A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Logística e Conceitos Básico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Logística e Conceitos Básico"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Logística e Conceitos Básico
Profa. Francielle C. Fenerich Introdução à Logística e Conceitos Básico

2 Evolução Logística Desde do polimento da pedra; Atividades militares
Termos utilizados: distribuição física, administração de materiais, logística de marketing e administração da cadeia de abastecimento. “O ramo da ciência militar que lida com a obtenção, a manutenção e o transporte de materiais, pessoal e instalações. “(1961)

3 CLM – Council of Logistics Management (Conselho de Administração Logística)
“Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.” (1962) Problemas: não é apenas movimentação e fluxo de produto no processo de produção.

4 Missão da logística Produto certo, No lugar certo, no momento certo,
Nas condições certas e Pelo custo certo

5 Exemplo cotidiano Mulher: mãe, esposa, filha, profissional requerendo prover a todos os seus “clientes” (filhos, maridos, parentes, chefe...), com o melhor nível de serviço possível e de maneira sincronizada.

6 Será que a Logística foi sempre importante?
Até 1950 Foco: marketing; Custos Logísticos: 10% a 30% dos custos totais. De 1950 a 1960 Criação de cargos específicos para controlar o fluxo de materiais e transporte. De 1960 a 1970 Absorção do conceito de Balanceamento de custos.

7 Será que a Logística foi sempre importante?
Empresas com grande inventário, transporte marítimo ou ferroviário ou estoques reduzidos com transporte aéreo e rodoviário. De 1970 a 1980 Preocupação em integrar todas as áreas em torno de um só objetivo. Armazenagem e distribuição eficiente, redução de custos, otimização de tempo e espaço;

8 Será que a Logística foi sempre importante?
Foco: cliente. De 1980 até hoje Integração com os diferentes elos da cadeia de suprimentos; Desenvolvimento dos sistemas de informação; Disseminação da Gestão da Cadeia de Suprimentos.

9 Importância Logística
Média dos custos de distribuição física em percentuais de venda. Categoria Percentual de vendas Transportes 2.88 Armazenagem 2,09 Serviços ao cliente/processamento de pedidos 0,55 Administração 0,40 Custo de manutenção de estoques 2,32 Total do custo de distribuição 8,01

10 Custo estimado de logística para cada país

11 Brasil: Dimensões geográficas Infra-estr. transportes Mercados globais/ abertura econômica

12 Encaminhamento lógico

13 Benefícios Benefícios econômicos dos fornecimentos internacionais com baixo custo em vez de fornecimentos locais com alto custo.

14 Conceitos importantes!
Logística verde Reduzir os impactos provocados pela logística no meio ambiente Tecnologia da informação Intercambio de informações. Logística Reversa Reciclagem; Reutilização; Retornos.

15 Conceitos importantes!
Gestão da Cadeia de Suprimentos Gerenciamento da cadeia de suprimentos é a gestão das relações a montante e à jusante com fornecedores e clientes, para entregar mais valor ao cliente, a um custo menor para a cadeia de suprimentos como um todo. “Os clientes não compram produtos, compram benefícios”

16 Conceitos importantes!
Para Bender (1997): “maximizar o sucesso da cadeia de suprimentos, é necessário que as empresas desenvolvam uma organização logística global, que utilize sistemas de gerenciamento que assegurem a efetiva operação de todas as atividades logísticas”.

17 A logística adiciona valor para o cliente
O negócio gera 4 tipos de valor em produtos ou serviços: Forma Tempo Lugar Posse Produção Criados pela logística, através de transporte, fluxos de informações e estoques. Marketing

18 Processos Logísticos O foco da gestão empresarial está voltado para os processos. O processo é composto por um conjunto de subprocessos, atividades e tarefas que se inter-relacionam. No esforço de agregar valor e gerar bens e serviço.

19 Cadeia de Suprimentos e os Processos Associados
Fluxo de Materiais/ Produtos Logística de Distribuição (outbound) Logística de Planta Logística de Abastecimento(inbound) Clientes Fornecedores Fluxo de Informações CADEIA DE SUPRIMENTOS

20 Cadeia de Suprimentos e os Processos Associados
Logística de Abastecimento “o termo obtenção é utilizado para referir-se aos aspectos de compras que tem algum impacto nas atividade de Movimentação e Armazenagem” (Ballou, 1993). Atividades: colocar materiais disponíveis à produção ou distribuição, armazenagem, movimentação, estocagem, transporte e fluxos de informaçoes.

21 Cadeia de Suprimentos e os Processos Associados
Armazenagem: Recebimento Inspeção Movimentação interna Estocagem Transporte: Deslocamento externo dos insumos obtidos até a empresa.

22 Cadeia de Suprimentos e os Processos Associados
Logística de Planta, interna ou operativa Atividades: suporte logístico à produção, envolvendo todo o fluxo de materiais e componentes na manufatura dos produtos em processo, até a entrega dos produtos acabados para a Logística de Distribuição.

23 Cadeia de Suprimentos e os Processos Associados
Logística de Distribuição 1ª. Fase: solicitação de venda; 2ª. Fase: armazenagem; 3ª. Fase: transporte; Recebe o pedido, envia para o sistema, verifica estoque disponível e o crédito do cliente. Se não estiver disponível, o sistema faz a prog. da produção. Emissão de etiquetas de identificação e código de barras, separação, conferência, embalagem, emissão, faturamento, consolidação da carga e expedição. Carregamento dos produtos, trânsito até o CD, desconsolidação da carga, transferência cross-docking, transporte e entrega do pedido ao cliente.

24 Fluxo básico dos subprocessos e atividades que integral o processo da logística de distribuição

25 Os processos logísticos na Empresa
Movimentar Planejar Abastecimento Armazenar Receber Transportar Entregar

26 Objetivo da Logística: Valor para a Empresa
Minimização dos custos Racionalização de operações; aproveitamento de tecnologias; compartilhamento de recursos; terceirização de atividades de suporte Eficiência no capital de giro Reduções no tempo de ciclo Eficiência do custo fixo Utilização das capacidades; terceirização Minimização de impostos Decisão de localização; tributação sobre comércio externo Melhoria da rentabilidade Inovação de valor: novos produtos, parcerias

27 Nível de serviço ao cliente
Decisões de localização das instalações Decisões de estoque Decisões de transporte

28 Conceito de Gestão da Cadeia de Suprimentos (CLM, 2005)
“Logística é a parte da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla, de forma eficiente e eficaz, a expedição, o fluxo reverso e a armazenagem de bens e serviços, assim como o fluxo de informações relacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, com o propósito de atender as necessidades do cliente.”

29 Conceito de Logística (Christopher, 1997)
“A logística é o processo de gerenciar, estrategicamente, a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações) por meio da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.”

30 Exercícios Um refrigerante em embalagem de 2 litros pode ser encontrado no supermercado a R$2,50. O mesmo refrigerante é vendido em estádios de futebol, em dia de jogo também a R$2,50, mas em embalagens de 350 ml. Explique, do ponto de vista da logística, porque essa diferença no preço em quase seis vezes é possível. Discuta com seus colegas quanto vocês pagariam em uma televisão. Em que situações vocês pagariam mais caro?


Carregar ppt "Introdução à Logística e Conceitos Básico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google