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TELECOMUNICAÇÕES Novos Modelos de Empresas

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Apresentação em tema: "TELECOMUNICAÇÕES Novos Modelos de Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 TELECOMUNICAÇÕES Novos Modelos de Empresas
André Yoshida Cristianne Santos Diego Oliveira Juliana Menezes Luciane Vioto Mariana Cunha

2 Ambiente Externo Convergência tecnológica da digitalização das redes e migração para protocolos de pacotes – sobretudo IP; Como saber quem se firmará primeiro: as teles oferecendo conteúdo multimídia, ou se as operadoras de TV prestando serviços próprios de telecomunicações? Transmissão programas de TV via celular: de acordo com a consultoria Accenture, ao final de haverá cerca de 25 milhões de usuários desse serviço, em todo o mundo, gerando receita de US$ 10 bilhões.

3 Ambiente Externo TIM: Atuando em quase cidades do Brasil, a rede TIM GSM/GPRS está presente em mais de cidades, a EDGE em cidades e a 3G nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outras cidades. Vivo: Segundo estimativa da Anatel 92% do território brasileiro é atendido pela Vivo. Até o momento, a operadora cobre cidades do país, incluindo capitais. Claro: Atualmente opera nos estados da BA, SE, SC, PR, MG, AM, PA, MA e AP . Em agosto de 2009 ocupava a liderança de mercado no Distrito Federal, além dos estados de Goiás, Tocantins e Rondônia.

4 Impacto X Grau de Incerteza
menor Impacto maior Impacto X Grau de Incerteza H F C A E CLIENTELA AMBIENTE SOCIAL AMBIENTE TECNOLÓGICO AMBIENTE JURÍDICO CONCORRÊNCIA AMBIENTE ECONÔMICO AMBIENTE POLÍTICO AMBIENTE FÍSICO D B G menor Grau de Incerteza maior

5 Ambiente Interno Telefonia fixa nas Regiões I e II inclui serviços locais e de longa distância, serviços de uso de redes (interconexão) e de telefones públicos, conforme as concessões e autorizações outorgadas pela ANATEL. 24,4 milhões de assinantes móveis na Região I (~31% do total de assinantes da região); 06 milhões de assinantes e uma parcela de mercado estimada em 14,4% do total de assinantes região II 5,3% do total de assinantes na Região III

6 Ambiente Interno

7 Análise SWOT Strengths Opportunities Weaknesses Threats
INTERNAL FACTORS EXTERNAL FACTORS Strengths •Marca bem organizada •Portfólio de serviços diversificado •Negócio e relacionamento com canais de varejo, conhecimento da marca pelos varejistas •Ofertas especiais de produtos e serviços de nicho Opportunities •Crescimento da base de clientes •Estabilização da cobertura comercial •Novos conceitos de negócio: modelos diferentes e atrativos para operadoras. Value Added Services •Baixa fidelidade a marcas: criar estratégia de fidelização •Explorar nichos de mercado, incluindo mid e high Weaknesses •Alto “Time to Market ” (tempo de introdução de produtos) •Cobertura limitada •Problemas de entrega •Pouca atuação na Região III Threats •Início da integração das operações de outras operadoras •Perda de mercado nas regiões I – II •Reação dos competidores frente aos canais de varejo •Mercado de usados / estoques

8 Principais Fatores-Chave do Setor
Disponibilidade de serviço: capacidade de transmissão de sinal. Preço: as tarifas mais baixas do mercado e ofertas permanentes e sazonais. Desempenho geral: tecnologia percebida, qualidade da ligação, velocidade de comunicação. Atendimento ao consumidor: comodidade/facilidade para comunicação com a empresa. Tamanho da rede de clientes na mesma operadora: comunicação nas mesmas tarifas e ofertas. Incentivos: para a fidelização e manutenção/ permanencia do cliente. Qualidade dos serviços: ranking de reclamações de serviços e produtos pelos clientes Portfólio: produtos e serviços ofertados aos clientes.

9 Matriz de Importância/Competências
5 Aliança estratégica Fazer 4 Desenvolver 3 2 1 Terceirizar Competências C F B H D A G E Legenda: A – Disponibilidade de Serviço (cobertura) B – Preço C – Incentivo a compra D – Atendimento Consumidor/prestação de serviço E – Tamanho rede de clientes (Região III) F – Portfólio (produtos e serviços) G – Fidelização H – Atuação em novos mercados

10 MODELO TGP

11 Modelo TGP - Tecnologia
Novas funções O aparelho terá funções como meio de pagamento; meio de identificação e de acesso e também suporte para ações de marketing e vendas cruzadas. Portanto, a empresa deverá acompanhar e até lançar certas tendências. Novas tecnologias de mercado A Oi deve adaptar-se a LTE (Long Term Evolution) , a qual é uma nova tecnologia que mostra grande potencial para redes 4G devido a sua velocidade de acesso, e pode deixar o WiMax para trás. O grande interesse do mercado nessa tecnologia está na mudança do foco, de apenas transmissão de voz para a transmissão de grandes volumes de dados.

12 Modelo TGP - Gestão Reestruturação do foco no cliente
Gastar maior parte de seus esforços de marketing na manutenção dos seus clientes, ao invés de somente se preocupar em atrair nova clientela. Criar uma relação mais próxima e de fidelidade ao invés de custear uma promoção de vendas para atrair clientes, em que os lucros são mínimos. Foco na convergência Consolidar a diferenciação que possui no mercado, por meio da oferta de pacotes integrados de telefonia fixa, móvel, banda larga e TV por assinatura. Desenvolvimento de mercado Conquistar clientes da concorrência, introduzindo produtos existentes em mercados externos ou introduzindo novas marcas no mercado.

13 Modelo TGP - Gestão Valores voltados para sustentabilidade
Demonstrar os aspectos da empresa que beneficiam o negócio, o setor e a sociedade como um todo. Investimento em estrutura Aumentar a disponibilidade, o desempenho e o tamanho de rede como forma de incentivo a compra. Atuação como um agente consolidador Avaliar oportunidades de consolidação no Brasil com vistas a aumentar a participação de mercado, ampliar portfólio de produtos ou melhorar eficiência através de sinergias potenciais. Inclusão de política cultural Investir em diversos projetos da cadeia produtiva do setor.

14 Modelo TGP - Pessoas Equipe interna voltada para a inovação
Criar uma estrutura interna aberta a novas idéias e à inovação. Criação de um clima de apreciação Incentivar que os funcionários façam inputs na área em que eles detenham mais conhecimento, isso aumenta a auto-estima e instala um senso de processo participativo e de apreciação pelo significado de seus esforços. Modificação do Status-quo Desafiar os funcionários a expandirem seus limites criando um ambiente onde todos queiram melhorar tudo, inclusive eles mesmos. Aperfeiçoamento do processo seletivo Cuidado inicial ao selecionar pessoas que compartilhem com os valores e a cultura corporativa.

15 Resultados Esperados Ser uma empresa voltada à inovação
Criar uma estrutura interna aberta à inovação e idéias que gerem valor para a empresa, com foco na identificação dos benefícios para o negócio e não apenas no levantamento de features. Criar valores em linha com os novos modelos empresariais Investir em sustentabilidade e demonstrar como seu negócio pode colaborar com as pessoas e com o mundo hoje e no futuro. Implementar a inversão da cadeia de valor Praticar a cadeia de valor moderna onde a prioridade do cliente é o principal foco. Adaptar-se rapidamente a novas tecnologias Habilidades de entrar em novas tecnologias que ainda estão fora do seu domínio.

16 A OI EM OUTROS SETOR DA ECONOMIA
A OI EM OUTRO SETOR DA ECONOMIA

17 AUTOPEÇAS PRESTADORA OPERADORA
Resumo Cadeia CONTRAN 245 AUTOPEÇAS Smartphone applet Módulo rastreador/ bloqueador com GPS e GSM integrados PRESTADORA Empresa prestadora de serviços de rastreamento Range: Unlimited Connected Vehicle Telematics (in-vehicle “add-a-phone”) OPERADORA CONTRAN 245 GPS + GSM INTEGRADOS Operadora de telefonia celular – infra-estrutura e rede

18 Possibilidades Smart Phone
Home Page Favorites HVAC Settings Vehicle Alerts Vehicle Status Interior Status Fob Functions Panic Alarm 911 Call Eco-scores Vehicle Finder Vehicle Diagnostics


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