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Auxiliar de Biblioteca

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Apresentação em tema: "Auxiliar de Biblioteca"— Transcrição da apresentação:

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2 Auxiliar de Biblioteca
É todo profissional que executa atividades de nível médio relativas à execução de trabalhos de rotina de uma biblioteca, centro de documentação e/ou em setor similar. É a pessoa que participa ativamente da vida da biblioteca, trabalhando em seus vários setores, realizando diferentes tarefas, responsabilizando-se pela transmissão aos usuários das informações coletadas pelo bibliotecário.

3 Funções do Auxiliar de Biblioteca
Serviços auxiliares de aquisição; Serviços auxiliares de processamento técnico; Serviços auxiliares de preparação e conservação do material bibliográfico e não bibliográfico; Conservação do material bibliográfico e não bibliográfico; Serviços auxiliares de atendimento ao público; Outras tarefas: manter arquivo e cadastro, operar equipamentos audiovisuais e reprográficos, serviços de digitação, datilografia etc.

4 Biblioteca Biblioteca:
Coleção pública ou privada de livros e documentos congêneres, para estudo, leitura e consulta. Edifício ou recinto onde ela se instala. Móvel onde se guardam e/ou ordenam livros. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

5 Biblioteca Organismo vivo em constante crescimento;
Lugar onde são encontradas informações sobre temas diferentes; A biblioteca ideal é dinâmica e o usuário/cliente SEMPRE encontra uma resposta às suas dúvidas.

6 Biblioteca - Tipos de bibliotecas
Existem 6 tipos de bibliotecas que serão descritas aqui: Nacionais – Biblioteca Nacional ( Públicas – BPERJ ( Universitárias – Faculdade CCAA ( Especializadas – Procel/Eletrobrás ( Escolares Especiais – Instituto Benjamin Constant (

7 Objetivos de uma biblioteca
A biblioteca existe para que aqueles que a procuram tenham suas necessidades de informação satisfeitas, por isso a biblioteca deve: Servir a sua comunidade, possibilitando a promoção de instrução e de difusão cultural; Realizar um conjunto de tarefas voltadas à seleção, à organização, à recuperação e à disseminação da informação; Estar pronta para oferecer as informações no momento em que são solicitadas; Tratamento de todos indistintamente, com solicitude, educação e presteza.

8 Instalações da Biblioteca
Existem na biblioteca, pontos que precisam ser observados com muita atenção: local, mobiliário, equipamentos e máquinas, material de consumo. O acesso deve ser fácil, a iluminação adequada ao ambiente, as instalações devem estar limpas, evitar barulho demasiado, e um prédio que possibilite ampliação. Uma biblioteca não deve ser instalada em porões, devido à umidade. O ideal é a sua instalação no térreo, devido ao peso dos livros.

9 Seções da Biblioteca A biblioteca abrange serviços administrativos e serviços técnicos especializados. A parte administrativa é de responsabilidade da chefia e a parte técnica é executada em seções diferentes, como: Seleção; Aquisição; Referência; Circulação e empréstimo; Periódicos; Reprodução de cópias e intercâmbio.

10 Acervo Em uma biblioteca existem vários tipos de documentos impressos e de materiais especiais, também chamados multimeios (fitas de áudio e vídeo, slides, fotografias, etc). Abordaremos em nosso curso apenas o tratamento do material impresso. Seguem abaixo os tipos de material bibliográfico: Livro; Folheto; Periódico; Patente; Norma técnica; Relatório de pesquisa ou relatório técnico; Catálogo comercial ou técnico.

11 Acervo De acordo com a forma de consulta os livros se dividem em:
Obras de Texto – são livros que abordam os temas com profundidade, como por exemplo: livros didáticos, livros técnicos e científicos, livros de cultura geral ou de recreação; Obras de Referência: são aquelas habitualmente usadas para consulta; geralmente abrangem várias áreas do conhecimento, dando a cada tópico um tratamento especial e são organizadas de acordo com um plano predeterminado, para facilitar a localização de informações. As obras de referência mais conhecidas são: Dicionário – publicação que reúne um conjunto de palavras de um idioma ou de termos técnicos, em ordem alfabética, com seu significado ou sua versão em outra língua; Enciclopédia – publicação que abrange todos os ramos do conhecimento e cujos temas são abordados em seus aspectos fundamentais; Bibliografia – publicação que informa sobre um determinado acervo ou assunto, através de referências bibliográficas.

12 Organização e tratamento técnico do acervo
Processo dividido em 5 partes: Seleção; Aquisiçao: Permuta; Compra; Doação. Registro ou tombamento; Catalogação; Classificação.

13 Organização e tratamento técnico do acervo
Preparo dos livros para empréstimo: Após ter passado por todas as etapas do procedimento técnico, o livro é preparado para o empréstimo, que consiste em: Preparar o bolso (colado na última página do livro) e as fichas de empréstimo; Ordenação dos livros nas estantes.

14 Catalogação Processo que consiste em descrever uma obra registrando os dados que a identificam, utilizando fichas catalográficas. A ficha catalográfica traz informações fundamentais do documento, tais como: autor, título, local, editor, data e assunto.

15 Catalogação Ao consultar o catálogo, o leitor encontra na ficha o número de chamada que o ajudará a localizar a publicação na estante, pois este número encontra-se também na lombada da obra. Existem 3 tipos de catálogos numa biblioteca: Catálogo principal por autor; Catálogo por título; Catálogo por assunto. Outras maneiras de organizar as fichas: catálogo dicionário, catálogo sistemático e catálogo topográfico (uso interno)

16 Catalogação Ordenação das fichas nos catálogos: Letra por letra
- NOTAÇÃO DE AUTOR - NOTA FISCAL - NOVA REPÚBLICA - NOVAS TECNOLOGIAS - NOVA ZELÂNDIA Palavra por palavra

17 Catalogação Exemplos de ordenação de fichas da apostila:
Artigos iniciais Iniciais e siglas Grafias especiais Sobrenomes com prefixos Prefixos e abreviaturas Numerais

18 Classificação Significa reunir livros segundo os assuntos que tratam com a finalidade de mostrar a ordem dos livros nas estantes, recuperar a informação e determinar quais os livros existentes em cada assunto e sua quantidade. Os dois sistemas de classificação mais conhecidos e utilizados são: CDD – Classificação Decimal de Dewey; CDU – Classificação Decimal Universal.

19 Classificação Sistemas de classificação:
CDD (Classifição Decimal Dewey) – o conhecimento é dividido em 10 (dez) grandes classes e representado por números. Classes na CDD: 000 – Obras Gerais 100 – Filosofia 200 – Religião, Teologia 300 – Ciências Sociais e Direito 400 – Filologia 500 – Ciências Puras 600 – Ciências aplicadas 700 – Artes 800 – Literatura 900 – História, Geografia e Biografia

20 Classificação CDU (Classificação Decimal Universal) – o conhecimento também é divido em 10 (dez) classes e representado por números, sinais gráficos, letras ou palavras. Classes da CDU: 0 - Generalidades 1 - Filosofia 2 - Religião, Teologia 3 - Ciências Sociais, Direito, Administração 4 - Está vaga 5 - Ciências Puras, Matemática 6 - Ciências Aplicadas, Medicina, Tecnologia 7 - Artes, Arquitetura, Esportes 8 - Línguas, Literatura 9 - Geografia, Biografia, História

21 Classificação Ordenação alfabética dos autores
A ordem das publicações é feita segundo a ordenação alfabética dos autores dentro de um mesmo assunto. Tabela de Cutter Tabela PHA

22 Periódicos Seleção; Aquisição; Registro;
Ordenação dos periódicos nas estantes; Preparação dos periódicos para empréstimo.

23 Divulgação de Publicações Periódicas
Análise de artigos de periódicos; Recortes de jornais (Clippings); Sumários de periódicos (Sumários correntes); Circulação de periódicos.

24 Atendimento ao usuário
O serviço de referência é a seção da biblioteca que encontra-se mais próxima dos usuários para dar aos mesmos a atenção e o atendimento necessário. O auxiliar como todos aqueles que atendem ao público, deve ter em mente algumas observações que o ajudarão no dia-a-dia de uma biblioteca: Estar atento às necessidades do usuário Ser receptivo e agradável no trato Portar-se com discrição nos trajes e nas ações Ouvir os pedidos com atenção, para não se enganar Ser isento no trato com os usuários, tratando todos com o mesmo respeito.

25 Atendimento ao usuário
O Serviço de Referência é o setor da biblioteca que estabelece contato entre o leitor e os documentos. De maneira pessoal, o serviço de referência é essencialmente um trabalho decorrente da comunicação direta entre bibliotecário e o usuário. O objetivo principal deste serviço é recuperar as informações tratadas pela seção de processamento técnico. Na maioria das atividades desenvolvidas no setor de Referência, o auxiliar de biblioteca tem uma importante atuação. Do conhecimento que ele tem dos usuários e do acervo e sua arrumação nas estantes, dependerá o bom desempenho do setor;

26 Atendimento ao usuário
Pesquisa bibliográfica – este serviço é oferecido ao usuário mediante solicitação. Ele segue as seguintes rotinas: Pesquisa nos catálogos da biblioteca ou no sistema informatizado; Pesquisa nos catálogos de bibliotecas de outras instituições; Confecção de referências acrescidas da localização dos documentos; Controle e localização das referências pesquisadas; Recuperação dos documentos selecionados pelo usuário. O setor de referência de uma biblioteca ainda pode oferecer os seguintes serviços: Serviço de disseminação da informação; Boletim bibliográfico.

27 Atendimento ao usuário
Pesquisa na internet – a informação que é colocada na internet não obedece a nenhuma estrutura de organização e para obter sucesso numa busca o usuário precisa ter uma idéia do tipo de informação que quer encontrar, pois dessa forma poderá direcionar sua pesquisa escolhendo a ferramenta mais apropriada. A internet dispõe de algumas ferramentas que podem auxiliar na busca de informações. Destacamos os seguintes: Google: Yahoo: Webcrawler: Excite: Lycos: Cadê: Altavista: Infoseek:

28 Empréstimo As rotinas de empréstimo de publicações costumam ser de total responsabilidade do auxiliar, e consistem em: Controle de empréstimo e devolução de publicações; Reservas de publicações que estejam emprestadas; Cobrança de empréstimos em atraso; Organização e manutenção do arquivo de cadastro de usuários; Levantamento estatístico do atendimento aos usuários.

29 Intercâmbio entre bibliotecas
O serviço de intercâmbio entre bibliotecas possibilita aos usuários a obtenção de documentos não existentes no acervo da biblioteca. Este serviço consiste em: Localização do documento; Solicitação de empréstimo; Empréstimo do documento; Empréstimo do documento ao usuário ou fornecimento de cópia.

30 Intercâmbio entre bibliotecas
COMUT – É estruturado em forma de rede de bibliotecas para prestação de serviços. Baseado em convênios, as instituições participantes colocam suas coleções de periódicos à disposição umas das outras, fornecendo cópias de documentos. CCN – É o instrumento básico para localização dos periódicos solicitados ao COMUT.

31 Bases de dados Com avanço da tecnologia, as bibliotecas passam por profundas mudanças favorecendo a recuperação da informação, marcadas pelo desenvolvimento da internet e de softwares. Veja abaixo alguns exemplos de bases de dados utilizadas em bibliotecas: SYSBIBLI – Sistema de automação de bibliotecas oferecido por empresa particular. MICRO-ISIS – Sistema de automação de bibliotecas (free) oferecido e distribuído pela UNESCO.

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