A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regional Clusters and Firm Strategy

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regional Clusters and Firm Strategy"— Transcrição da apresentação:

1 Regional Clusters and Firm Strategy
Michael J. Enright Harvard Business School May 1994 Cristina Blanco Padovan Outubro 2004.

2 Introdução Objetivo: Explorar as implicações dos clusters regionais para as firmas estratégicas. Três pontos são colocados como principais nesta implicação: recursos e capacitações vitais; atividades repartidas através das firmas; competição e cooperação dentro do cluster.

3 Introdução O autor dividiu o trabalho em: Introdução;
Descrição do fenômeno de clusters regionais; Link´s entre clusters regionais e visão de recursos e atividades base; Estrutura das firmas e das indústrias em clusters regionais; Implicação da existência de clusters regionais para estratégias específicas e escolhas regionais.

4 Clusters Regionais e Racionalidades Econômicas
Cluster Regional: Recursos naturais, economia de escala em produção e fornecimento, desenvolvimento de mercados em laboratórios especializados, desenvolvimento local de fornecedores de equipamentos, infra-estrutura compartilhada e outras externalidades.

5 Clusters Regionais e Racionalidades Econômicas
O autor coloca que embora já se tenha estudado muito sobre clusters regionais não se identificou porque ficam em localidades específicas. A questão da localidade para o autor é apenas uma das vantagens dos clusters regionais.

6 Clusters Regionais e a inovação
O crescimento e a persistência dos clusters regionais são o resultado de desenvolvimento de: pressões; incentivos; capacidade de inovar provido pelo próprio local.

7 Clusters Regionais e a inovação
A interação e a rapidez em que flui a informação permite aos clusters regionais uma boa performance de inovação. Os clusters regionais atraem compradores sofisticados de outras regiões, que também podem ajudar a inovar.

8 Recursos , atividades e clusters regionais
Clusters regionais e a visão de recursos base da firma. Os recursos de uma firma proporcionam vantagem competitiva se permitem criar valor, são raros, não podem ser imitados e nem substituídos.(Barney, 91).

9 Recursos , atividades e clusters regionais
Grant(91) diz que as firmas estratégicas analisam seus recursos básicos , analisando seus recursos e capacidades, o potencial de aprendizado, selecionando as estratégias e ampliando seus recursos e capacidades.

10 Recursos , atividades e clusters regionais
No cluster regional as pessoas trocam informações e conhecimento o tempo todo por estarem vivendo próximo ao local do cluster, então o relacionamento social e familiar também permite a difusão do conhecimento e da informação. Por este motivo são difíceis de serem imitadas pois a complexidade aqui é social. Oportunismo também é difícil de ocorrer.

11 Recursos , atividades e clusters regionais
Clusters regionais e a visão de atividades base da firma. Os recursos base focam o que a empresa tem e as atividades base o que a empresa faz. As empresas adquirem atividades competitivas quando: superior execução individual das atividades;

12 Recursos , atividades e clusters regionais
superior coordenação das atividades com baixo custo; criando valor para o comprador. As vantagens competitivas incluem: escala; aprendizado acumulado; capacidade de utilização;

13 Recursos , atividades e clusters regionais
Tempo de investimento; nível de integração vertical; localização da atividade; fatores institucionais que governam a atividade; links entre as atividades; habilidade de dividir as atividades entre as unidades de negócio;

14 Recursos , atividades e clusters regionais
As empresas devem definir como configurar e coordenar suas atividades. Para os clusters regionais é mais fácil treinar os trabalhadores, unir as compras e promover específicos esforços regionais.

15 A estrutura das firmas e indústrias em clusters regionais.
O escopo da firma. A concentração geográfica permite uma estrutura verticalmente desintegrada , fazendo com que o clusters regional tenha: ótima performance em escala; redução de custo de negociação e monitoramento da transação; Interdependência das firmas; suprimento adicional de mecanismos.

16 A estrutura das firmas e indústrias em clusters regionais.
As firmas em clusters regionais tem um escopo menor do que as estratégicas e podem se diversificar usando os recursos específicos da região e dividindo as atividades localizadas.

17 A estrutura das firmas e indústrias em clusters regionais.
Coordenação Interfirmas. Estruturas desintegradas precisam mais requisitos de coordenação interfirmas . Os clusters regionais desenvolvem esta coordenação.

18 A estrutura das firmas e indústrias em clusters regionais.
Estratégias de Interdependência. Todas as firmas contribuem para os recursos bases do cluster mesmo que apenas contratando pessoas, o que mantém e torna atualizado o conhecimento. As firmas de clusters regionais estão mais aptas a dividir as atividades.

19 A estrutura das firmas e indústrias em clusters regionais.
As estratégias de interdependência estão ligadas as complexidades dos relacionamentos que são melhores nas firmas de clusters regionais.

20 Clusters regionais e firmas estratégicas
Competidores e auto análise. A análise dos pontos fortes e fracos das empresas e seus concorrentes é muito importante para o processo da formulação das estratégias.(Grant,91)

21 Clusters regionais e firmas estratégicas
Para Clusters é importante avaliar os recursos específicos da região assim como as atividades que podem se que podem ser divididas com outras firmas e a situação da concorrência. Este tipo de análise deve incluir vantagens e desvantagens podendo-se explorar as atividades a serem compartilhadas e os recursos disponíveis, diferente da concorrência.

22 Clusters regionais e firmas estratégicas
Cluster regional, escopo de firma e estrutura organizacional. Os clusters regionais tem mais liberdade em escolher o escopo competitivo e a forma organizacional. Os clusters regionais tem escopo pequeno que permite fácil expansão e diversificação.

23 Clusters regionais e firmas estratégicas
Decisão de localização. Existem 4 razões para uma empresa decidir se instalar nem cluster regional, são elas: se desenvolver em um cluster como parte de uma indústria e analisar os concorrentes; poder focar em uma operação de um portifólio corporativo e esta operação ser a mais favorável para o negócio;

24 Clusters regionais e firmas estratégicas
Suprir produtos e atividades específicas para as unidades de negócio já existentes; Transferir técnicas/conhecimento do cluster para o resto da firma.

25 Clusters regionais e firmas estratégicas
Cluster regional e investimentos em atividades de inovação. Os spillover´s de inovação de firma para firma são maiores nos clusters regionais devido a velocidade em que flui a informação e a proximidade dos fornecedores.

26 Clusters regionais e firmas estratégicas
Expansão de cluster regional. A habilidade para expandir vai depender da natureza da firma e do cluster. Firmas principais (core) tem o poder de atrair fornecedores e firmas suporte. Outras firmas podem expandir somente para suprir as firmas core.

27 Clusters regionais e firmas estratégicas
Competindo e cooperando. As firmas dos clusters regionais decidem: com quem e como quem cooperar; no que vão competir, destinguindo fornecedores, consumidores e concorrentes. As firmas podem incentivar os fornecedores a concorrer em mercados como a se unir a concorrência para formar uma firma mais competitiva.

28 Clusters regionais e firmas estratégicas
Consolidando um cluster. As firmas movem-se para consolidar um cluster por três razões: Adquirir escala ou escopo econômico; Vencer falhas de coordenação; Combinar investimentos específicos.

29 Conclusão Clusters provêem: ótimo escopo para a firma;
ótimo nível de cooperação e competição; vantagens externas de outras firmas; otimização de recursos e combinação de atividades; melhoria em: logística; comunicação; sistema de informação.


Carregar ppt "Regional Clusters and Firm Strategy"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google