A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interface no Ambiente VIAS K

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interface no Ambiente VIAS K"— Transcrição da apresentação:

1 1º  SEMINÁRIO  NACIONAL  ABED DE  EDUCAÇÃO  A  DISTÂNCIA "Habilidades e Talentos em EAD"

2 Interface no Ambiente VIAS K
Autores: Cleide Bittencourt Hugo Saba Jaqueline Valladares Juvenal Bittencourt Simone Mendes Este é um projeto apresentado pelo grupo de pesquisa que vem aprimorando seus estudos na área de concentração de EAD. Composto pelos mestrandos do curso de mestrado interdisicplinar em computação cientifica do CEPPEV. São eles: Cleide, Hugo, Jaqueline, Juvenal e Simone

3 Indice Objetivo Descrição do Problema Estudo da Interface
Soluções Propostas Linhas Abertas e Conclusões Iremos apresentar rapidamente para vcs o objetivo do nosso trabalho, a descrição do problema que consiste num problema real, como foi esse processo de estudo e análise, as soluções que propomos com base no nosso estudo e as linhas abertas para continuação do nosso estudo.

4 Objetivo Apresentar as pesquisas na análise da interface utilizada no ambiente de Ensino à Distância (EaD) do Virtual Institute Advanced System Kownledge (VIAS K). EAD COLABORAÇÃO AVALIAÇÃO

5 Conceitos de Interface
"...a interface permite que se revele o potencial instrumental tanto de artefatos materiais quanto de artefatos comunicativos" Gui Bonsiepe “...a interface contribui para definir o modo de captura da informação oferecida aos atores da comunicação. Ela abre, fecha e orienta os domínios de significação, de utilizações possíveis de uma mídia” Pierre Lévy

6 Colaboração no Ambiente
Ferramentas que possibilitam a aprendizagem colaborativa – Chat Tipos de Chat no ambiente: Temático Turma

7 Problema 93% dos alunos inscritos num determinado curso à distância não tiveram nenhuma participação nos chats no ano de 2002.

8

9 Falhas na ferramenta Tempo de resposta Foco Expirar Difícil Acesso
Tempo de atualização dos registros

10

11 Aspectos relevantes da avaliação formativa
Recuperação e análise de informações quantitativas e qualitativas que sejam relevantes a cada formador, a partir dos registros das interações e das avaliações realizadas ao longo do curso; Construção dinâmica do profile do aprendiz, refletindo o desenvolvimento do aprendiz ao longo do curso, segundo aspectos relevantes a cada formador (como a capacidade de aplicação de um novo conhecimento, a colaboração, a autonomia, etc.). O profile de um aprendiz poderá ser constantemente validado e refinado, de acordo com as informações extraídas dos registros das interações e de avaliações realizadas previamente;

12 Aspectos relevantes da avaliação formativa (cont.)
Auxílio na detecção de possíveis problemas (como ausência de acesso ao curso, falta de interação, atraso de tarefas, falta de participação em atividades em grupo, etc.), de acordo com os interesses de cada formador.

13

14 Soluções Propostas Ambiente Colaborativo (Chat) Avaliação
Estudos de performance, praticidade e suporte as ferramentas; Cumprir papel de forma coesa e objetiva; Troca de arquivos de imagem, som, vídeo e texto transformando a ferramenta mais robusta e atrativa; Interface gráfica para conversação; Avaliação Prover soluções adaptáveis a cada curso, de acordo com os objetivos pedagógicos dos formadores

15 Soluções Propostas (cont.)
Troca de arquivos de imagem, som, vídeo e texto transformando a ferramenta mais robusta e atrativa; Interface gráfica para conversação; Utilização de ...

16 Conclusão / Linhas Abertas
Análise pedagógica da ferramenta; Desenvolvimento de uma ferramenta de Chat mais atrativa; Recursos gráficos e visuais; Recursos sonoros; Avaliação mais interativa e flexivel.


Carregar ppt "Interface no Ambiente VIAS K"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google