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HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | 2009.1 Evaluating spatial memory in two and three dimensions.

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1 HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | 2009.1 Evaluating spatial memory in two and three dimensions A. Cockburn*, B. McKenzie

2 HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | 2009.1 apresentação Evaluating spatial memory in two and three dimensions cognição espacial interface gráfica 2D3D interface localização de objetos localização de objetos 2x experimentos interface de melhor suporte a memória espacial m.a.

3 HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | 2009.1 ‘‘What can be done to better exploit human spatial capabilities in user interfaces?’’ introdução Evaluating spatial memory in two and three dimensions ‘‘O que pode ser feito para se explorar melhor as capacidades espaciais humanas nas interfaces de usuários?’’ Data Mountain*Task GalleryWin3D alternativas em 3 dimensões *< tempo de execução de tarefas *< taxa de erros

4 HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | 2009.1 distinguindo 2D do 3D* Evaluating spatial memory in two and three dimensions perspectiva lineargradiente de texturaconstância de tamanho *campo aberto a pesquisas

5 HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | 2009.1 distinguindo 2D do 3D Evaluating spatial memory in two and three dimensions distância do horizonteoclusão / interposiçãoprofundidade de foco

6 HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | 2009.1 distinguindo 2D do 3D Evaluating spatial memory in two and three dimensions perspectiva aérea sombras e formas de sombreamento intercepto de solo

7 HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | 2009.1 cognição espacial e o desempenho de usuários de interface Evaluating spatial memory in two and three dimensions intrinsecamente ligados pontuação em jogos de computador tem correlação com memória espacial e não com coordenação da mão com o olho Gagnon (1985) Vicente (1987), Leitheiser, Munro (1995) a habilidade espacial prediz desempenho em organização de tarefas de procura hierárquica e gerenciamento de arquivos Ehret (2002) Jones and Dumais (1986) experimento mostra que quanto maior o esforço em encontrar a função do item, maior se aprende sua localização -> pode variar combinação de semântica e organização espacial > performance

8 HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | 2009.1 comparações entre interfaces 2D e 3D Evaluating spatial memory in two and three dimensions testes efetuados na área militar, aérea, web e telecomunicações obtiveram resultados ambíguos sob pontos de perspectivas diferentes.

9 HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | 2009.1 experimento 1: repetindo o estudo de Tavanti e Lind Evaluating spatial memory in two and three dimensions o estudo de Tavanti e Lind comparou a eficácia da memória espacial de imagens 2D e 3D geradas por computador. O teste abaixo representa o teste original com algumas modificações. grande sensação de profundidadeorientação alterada para horizontal

10 HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | 2009.1 “Letras foram fáceis. Por exemplo, a segunda linha continha NUL HBI TOY PM. Todas eram mais ou menos palavras, com exceção do HBI. Bandeiras foram um pesadelo. Eu tinha que lembrar onde cada bandeira estava. Era mais fácil quando eu reconhecida a bandeira, como o Reino Unido estava ali...e a América ali, mas eu não conhecia a maioria das bandeiras'' Os participantes mencionaram dois fatores que afetaram na hora de recordar as bandeiras: em primeiro lugar, se eles conheciam o país associados com a bandeira, e segundo como visualmente distinto ela era comparado com as outras. Essas observações são consistentes com a pesquisa psicológica mostrando que o relembrar melhora quando os itens são significativos, concretos e forma uma imagem na mente (Paivio et al., 1968a, b), e quando as imagens são simples e não complexas (Attneave, 1955). experimento 1: repetindo o estudo de Tavanti e Lind Evaluating spatial memory in two and three dimensions

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12 HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | 2009.1 experimento 2: Data Mountain físico Evaluating spatial memory in two and three dimensions 2D 3D o experimento original não revelou se o ganho de desempenho na memória espacial apenas aconteceu devido a interface 3D ou a algum outro fator como por exemplo a necessidade de usar a barra de rolagem quando usando os Favoritos.

13 HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | 2009.1 experimento 2: Data Mountain físico Evaluating spatial memory in two and three dimensions

14 HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | 2009.1 discussão Evaluating spatial memory in two and three dimensions experimento 1 original experimento 2 original experimento 1experimento 2 sem diferença na recuperação entre 2D e 3D mudança da orientação possíveis motivos uso incorreto de sombras no 3D com diferença na recuperação, 3D foi mais eficaz 3D virtual3D real com diferença na recuperação, 3D foi mais eficaz com diferença na recuperação, 2D foi mais eficaz possíveis motivos a presença da profundidade real conclusão memória espacial é bastante eficaz na recuperação de informações. sem diferença significante na eficácia da memoria espacial usando interfaces 2D ou 3D geradas por computador. diferença significativa na eficácia da memória espacial usando interfaces 2D criadas fisicamente.


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