A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dislexia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dislexia."— Transcrição da apresentação:

1 Dislexia

2 O Que é a Dislexia? A dislexia é uma perturbação da aprendizagem da leitura apesar de uma inteligência normal e ausência de perturbações sensoriais ou neurológicas. Essa perturbação ou dificuldade na aprendizagem afeta diretamente a leitura e a escrita. Dislexia = Dis (dificuldade; separação) + lexia (lexico; palavra) = Dificuldade com as palavras.

3 A Dislexia é uma perturbação da aprendizagem que tanto pode ocorrer com as palavras como com os números. Essa perturbação da aprendizagem existe mesmo na presença de uma educação correta e apropriada (não tem a ver com professores ou métodos de ensino). Esta é uma dificuldade que precisa de ser identificada cedo para que possa ser corrigida e eliminada.

4 Sinais de Alerta Dificuldade na linguagem escrita e por vezes oral;
Dificuldades na leitura e compreensão; Problemas de atenção; Problemas de lateralidade (confundem a esquerda com a direita); “Não vê” o que tem a sua volta; Mau nas atividades que requerem destreza manual; Escrita irregular e pode escrever em espelho; Troca letras por sons idênticos; Na leitura salta palavras ou linhas.

5 Os Professores Devem colocar o aluno mais próximo para que possa ser vigiado; Eliminar possíveis focos de distracção (janelas e portas); Ensinar o aluno a organizar os cadernos de estudo; Dar mais tempo durante as provas ; Ler as provas ao aluno.

6 Quem pode ser afetado? A dislexia atingir igualmente pessoas das raças branca, negra ou amarela, ricas e pobres, famosas ou anônimas, pessoas inteligentes ou aquelas mais limitadas.

7 Causa A dislexia tem sido relacionada a fatores, mesmo que os familiares não apresentem dislexia. A dislexia, em nível cognitivo- linguístico, reflete um déficit no componente específico da linguagem implicado no processamento dos sons da fala. Uma criança que tenha um genitor disléxico apresenta um risco importante de apresentar dislexia, sendo que 23 a 65 % delas apresenta o distúrbio.

8 Pesquisadores dizem que um teste genético para a dislexia pode estar disponível dentro de um ano. Crianças de famílias que têm história de dislexia poderão ser testadas.

9 O Que se sente? Sinais indicadores de dislexia:
A dificuldade de ler, escrever e soletrar mostra-se por dificuldades diferentes em cada faixa etária e acadêmica.

10 Pré-Escola, pré-alfabetização
Aquisição tardia da fala; Pronunciação constantemente errada de algumas sílabas; Crescimento lento do vocabulário; Problemas em seguir rotinas; Dificuldade em aprender cores, números e copiar o seu próprio nome; Falta de habilidade para tarefas motoras (apetar o sapato, ...); Não conseguir narrar uma história conhecida na sequência correta; Não memorizar nomes ou símbolos; Dificuldade de pegar uma bola.

11 Início do ensino fundamental
Aprender o alfabeto; Preensão do lápis; Motricidade fina; Separar e sequenciar sons (ex: p – a – t – o ); Habilidades auditivas – rimas; Discriminar sons semelhantes: t /d; - g / j; - p / b.; Diferenciação de letras com orientação espacial: d /b ;- d / p; - n /u; - m / u Orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano); Orientação espacial (lateralidade difusa, confunde a direita e esquerda, embaixo, em cima) execução da letra cursiva.

12 Ensino Fundamental Atraso na aquisição das competências da leitura e escrita; Supressão de letras: cavalo /caalo;-. biblioteca/bioteca; - bolacha / boacha; Repetição de sílabas: pássaro / passassaro; camada / camamada; Fragmentação incorreta: o menino joga bola - omeninojo gabola Organizar e conseguir terminar as tarefas dentro do tempo; Copiar do quadro.

13 Ensino Médio Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas;
Leitura vagarosa e com muitos erros; Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas; Dificuldade em planejar e fazer redações; Dificuldade para reproduzir histórias; Dificuldade nas habilidades de memória; Dificuldade de entender conceitos abstratos; Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes.

14 Ensino Superior / Universitário
Letra cursiva; Organização; Horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem); Falta do hábito de leitura; Normalmente tem talentos especiais (engenheiros, arquitetos, artistas).

15 AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
A equipe multidisciplinar, incluindo Psicólogo, Fonoaudiólogo e Psicopedagogo Clínico inicia investigação detalhada e verifica a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso. Testes auditivos e de visão podem ser os primeiros a serem solicitados. Entre as avaliações mais solicitadas encontram-se testes: Cognitivos; Inteligência; Memória auditiva e visual; Discriminação auditiva e visual; Orientação; Fluência verbal; Testes com novas tecnologias.

16 Mitos 1. A dislexia é contagiosa? Não. Ela é usualmente hereditária.
2. Uma pessoa pode ser medianamente disléxica? Sim. Ninguém apresenta um quadro com todos os sinais de dislexia. 3. A dislexia é uma doença? Não. 4. A dislexia pode passar sem que se tome alguma providência? Não. Quanto antes ela é identificada e são tomadas as medidas de tratamento, maiores podem ser os benefícios do tratamento.


Carregar ppt "Dislexia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google