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A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
Anna Flávia de Senna Franco Superintendente de Planejamento da Gestão
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Conceitos Preliminares
Planejamento Estratégico Missão e Futuro Desafios Resultados VISÃO Onde chegar? Organização Instrumentos Insumos Estratégias GESTÃO Como Chegar?
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Contexto Institucional
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Competência da ANEEL Lei de criação: Lei n° 9.427/1996
Autarquia em regime especial, vinculada ao Ministério de Minas e Energia Regulamentação Estabelecer regramentos para o setor (Sob previsão legal) Fiscalização Orientar e prevenir – aplicar penalidades quando pertinente Mediação Solução de conflitos Concessão Leilões de Energia, Autorizações, etc. (Delegação do Poder Concedente)
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Agenda e Planejamento Estratégico
Missão da ANEEL “Proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade”
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Estrutura Organizacional – Cultura Institucional
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Desafios Desafio 1: Implantar a Gestão por Processos - Projeto
Desafio 2: Manter a Gestão por Processos - Atividade contínua
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Desafio 1: Implementar a Gestão por Processos
OBJETIVO: Ter os processos organizacionais mapeados, avaliados, melhorados e monitorados com foco no alcance dos resultados e cumprimento de seus desafios institucionais.
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Por que implementar a Gestão por Processos?
Maior Eficiência Registro do conhecimento institucional Integração dos processos Otimização de recursos Melhoria e inovação contínuas Identificação de competências Aprimoramento do modelo organizacional
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(6 unidades multissetoriais)
Estrutura de Organização Comitê de Gestão - Portaria nº 219/2006 Planejamento e Gestão Comunicação Gestão da Informação Recursos Humanos Comitê de Gestão (6 unidades multissetoriais) Relações Institucionais Administração Multiplicadores 30 membros Assessoria Dir. Diretoria Lideres Uorg (30 un.) Equipes
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Gestão de mudanças e comunicação Adequações \Estrutura
Produtos Ferramenta Capacitação Mapeamento Situação atual Gestão de mudanças e comunicação Pesquisa qualitativa Diagnóstico Redesenho Situação futura Implantação Adequações \Estrutura Organizacional
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Resultados 269 processos mapeados, atividades 45 processos redesenhados
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Redefinição da Cadeia de Valor
Segmento Outorga de Concessões Regulação Técnica Regulação Econômica Fiscalização Geração Transmissão Distribuição Comercialização 14
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Pontos Fortes Respaldo da direção Participação efetiva das unidades
Legitimidade e compartilhamento de responsabilidades e decisões – validação pelas unidades Transparência do processo- Intranet Difusão e transferência da metodologia – capacitação direcionada (200 profissionais capacitados).
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Dificuldades Conceituação e caracterização de um processo. Visões em escalas diferentes. Alta rotatividade dos servidores, exigindo constante treinamento e ações de transferência de conhecimentos. Grande dinâmica de modificação/ alterações dos processos. Envolvimento das unidades técnicas especializados sem a concorrência/ prejuízo do trabalho diário
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Desafios Desafio 1: Implantar a Gestão por Processos - Projeto
Desafio 2: Manter a Gestão por Processos - Atividade contínua
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Estratégia para continuidade e sustentabilidade das ações do projeto
Institucionalizar a Gestão de processos na Instituição Norma organizacional e Manual Democratizar o acesso ao gerenciamento dos processos Disponibilizar a ferramenta de apoio Consolidar a Cultura Eventos de difusão e capacitação
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Norma Organizacional Diretrizes
Responsabilidades (Comitê Gestor, Multiplicadores, Unidades Organizacionais, etc.) Procedimentos para monitoramento e melhoria de processos: Definição da periodicidade da revisão dos processos MECANISMOS Diagnóstico Anual Plano Anual de Gestão (Melhoria)
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Manual de Gestão Manual de Gestão de Processos
Detalhamento dos dispositivos estabelecidos na Norma Organizacional
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Ferramenta de Gerenciamento
Sistema para apoio ao Gerenciamento dos Processos, na Intranet Monitoria contínua dos processos Instrumento de informação e transparência
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Difusão da Cultura de Gestão de Processos
1º Evento de Intercâmbio / Parceria UnB. Capacitação, realização de eventos de compartilhamento de experiências e ampla divulgação interna
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Implementação e Continuidade
Elaboração do Diagnóstico de Avaliação de Processos 2008 Complementação do Redesenho dos demais processos remanescentes Estabelecer prioridades para revisão dos processos em consonância com a avaliação periódica
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Próximos Passos Plano de Ação 2008
Complementar o redesenho dos demais processos, levantados no diagnóstico Estabelecer prioridades para melhoria dos processos
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“Tem sido relativamente fácil decidir
Mensagem “Tem sido relativamente fácil decidir para onde queremos ir. O difícil é fazer com que a organização proceda de acordo com as novas prioridades.” Arthur A. Thompson Jr
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“Tem sido relativamente fácil decidir
para onde queremos ir. O difícil é fazer com que a organização proceda de acordo com as novas prioridades.” Arthur A. Thompson Jr.
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