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A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 1 Breve.

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1 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 1 Breve História da Empresa 1925 – Registo da firma A.A. SILVA 1934 – Actividade de importação de componentes automóveis 1939 – 2ª Guerra Mundial. Fabrico das primeiras baterias AUTOSIL 1941 – Registo da marca AUTOSIL 1945 – Fim da guerra, retoma das actividades de importação 1950 – Construção da unidade de produção de baterias em Paço de Arcos (80.000m2) 1954 – Primeiros fornecimentos para OEM

2 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 2 Breve História da Empresa 1964 – A.A Silva dá origem a duas sociedades anónimas – A.A. Silva, SA e Acumuladores Autosil, SA 1973 – Início da produção de baterias em caixa de polipropileno 1979 – Início da exportação para OEM 1991 – Homologação das baterias para fornecimento exclusivo da AutoEuropa 1992 / 2001 – Internacionalização com a construção de fábrica em França e aquisição do 2º maior fabricante francês de Baterias 2002 – A empresa A.A. Silva reassume a actividade industrial e comercial da Acumuladores Autosil

3 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 3 Protecção da propriedade Industrial Marcas Diferenciação pelo Marketing e pela Imagem de Marca Desenhos e Modelos Diferenciação pela Imagem e Design Patentes Diferenciação pela Tecnologia (Produto e Processo)

4 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 4 Marcas Desde sempre que para a empresa foi importante identificar o Produto com uma Marca - Marca Autosil registada em 1941 A prática é registar marcas que diferenciem os produtos nos diversos mercados. Identificação de Gamas e até de Clientes Registo em Portugal e em paises onde a nossa presença é importante As marcas registadas estão normalmente associadas a Logotipos que não são protegidos

5 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 5 Desenhos e Modelos de Utilidade Não é corrente o registo de Desenhos e de Modelos de Utilidade A bateria na sua forma é composta de elementos mais ou menos normalizados É possivel a diferenciação através de alguns elementos mas rápidamente a concorrência pode copiar/adaptar a inovação

6 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 6 Patentes - AUTOSIL Desde o ínicio da actividade industrial foram depositados diversos pedidos de patentes para componentes e soluções melhorando determinados processos e produtos. Mais recentemente, em 1995, foi feito o pedido de patente para uma bateria com fornecimento de energia especializado para as diferentes necessidades energéticas de um automóvel Os fornecedores de matérias primas, componentes e equipamentos, com pouco tempo de atraso, aportam às empresas a inovação tanto no Produto como no Processo Imprensa especializada, Conferências do sector, são veiculos principais para a apresentação da Inovação

7 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 7 Patentes – A BATERIA O acumulador de chumbo-ácido é um produto maduro, em adiantada fase de desenvolvimento e exploração A inovação é mais conseguida no Processo de Fabrico e menos no Produto No Processo de Fabrico, os fabricantes de equipamento são pilotos e logo tratam da divulgação da inovação No Produto, a norma é patentear apenas as Inovações que podem ser detectadas As Inovações “Invisíveis” não são, normalmente, objecto de patente A Inovação no Produto é importante para a Visibilidade e Reconhecimento da Empresa

8 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 8 Patentes – experiência recente O caso Byfid Em 1994, na sequência de estudos para a aplicação de duas baterias no automóvel, foi desenvolvida a bateria “Byfid”. A ideia foi apresentada a diversos clientes fabricantes automóveis. Na sequência do desenvolvimento da ideia, foi considerada essencial a protecção da propriedade industrial da invenção. Foram emitidos pedidos de patente para Portugal, Europa, Japão e EUA. Em França foi depositado “Envelope Soleau”

9 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 9 Patentes – experiência recente - Byfid A ideia Arquitectura da bateria Uma parte assegura a função de arranque. A optimização é orientada para a potência Outra parte assegura o fornecimento de energia e são optimizadas a capacidade e a ciclagem Fiabilidade de arranque. É possivel a gestão energética no veículo. O projecto é adaptável às necessidades energéticas do veiculo.

10 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 10 Patentes – experiência recente - Byfid

11 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 11 Patentes – experiência recente - Byfid A ideia - conclusão A função de arranque torna-se mais fiável É possivel a especialização e optimização das funções de Arranque e Serviço Potencial ganho no custo da electrónica embarcada ( redução na gama da tensão de trabalho) Vantagem na simplificação da cablagem em comparação com a Dual (uma bateria para cada função), quando o equipamento e a motorização permitem o uso da Byfid.

12 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 12 Patentes – experiência recente - Byfid A produção da patente Estado da Técnica Pesquisa de patentes e outra bibliografia relacionada. Benchmarking Organizações especializadas Jornais e revistas da especialidade Internet Muito útil, rápido e de consulta fácil nos sites especializados INPI, EPO, Esp@cenet, USPTO, Delphion,... Agentes / Consultores de Propriedade Industrial É fundamental para a preparação do texto da Patente

13 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 13 Patentes – experiência recente - Byfid A produção da patente Resumo e Descrição da patente Importante descrever em pormenor a ideia que se pretende patentear. Facilita o exame da novidade Difícil caso o texto deva ser produzido em diversas línguas Apoio técnico – jurídico é essencial

14 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 14 Patentes – experiência recente - Byfid A produção da patente Desenhos e Figuras Devem ser: Claros e completos Bem identificados Boa interligação com o texto da patente

15 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 15 Patentes – experiência recente - Byfid A produção da patente Reinvidicações Devem ser exaustivas. É neste ponto que se protegem as invenções prevendo, na extensão possível, a possibilidade de alternativas à ideia descrita O trabalho conjunto do técnico de patentes e do inventor deve ser realizado em estreita colaboração para produzir um texto completo

16 A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 16 Patentes – experiência recente - Byfid O processo da Patente Protecção Nacional e Internacional Necessário apoio de bom técnico de patentes, normalmente com apoio de correspondentes nos diversos países A invenção deve ser bem descrita e a novidade bem apresentada para facilitar compreensão pelos examinadores Processo moroso A boa avaliação do estado da técnica ajuda a evitar falsas partidas e facilita processo de registo


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