A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eras da logística NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Capítulo 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eras da logística NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Capítulo 2."— Transcrição da apresentação:

1 Eras da logística NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, Capítulo 2.

2 O que é logística? Conceito ligado à operações militares. Trabalho de apoio. Dentro das organizações este setor era encarado como um centro de custos. Atuava de forma REATIVA e não PROATIVA. As indústrias surgiram no chão de fábrica.

3 O que é logística? Distanciamento espacial entre indústria e mercado consumidor. Distância entre as fábricas e fornecedores. O sistema logístico agrega valor de LUGAR. O valor de lugar depende do transporte. O conceito de transporte é deslocar MP e PA entre pontos geográficos distintos. Ex. pg. 32

4 O que é logística? A logística agrega valor de TEMPO.
O valor monetário dos produtos passou a crescer apreciavelmente, gerando custos financeiros elevados e obrigando ao cumprimento de prazos muito mais rígidos. O produto perde valor monetário com o passar do tempo. Ex. pg 33

5 O que é logística? A logística agrega valor de QUALIDADE.
Data de validade Condições da entrega do produto Restrições de qualidade Ex. pg. 34

6 O que é logística? A logística agrega valor de INFORMAÇÃO.
Rastreamento de produtos. Transferência gratuita de informação aos clientes, por códigos de barras e informações para os comerciantes.

7 O que é logística? Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

8 Elementos básicos da logística

9 Fluxos logísticos

10 O que é logística? A logística moderna procura incorporar:
Prazos previamente acertados e cumpridos integralmente, ao longo de toda cadeia de suprimento; Integração efetiva e sistêmica entre todos os setores da empresa; Integração efetiva e estreita (parcerias) com fornecedores e clientes; Racionalização dos processos e redução de custos em toda a cadeia de suprimento; Satisfação plena do cliente, mantendo nível de serviço preestabelecido e adequado.

11 Cadeia de suprimento O longo caminho que se estende desde as fontes de matéria-prima, passando pelas fábricas dos componentes, pela manufatura do produto, pelos distribuidores e chegando finalmente ao consumidor através do varejista constitui a CADEIA DE SUPRIMENTO. É mais proveitoso concentrar as atividades naquilo que a empresa consegue fazer bem, diferenciando-a positivamente dos concorrentes e adquirindo externamente componentes e serviços ligados a tudo que não estiver dentro de sua competência central (CORE COMPETENCE). SCM é a integração dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e indo até os fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor para o cliente.

12 Cadeia de suprimento típica

13 Integração Estratégica (SCM)
Evolução da logística Atuação Segmentada Integração Rígida Integração Flexível Integração Estratégica (SCM)

14 Primeira fase: Atuação segmentada
A partir da segunda guerra mundial Elemento-chave: ESTOQUE Formação de lotes econômicos de transporte Economia pelo uso de modos de transporte com o menor custo e uso de veículos com grande capacidade e frete reduzido. Os estoques eram renovados a fim de minimizar a soma do custo de inventário, do custo de transporte e do custo de elaboração do pedido.

15

16 Segunda fase: Integração rígida
Aumento da oferta de produtos fez os estoques crescerem. Crise do petróleo de 1970 encareceu o transporte. Utilização da multimodalidade de transportes. Introdução da informática (1960) Processos mais racionalizados, as empresas começaram a fazer previsão de demanda. MRP Processos rígidos e sem flexibilidade.

17

18 Terceira fase: Integração flexível
Integração flexível dentro da empresa e nas inter- relações da empresa com fornecedores e clientes. Integração 2 a 2. Desenvolvimento da informática. Uso do EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) Preocupação com fornecedores, compradores e consumidor final Busca do estoque zero.

19

20 Quarta fase: Integração estratégica - SCM
Tratamento da logística de forma estratégica, para aumento da competitividade e indução de novos negócios. POSTPONEMENT (postergação) Empresas virtuais Fábrica sem fumaça Logística reversa – pós-venda e pós-consumo SCM – Supply Chain Management – Gerenciamento da cadeia de suprimentos Quebra de fronteira entre os agentes

21

22 Atividades Logísticas Primárias e de Apoio
POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010.

23 Atividades Logísticas
“A atividade logística deve ser vista por meio de duas grandes ações que são denominadas de primárias e de apoio (POZO, 2010, p. 9)” Atividades Logísticas Primárias Transportes Manutenção de estoque Processamento de pedidos De Apoio Armazenagem Manuseio de materiais Embalagem Suprimentos Planejamento Sistema de informação

24 Atividades Primárias Contribuem com a maior parcela do custo total da logística; São essenciais para a coordenação e para o cumprimento da tarefa logística

25 Atividade primária: TRANSPORTE
Absorve de um a dois terços dos custos logísticos; Movimentação de MP, materiais, PA e serviços; Modais utilizados: rodoviário, ferroviário, hidroviário, dutoviário e aeroviário. Adiciona valor de lugar.

26 Atividade primária: MANUTENÇÃO DE ESTOQUE
Estoque é um amortecedor de oferta/demanda Agrega valor de tempo Manter níveis baixos X ter produtos disponíveis

27 Atividade primária: PROCESSAMENTO DE PEDIDOS
Tempo de entrega X recursos disponíveis Inicia a movimentação de materiais e entrega de produtos

28 Atividades de apoio Adicionais
Dão suporte ao desempenho das atividades primárias

29 Atividade de apoio: ARMAZENAGEM
Administração dos espaços necessários para manter os materiais estocados Interno – na fábrica Externo – próximo ao cliente Envolve a localização, dimensionamento de área, arranjo físico, equipamentos de movimentação, recuperação do estoque, projeto de docas, necessidades de recursos financeiros e humanos

30 Atividade de apoio: MANUSEIO DE MATERIAIS
Movimentação de materiais no local de estocagem, MP ou PA. Transferência de um estoque para o outro.

31 Atividade de apoio: SUPRIMENTOS
Avaliação e seleção de fontes de fornecimento Definição de quantidades Programação e forma de compras Reduz custos

32 Atividade de apoio: PLANEJAMENTO/PROGRAMAÇÃO
O que deve ser produzido, quanto, quando e por quem. Permite cumprir prazos

33 Atividade de apoio: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Informações de custo, procedimentos, desempenho para planejamento e controle logísticos. Informações sobre clientes, volume de vendas, padrões de entregas, níveis de estoque, disponibilidades físicas e financeiras.

34


Carregar ppt "Eras da logística NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Capítulo 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google