Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSarah Alvares Alterado mais de 9 anos atrás
1
UM MODELO DE INTERVENÇÃO NO APOIO ÀS IPSS 15 de Novembro de 2013
2
A ENTRAJUDA é uma associação sem fins lucrativos, constituída em Abril de 2004 inspirada no conhecimento adquirido no Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa, que visa apoiar Instituições ao nível da gestão e organização, ajudando-as a garantir a sua sustentabilidade. Instituições mais eficientes Optimizam recursos escassos Lutam melhor contra a pobreza Contribuem para um futuro mais sustentável O que é
3
Apoiar Instituições de Solidariedade Social ao nível da organização e gestão, aumentando a eficiência dos processos e a eficácia dos resultados; Facilitar o envolvimento de pessoas e empresas, mobilizando Voluntários, Parceiros e Benfeitores que pretendam associar- se, a título voluntário, com a sua boa vontade, o seu trabalho, o seu know how e os seus talentos. Estabelecer uma ponte entre quem quer dar e quem precisa de receber, permitindo a criação de uma verdadeira Cadeia de Solidariedade em que cada um é um elo decisivo; Objectivos
4
…entre quem quer DAR e quem precisa e quer RECEBER A ENTRAJUDA cria PONTES… 3
5
A criação de uma Escada de Solidariedade A Estratégia 1. Conhecer as instituições, recensear e identificar os seus problemas e carências 2.Desenhar soluções através da criação e formatação de produtos e serviço 3. Identificar e envolver os parceiros necessários ao desenvolvimento das soluções preconizadas 4. Desenvolver um corpo de voluntários com competências em áreas distintas 5. Coordenar e acompanhar a implementação das soluções 6. Avaliar a implementação das soluções, analisar os impactos e medir os níveis de satisfação
6
Áreas de Intervenção Apoio à Gestão & Organização Instituições
7
Áreas de Intervenção Apoio à Gestão & Organização Instituições
8
Apoio à Gestão & Organização DESCRIÇÃO: Área central da ENTRAJUDA, elabora projectos de intervenção em gestão e organização nas Instituições, para fomentar a eficiência e eficácia, numa lógica de transferência de conhecimentos: – Planeamento estratégico e financeiro – Recursos humanos – Comunicação e imagem – Apoio jurídico – Qualidade – Tecnologias de informação, etc. 7
9
Apoio à Gestão e Organização
10
Áreas de Intervenção Apoio à Gestão & Organização Instituições
11
Bolsa do Voluntariado e Volunteerbook DESCRIÇÃO: Área concebida para permitir o encontro on-line entre a procura e oferta de trabalho voluntário. Transversal a toda a sociedade, pretende fomentar o exercício da Cidadania e da Responsabilidade Social. Inclui as seguintes funcionalidades: – Identificação de preferências de voluntariado por área de actuação, competência/interesse ou destinatário; – Bolsa de Produtos (procura e oferta de produtos não alimentares com utilidade social); etc. – Criação de Mini-sites – Divulgação das acções promovidas pelas Instituições – Partilha de recursos www.bolsadovoluntariado.pt 10
12
Bolsa do Voluntariado www.bolsadovoluntariado.pt
13
Volunteerbook
14
A primeira “App” a estar disponível gratuitamente na Loja Windows 8 Bolsa do Voluntariado
15
14 Programa de educação para o voluntariado implementado nas escolas em 4 sessões sendo que uma é a realização de um projecto acordado com uma instituição local.
16
Áreas de Intervenção Apoio à Gestão & Organização Instituições
17
Banco de Equipamentos 16 DESCRIÇÃO: Promove a recuperação de equipamentos eléctricos e electrónicos doados por empresas ou particulares, que ainda se encontrem aptos a ser utilizados. Tem um triplo objectivo: – de carácter ambiental, promovendo a reutilização dos equipamentos ou encaminhando-os para a reciclagem; – de carácter tecnológico e de capacitação, ao permitir às Instituições obter o equipamento necessário ao desempenho da sua actividade; e – de inclusão social, ao disponibilizar equipamentos a pessoas carenciadas, potenciando a sua integração profissional.
18
Banco de Equipamentos 17
19
Áreas de Intervenção Apoio à Gestão & Organização Instituições
20
Banco de Bens Doados 19 DESCRIÇÃO: O BBD entrega, de forma profissionalizada e criteriosa, bens não alimentares com utilidade social a Instituições de Solidariedade. Estes produtos podem ser utilizados na própria instituição ou encaminhados para as famílias beneficiárias. O impacto desta actuação é a dois níveis: – social, ao potenciar o trabalho das Instituições, distribuindo- lhes bens e produtos passíveis de reutilização; – ambiental, ao contribuir para o aproveitamento de bens que deixaram de ter valor para os doadoras e que, de outra forma, seriam desperdiçados.
21
Banco de Bens Doados 20
22
Áreas de Intervenção Apoio à Gestão & Organização Instituições
23
Saúde Solidária 22 DESCRIÇÃO: Esta área propõe a criação de uma cadeia de médicos que, a título voluntário, se disponibilizam para acompanhar, de forma continuada e durante um período de tempo estabelecido, pacientes carenciados propostos pelas instituições apoiadas. O objectivo é lutar contra a exclusão social decorrente de deficiências diversas, sobretudo nos grupos mais vulneráveis (crianças e idosos), mobilizando médicos e técnicos por especialidade que estão dispostos a colaborar voluntariamente.
24
Saúde Solidária 23 Acções de sensibilização Acções de rastreio
25
Áreas de Intervenção Apoio à Gestão & Organização Instituições
26
Projectos Solidários 25 DESCRIÇÃO: Propõe às empresas que pretendam desenvolver uma estratégia de sustentabilidade empresarial, envolvendo a intervenção na comunidade e a solidariedade social, projectos pontuais ou continuados em instituições apoiadas. Exemplo destes projectos é a participação de colaboradores em iniciativas de voluntariado-empresa: obras de beneficiação de instalações, campanhas de angariação de equipamento e outras que contribuam para a qualidade de vida de pessoas carenciadas.
27
Projectos Solidários 26
28
Projectos Solidários
30
Áreas de Intervenção Apoio à Gestão & Organização Instituições
31
Formação DESCRIÇÃO: O objectivo é transmitir conhecimentos e ferramentas que permitam a melhoria da gestão e organização. Destina-se sobretudo a dirigentes e técnicos, ou seja, às pessoas incumbidas da gestão das Instituições e da relação com as pessoas carenciadas. Está orientada para disciplinas de grande utilidade prática para o dia-a-dia das instituições, sendo os programas ajustados às necessidades identificadas. Os conteúdos são ministrados por formadores voluntários verificando-se elevado interesse por parte dos participantes em adquirir conhecimentos em áreas estratégicas. 30
32
Formação 31
33
Actuação de âmbito nacional Numa lógica estruturante e de capacitação, a actividade da ENTRAJUDA em 2012, em cooperação com os Bancos Alimentares, foi a seguinte: 3.365 3.365 Instituições inscritas (que apoiavam 699.856 pessoas carenciadas com diversas respostas sociais) 1.270 1.270 Instituições apoiadas 354.000 354.000 pessoas com carências comprovadas e baixos rendimentos 207 207 Concelhos abrangidos
34
CAIS – Comunidades Activas para a Inovação Social Quando o talento se associa com a boa vontade e com a vontade de participar, a inovação social acontece e produz-se valor. Para quem acredita que pode fazer a diferença Para quem acredita que pode fazer a diferença
35
www.entrajuda.pt OBRIGADO Helena André
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.