relevantes das partes interessadas (acionistas, força de trabalho, clientes, fornecedores, poder público e sociedade) avaliadas como estratégicas, considerando na priorização das iniciativas e projetos a serem implementados pela BR; o atendimento às comunidades afetadas pelas atividades da Companhia com foco na minimização de impactos, no aprimoramento da qualidade de vida e na melhoria do relacionamento; a sustentabilidade das iniciativas e a vinculação às atividades e negócios da Companhia; o acréscimo de valor aos negócios; o estabelecimento de parcerias com clientes e revendedores que propiciem a sua conscientização e fidelização;

24 DIRETRIZES DE RSA (Empresa de petróleo)
3. Aderir aos Programas Institucionais Cultural, Social e Ambiental da Petrobras voltados para a sociedade como um todo. 4. Conscientizar a força de trabalho da BR quanto aos conceitos de RSA, envolvendo clientes, fornecedores, consumidores, acionistas e comunidades; 5. Assegurar o cumprimento da legislação aplicável à RSA na Companhia e estimular a adequação legal das empresas contratadas, fornecedores, clientes e parceiros; 6. Assegurar o atendimento aos princípios nacionais e internacionais de RSA aos quais a BR e a Petrobras sejam signatárias.

25 COMO AVALIAR A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SEUS PROGRAMAS ?

26 COMO AVALIAR A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SEUS PROGRAMAS ?
ELABORAÇÃO DE MATRIZ COM OS SEGUINTES INDICADORES: Atendimento à demanda das partes interessadas Atendimento aos princípios nortedores Vinculação aos benefícios da cia

27 COMO AVALIAR A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SEUS PROGRAMAS ?

28 COMO AVALIAR A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SEUS PROGRAMAS ?

29 CERTIFICAR PARA LEGITIMAR AS EXPORTAÇÕES !
USO DAS CERTIFICAÇÕES ha CERTIFICAR PARA LEGITIMAR AS EXPORTAÇÕES ! Fonte: Cajazeira, 2006

30 PAÍSES QUE USAM A CERTIFICAÇÃO
Top ten countries for SA 8000 certificates Algum país rico aqui ? Fonte: Cajazeira, 2006

31 ISO 26000 Fonte: Cajazeira, 2006

32 SER RESPONSÁVEL SOCIAL E AMBIENTALMENTE
CONCLUSÃO SER RESPONSÁVEL SOCIAL E AMBIENTALMENTE É DIFERENTE DE REALIZAR FILANTROPIA/ ASSISTENCIALISMO

33 PANORAMA DO AMBIENTE EMPRESARIAL
EVOLUÇÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL COMPORTAMENTO ÉTICO-AMBIENTAL POR QUE REALIZAR A GESTÃO AMBIENTAL? IMPLANTAÇÃO DE SGA - ETAPA II – PLANEJAMENTO DE UM PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL - ELABORAÇÃO DE UM PROJETO AMBIENTAL

34 Fig.01 Pressões sobre a política global da empresa (LINHARES, 2005).
Poluição do ar; Poluição da água; Resíduos Sólidos; Ruídos; Novas Tecnologias LEGISLAÇÃO Municipal; Estadual; Federal Opinião Pública; Clientes; Investidores; Mercados Residentes Locais; ONG’S; Políticas; Códigos de Prática EMPRESA Fig.01 Pressões sobre a política global da empresa (LINHARES, 2005).

35 ↕ EVOLUÇÃO CRESCENTE Década de 70  EUA (acidentes ambientais)
Ferramenta de gestão ambiental Nova concepção de gestão empresarial Política de qualidade ambiental, onde a atividade industrial deve promover o desenvolvimento sustentável Exigências do mercado e das condições ambientais 10 momento: Empresas poluidoras: controle e custos 20 momento: Integração ao processo produtivo de uma função gerencial de controle ambiental 30 momento: Gestão ambiental com foco na prevenção

36 COMPORTAMENTO ÉTICO-AMBIENTAL
Oportunidades Ambientais Tecnológicas Organizacionais Consumidores Poluição Controle de Poluição Inovações, etc Mercados Produtos Recursos Empresa Órgãos Reguladores Desenvolvimento Sustentado, Longo Prazo Sociedade Comunidade Ambientalistas RESPONSABILIDADE AMBIENTAL É UMA NOVA FONTE DE NEGÓCIOS

37 MEIO AMBIENTE = VANTAGEM COMPETITIVA?
Liderança em custos Estratégia de diferenciação Demanda de cliente/consumidor Restrição aos concorrentes Marketing

38 POR QUE REALIZAR A GESTÃO AMBIENTAL?
Exigência legal Exigência da matriz/alta direção Mercado Organismos financiadores Melhoria de relacionamento com comunidade Seguradoras

39 CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL
Demonstrar a clientes, fornecedores e a própria sociedade que exerce suas atividades sem provocar danos ao meio ambiente “PRODUTO COM QUALIDADE AMBIENTAL”. Arma de competição no mercado internacional.

40 IMPLANTAÇÃO DE UM SGA ISO 14001
Modelo proposto: ISO 14001 O SGA é estratégia da empresa para atingir a qualidade ambiental desejada. Ter uma postura pró-ativa é fundamental. Adotar sempre ações preventivas. Comprometimento da alta administração é fator decisivo.

41 PRINCÍPIOS DE GESTÃO AMBIENTAL (revisão)
Uma organização deve focalizar aquilo que precisa ser feito, deve possuir objetivo e um plano; Para implantação eficaz, uma organização deve desenvolver as capacidades e apoiar os mecanismos necessários para a realização de suas políticas, objetivos e metas; Uma organização deve medir, monitorar e melhorar seu desempenho continuamente e deve também aprender a forma de melhorar seus próprios processos de gestão e de aprendizado. O SGA deve ser encarado como uma estrutura da organização.

42 MELHORIA CONTÍNUA ETAPA 1 ETAPA 5 DEFINIÇÃO DA ANÁLISE POLÍTICA
AMBIENTAL ETAPA 5 ANÁLISE CRÍTICA MELHORIA CONTÍNUA ETAPA 2 PLANEJAMENTO: ASPECTOS AMBIENTAIS E IMPACTOS ASSOCIADOS REQUISITOS LEGAIS E OUTROS OBJETIVOS E METAS PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL ETAPA 4 VERIFICAÇÕES E AÇÕES CORRETIVAS MONITORAMENTO E MEDIÇÕES AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS, REGISTROS AUDITORIAS ETAPA 3 IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO ESTRUTURA E RESPONSABILIDADES CONSCIENTIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO TREINAMENTO, CAPACITAÇÃO COMUNICAÇÕES DOCUMENTAÇÃO CONTROLE OPERACIONAL RESPOSTAS AS EMERGÊNCIAS

43 Planejamento de um projeto
(normas ISO 14001)

44 1. ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Conceito de ASPECTO AMBIENTAL: São os elementos das atividades, produtos, e serviços de uma empresa que podem interagir com o meio ambiente. Para cada atividade, produto ou serviço, determine o maior número possível de aspectos ambientais. Considerar atividades de rotina, paradas de manutenção, repartidas e risco ambiental. Fazer balanço de massa entre os fluxos de entrada e saída.(Mostra perdas e vazamentos).

45 BASE PARA IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS:
Análise das saídas e de suas fontes geradoras ENTRADAS PROCESSO INDUSTRIAL SAÍDAS Mat. Primas Produtos Produtos Auxiliares Resíduos sólidos Água Emissões atmosféricas Ar Perdas de energia Energia Efluentes líquidos Recursos Perdas diversas Fig. 3 - Macroprocesso de Produção de uma industria típica.

46 EXEMPLO DE ASPECTOS AMBIENTAIS SIGNIFICATIVOS
Descarga de efluentes líquidos Disposição de resíduos sólidos Emissão de gases Emissão de material particulado Ruído

47 IMPACTOS AMBIENTAIS Conceito de IMPACTO AMBIENTAL:
Alteração do meio ambiente resultado do aspecto ambiental. Classificação dos impactos em: positivo ou negativo; atual, passado, e potencial dos aspectos levantados (destino e conseqüência ao meio ambiente) Para cada um dos aspectos ambientais selecionados, determine o maior número possível de impactos associados.

48 Os ASPECTOS e IMPACTOS AMBIENTAIS Relação de causa e efeito
O que gera? Como gera? ASPECTOS Para onde vai? Quais são as conseqüências no meio? IMPACTOS

49 AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DOS IMPACTOS
Deve-se considerar Intensidade, Duração Partes interessadas Probabilidade de ocorrência Dificuldade de controlar o impacto Permanência do impacto Impactos sobre a comunidade, saúde Efeitos sobre a imagem da empresa Sanções legais Priorização dos impactos: Critérios quantitativos e qualitativos

50 Planilha de aspecto e impacto ambiental

51 2. REQUISITOS LEGAIS A organização deve dispor de procedimentos para identificar, acessar e compreender todos os requisitos legais e outros por ela subscritos: Licenças de operação Autorizações, permissões e licenças. Legislação vigente Códigos e princípios setoriais Outros códigos - compromissos da empresa - ex: atuação responsável.

52 3.CRITÉRIOS INTERNOS DE DESEMPENHO.
Gestão de contratos Treinamento e responsabilidade dos empregados Aquisição de novas áreas ou instalações Encerramento de atividades Conservação de recursos Gestão de resíduos Produtos perigosos Gerenciamento da água (águas servidas, pluviais, subterrâneas)

53 Definições - ISO 14001 4. OBJETIVOS E METAS
Objetivo ambiental - alvo ambiental global, fundamentado na política ambiental que a empresa estabelece para que ela própria alcance. Meta ambiental - requisito detalhado de desempenho ambiental passível de ser quantificado e praticável, aplicável à organização ou parte dela, decorrente dos objetivos ambientais. A meta deve ser proposta e alcançada para que sejam considerados cumpridos aqueles objetivos.

54 Objetivos devem ser específicos e metas mensuráveis.
Deve-se revisar regularmente - introdução de melhorias Objetivos e metas são estabelecidos para controle de aspectos ambientais e redução do impacto ambiental. Deve ser consistente com a política ambiental.

55 Levar em consideração:
Aspectos e impactos ambientais já levantados Avaliação por indicadores quantitativos Participação de todos os empregados Abranger pontos de vista das PI Prever recursos humanos, materiais tecnológicos e financeiros necessários.

56 Exemplo: Objetivo: Redução do DBO do efluente industrial descartado
Meta: Reduzir 60% o seu valor atual Indicador: Valor do DBO (mg/L) do efluente

57 Exemplo de comprometimento de objetivos e metas ambientais:
Reduzir os resíduos sólidos Reduzir / eliminar lançamentos de poluentes no sistema hídrico Projeto de produtos com mínimo impacto ambiental Controle do impacto ambiental e matérias-primas Promover a conscientização ambiental de empregados, comunidade etc.

58 Exemplo de alguns indicadores:
Quantidade de resíduos por tonelada de produtos % de rejeitos reciclados % de uso de material reciclado na embalagem Número de acidentes ambientais Concentração de poluentes em efluentes, emissões gasosas etc. (ppm) Investimento em proteção ambiental (R$) Quantidade ou eficiência no uso de energia Quantidade ou eficiência no uso de matéria-prima Investimentos em proteção ambiental (R$) Número de ações judiciais Fonte: Reis, m 1996.

59 5. PLANO DE AÇÃO (PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL)
Refletir a política ambiental São ações e medidas mitigadoras para atendimento aos objetivos e metas ambientais Integrar ao planejamento estratégico da empresa Envolver todos os setores e pessoal responsáveis Subdividido em programas setoriais (unidade operacional) para facilitar gerenciamento

60 Na elaboração do programa, deve-se considerar:
Revisões periódicas Recursos humanos, tecnológicos, financeiros e materiais Cronogramas e responsabilidades Monitoramento dos programas de gestão

61 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO SOCIAIS/AMBIENTAIS
Apresentação Justificativa Histórico Objetivos geral e específicos Metodologia empregada Avaliação do processo, de resultados, e de impacto Parcerias Equipe técnica Comunicação Cronograma e Orçamento

62 Seja claro e objetivo  informações essenciais
APRESENTAÇÃO Seja claro e objetivo  informações essenciais Seja suscinto no projeto: histórico, objetivos geral e específico, metodologias, atividades previstas, resultados esperados, valor do investimento Destaque números  resultados concretos com o projeto

63 POR QUE ? PARA QUE EXECUTAR O
JUSTIFICATIVA POR QUE ? PARA QUE EXECUTAR O PROJETO ? Problema ambiental a ser enfrentado, suas dimensões e públicos atingidos Relevância do projeto - contribuição do projeto para a definição de uma agenda ambiental; - alavancar outros projetos; - destacar as transformações ambientais/sociais previstas - área geográfica em que o projeto se insere - características da população (demográficas, socioeconômicas, ambientais, culturais,...)

64 HISTÓRICO Descreva as ações anteriores da Organização voltadas ao público beneficiário (resultados quantitativos e qualitativos)

65 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL
- Identifique as ações do projeto que deverão propiciar benefícios à população alvo OBJETIVOS ESPECÍFICOS - “Etapas” intermediárias a serem cumpridas - Vinculadas ao objetivo geral - Viáveis, hierarquizados (por ordem de importância), mensuráveis (resultados quantitativos - METAS e qualitativos - OBJETIVOS) e cronologicamente definidos (período de realização dessas atividades.

66 METODOLOGIA EMPREGADA
Maneira como as atividades serão implementadas (como o projeto será desenvolvido), incluindo procedimentos, técnicas e instrumentos empregados COMO FAZER ?

67 AVALIAÇÃO PROCESSUAL Refere-se à forma como as atividades (o projeto) são conduzidas Relaciona-se à EFICIÊNCIA dos métodos e procedimentos empregados – identificando e mensurando os aspectos ligados ao como fazer (qualidade dos materiais, aproveitamentos dos capacitandos, índice de freqüência) Uso de indicadores quantitativos e qualitativos de progresso do projeto Uso de meios de verificação das informações – onde, quando e como as informações serão coletadas e analisadas

68 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
Refere-se à EFICÁCIA das atividades (métodos e processos utilizados), denotando os resultados da atividade/ projeto EFICÁCIA – O fiel atendimento às especificações de uma determinada meta Uso de indicadores quantitativos e qualitativos dos resultados esperados Uso de meios de verificação das informações – onde, quando e como as informações serão coletadas e analisadas

69 AVALIAÇÃO DOS PROJETOS
Refere-se à alteração observada na qualidade de vida da população alvo a partir da implantação da atividade

70 PARCERIAS E ALIANÇAS Identifique as principais parceiras para execução do projeto (instituições de apoio técnico, material ou financeiro, consultorias)

71 EQUIPE TÉCNICA Equipe principal do projeto, inclui formação profissional, a função ou cargo e o número de horas semanais que cada profissional dedica ao projeto

72 COMUNICAÇÃO DO PROJETO
Refere-se à forma e meio pelo qual o projeto dará conhecimento de suas ações aos parceiros, líderes e formadores de opinião Destaque materiais a serem utilizados

73 CRONOGRAMA FÍSICO FINANCEIRO
Instrumento essencial de gestão. Relaciona as principais atividades do projeto – de acordo com os objetivos específicos, indicando os prazos de realização de cada uma

74 ORÇAMENTO DO PROJETO Indique o valor do investimento solicitado, assim como sua CONTRAPARTIDA (valores das instalações, materiais, equipamentos da organização) da organização e os recursos provenientes de outras fontes


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