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2 Fundamentos de Organização de Computadores Entrada e Saída Parte 2

3 Tipos de Comunicação

4 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 Porta Paralela  Internamente, os componentes do computador se comunicam de forma paralela.  A interface paralela é aquela na qual há 8 fios ou mais por meio dos quais os bits, que representam dados, podem fluir simultaneamente, como no barramento.  Nos casos de transmissões que envolvem distâncias maiores, a transmissão em paralelo mostra-se inadequada, em razão da quantidade de suportes de transmissão (fios) ser muito caro e outros problemas como interferências eletro-magnéticas.

5 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 Porta Paralela bit 1 bit 2 bit 3 bit 4 bit 5 bit 6 bit 7 bit 8 Origem Destino

6 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 Porta Paralela  O tipo de conector mais conhecido para comunicações em paralelo é o DB25.

7 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 Porta Serial  Os bits que compõem cada caracter são transmitidos um de cada vez.  Esse tipo de transmissão exige algum método de recuperação sincronizado para que o receptor saiba o momento adequado de amostrar o sinal. b8 b7 b6 b5 b4 b3 b2 b1 tempo Origem Destino

8 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 Porta Serial  Antigamente, o padrão mais comum para comunicação serial era o RS232.  Uma porta serial pode ter de 9 a 25 pinos.  Exemplos de usos:  mouse  modem.

9 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 Comparação Serial x Parelelo CaracterísticaParaleloSerial Customaiormenor Distânciacurtasem limite Throughput (taxa de transferência) Alto Baixo (antigos) Alto (novos) Agora você entende o motivo pelo qual as novos impressoras não vem mais com cabo paralelo? A moda agora é fazermos as comunicações externas de forma serial. ISSO MESMO! Através da tecnologia USB.

10 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 USB é a sigla de Universal Serial Bus. Trata-se de uma tecnologia que tornou mais simples e fácil a conexão de diversos tipos de aparelhos. USB

11 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 1.Quando a instalação era interna, o usuário precisava abrir o computador e quase sempre tinha que configurar Jumpers e / ou IRQs. 2.Com o padrão PnP (Plug and Play), essa tarefa tornou-se mais fácil e diminuiu toda a complicação existente na configuração de dispositivos. 3.Criada em 1995 uma aliança promovida por várias empresas, como NEC, Intel e Microsoft. 4.Um fato interessante é a possibilidade de conectar alguns periféricos USB a outros (por exemplo, uma impressora a um scanner). USB

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13 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 O sistema USB é composto pelo Controlador Host USB, por dispositivos USB e por interconexões. Topologia de um sistema USB O host é responsável por: Detectar a inserção e a remoção de um dispositivo; Gerenciar o fluxo de dados e de controle; Monitorar o estado das transferências; Controlar a interface elétrica entre ele e os dispositivos. Um dispositivo USB pode ser de dois tipos: Função ou Hub. USB: Funcionamento

14 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 1.O dispositivo conectado pode ser alimentado pelo cabo de dados, ou seja, não é necessário ter um outro cabo para ligar o aparelho à tomada. Mas, isso só é possível com equipamentos que consomem pouca energia; 2.Cabos USB devem ter até 5 metros de comprimento; 3.Expansão no número de portas; ele pode endereçar até 127 dispositivos; USB: Curiosidades

15 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 USB: Exemplo de Conexões

16 Teclado

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18 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 Teclado  As teclas de digitação incluem as letras do alfabeto, geralmente dispostas seguindo o mesmo padrão usado para as antigas máquinas de escrever.  Diz a lenda que nesta disposição conhecida como QWERTY, por causa das sua primeiras seis letras, as teclas da primeira fileira foram estabelecidas como padrão porque evitava o travamento do mecanismo das antigas e rudimentares máquinas de escrever.

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20 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 Teclado: Funcionamento  Funcionamento:  Ao pressionar uma tecla, o controlador de teclado (chip dentro do teclado) observa que uma tecla foi pressionada e coloca um código (código de varredura) em uma parte da sua memória (buffer de teclado) indicando qual tecla foi pressionada.  O controlador do teclado envia uma solicitação de interrupção à CPU quando ele recebe um toque de tecla completo.

21 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011  Quando os componentes de processamento recebem uma solicitação de interrupção, o programa que está controlando o computador no momento avalia a solicitação, para determinar a resposta apropriada.  No caso de uma tecla pressionada, o programa lê a localização de memória no buffer de teclado que contém o código de varredura da tecla pressionada e coloca a letra correspondente na memória principal do computador. Teclado: Funcionamento

22 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011  O buffer do teclado pode armazenar vários toques de tecla de uma só vez.  Isso é necessário porque existe um lapso de tempo entre o momento em que a tecla foi pressionada e a leitura da tecla pelo computador a partir do buffer do teclado. Teclado: Funcionamento

23 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 Teclas de Função Usadas para facilitar a introdução de comandos, não necessitando de repetir uma sequência de teclas. Por exemplo, a tecla de Ajuda, F1. Observações sobre algumas teclas

24 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 Escape Em muitas aplicações serve para sair do programa. Anular. Observações sobre algumas teclas

25 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 Ctrl (controle) Usa-se em conjunto com outras teclas. Quando usada deve manter-se premida até se pressionar a tecla complementar. Há 2 teclas (destros e canhotos). Observações sobre algumas teclas

26 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 Alt Gr (3º símbolo) Dá acesso a alguns símbolos e sinais indicados nas teclas e por vezes voltadas para o utilizador. Mais simplesmente, permite inserir o 3º símbolo das teclas. Alt Gr Observações sobre algumas teclas

27 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100 01101111 01110010 01100101 01110011 PrtScr (Print Screen) Usa-se para a impressão em papel, de qualquer imagem da tela. Em combinação com a tecla Alt, faz uma cópia da caixa de diálogo que estiver ativa. Observações sobre algumas teclas


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