A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa"— Transcrição da apresentação:

1 Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Planejamento Unidade 2 Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles

2 Contrato Didático: 09/Agosto Contrato Didático: 18h
Apresentação do contrato didático. Retomada do Caderno de Metacognição. Objetivos do encontro 18h10min Dinâmica: Planejamento 18h 30min Inspirando... Imagens Bem vindo à Holanda 18h40min Rodas de conversas 18h50min Leitura Deleite: As Centopéias e seus sapatinhos 19h Leituras nos sub grupos *Unidade 2: Ano 1 – p. 06 a 16. *Unidade 2: Ano 2 – p. 06 a 15. *Unidade 2: Ano 3 – p. 06 a 14. 19h40min INTERVALO 19h50min Apresentação dos Grupos (5min. p/cada grupo)

3 Contrato Didático: 09/Agosto Contrato Didático: 20h05min
Vídeo: Aspectos do Planejamento Escolar (Nova Escola) 20h10min Análise dos Planejamentos Roda de conversas 20h15min Planejamento (Livros, jogos) 20h50min Socialização 21h15min Livro da Vida 21h25min TEMA DE CASA/ESCOLA *Caderno de Metacognição O que aprendi? O que não aprendi? E como aprendi?

4 Retomada da Caderneta de Metacognição
O que aprendi? Como aprendi? O que não aprendi?

5 Aprofundar os conhecimentos sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento.
Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados. Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento. Criar um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem das crianças. Compreender a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e planejar situações de uso de obras literárias em sala de aula. Objetivos:

6 DINÂMICA

7 Inspirando...

8 Inspirando... Bem vindo à Holanda

9 Inspirando... Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.

10

11 Leitura Deleite...

12 Leituras em Sub Grupos: Unidade 2
Ano 1 - p. 06 a p. 16. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. Ano 2 - p. 06 a p. 15. Planejamento no ciclo de alfabetização: objetivos e estratégias para o ensino relativo ao componente curricular - Língua Portuguesa. Ano 3 - p. 06 a p. 14. Planejamento do ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho pedagógico. Leituras em Sub Grupos: Unidade 2 QUESTÕES NORTEADORAS

13 Questões Norteadoras Que princípios devem ser considerados no processo de planejamento do ensino nos anos iniciais? (Ano 3) O que devemos considerar para planejar o processo de alfabetização e ensino aprendizagem da Língua Portuguesa?

14 Intervalo

15 Apresentações dos grupos:
PACTO/ALVORADA

16 Vídeo... Aspectos do Planejamento Escolar (Nova Escola)

17 ANÁLISE DOS PLANEJAMENTOS
EIXOS 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira LEITURA PRODUÇÃO TEXTUAL ORALIDADE ANÁLISE LINGUÍSTICA

18

19 SOCIALIZAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS

20 Sugestão: Mapa conceitual (Planejamento)

21 TEMA CASA/ESCOLA Rotina O que aprendi? Como aprendi?
Caderneta de Metacognição Organizar a Rotina Semanal observando os quatro eixos no qual estão organizados os Direitos de Aprendizagem em Língua Portuguesa. O que aprendi? Como aprendi? O que não aprendi?

22 Até a próxima semana!!!


Carregar ppt "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google