A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN 5329 - Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN 5329 - Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana Carolina Ribeiro Nogueira – Carolina Castro – Cátia Pimenta – Rafael do Espirito Santo – Apresentação do software Biblioshop utilizado na Biblioteca da Faculdade Sociesc Unidade Florianópolis

2 Projeto Implantar e/ou avaliar um sistema de gerenciamento de biblioteca Objetivos - Facilitar o acesso ao acervo da biblioteca; - Aprimorar os serviços dos bibliotecários.

3 Instituição: Biblioteca da Sociesc Unidade Florianópolis.
Localização: Rua Salvatina Feliciana dos Santos, 525 Itacorubi, Florianópolis. Objetivo: Oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão da Sociesc Unidade Florianópolis. Acervo: Obras de referência (dicionários, enciclopédias, catálogos e anuários), guias, periódicos, livros, teses, monografias e multimeios (fitas de vídeo e CD-roms, disquetes) e periódicos. Num total de itens Usuários: Cerca de 800

4 Sobre o BiblioShop É uma empresa especializada em soluções para informatização de bibliotecas e acervos em geral que vem atuando no Mercado há 12 anos com diversos clientes já satisfeitos em todo o Brasil.

5 Produtos: Gerenciador de bases de dados e sistema de empréstimos com interface web. Algumas bases de dados já desenvolvidas: MARC 21 (catalogação); IBICT/ABNT (referenciação); Kardex (controle de periódicos); Arquivo (gerenciamento eletrônico de documentos). Bases de dados e softwares complementares para CDS/ISIS (WinISIS e MicroISIS). Alguns softwares: WinisEMP - Sistema de Empréstimos; WinisETIQ - Impressão de Etiquetas; WebISIS - Disponibilização de Bases de Dados na Internet.

6 Serviços Serviços de consultoria, Desenvolvimento de Sistemas e Assistência Técnica: - Projeto de automação de bibliotecas; - Desenvolvimento de bases de dados específicos para: Centros de documentação; Instituições de pesquisa; Universidades, faculdades e laboratórios; Colocação de bases de dados da biblioteca na internet ou intranet. - Conversão de bases de dados para ISIS: DBase; Paradox; Access; Excel; Fox Pro.

7 Catalogação de documentos tais como:
Livros; Periódicos (Revistas/Jornais); Teses e dissertações; Anais de congressos; Legislação; Fitas de vídeo e CD-ROM.

8 Configurações de hardware (mínimo recomendável)
Consulta       Micro computador Pentium 200 c/ 32mb de ram Processamento técnico e empréstimo       Pentium 233 c/ 64mb de ram Servidor de rede       Depende do banco de dados utilizado, configuração da rede e da quantidade de usuários.

9 Serviços que o Biblioshop realiza na biblioteca da SOCIESC
Empréstimo; devolução; renovação; reservas de usuários; controle de caixa; lançamento e recebimento de débitos; controle de obras; cálculo de prazo de vencimento dos livros; cadastro de usuários; histórico dos usuários e das obras; impressão de carteirinhas da biblioteca e de códigos de barra para os livros; Calendário. E o sistema ainda desenvolve operações vinculadas a Internet. O Biblioshop atende a demanda do fluxo documental.

10 Vantagens e desvantagens da utilização do Biblioshop na ASSOCIESC
O sistema atende as necessidades da biblioteca, auxiliando em todas as atividades desenvolvidas. Quanto as dificuldades, caso ocorram, são resolvidas pelo suporte. Existem problemas na utilização do Biblioshop? Quais? Não. O sistema dificilmente apresenta algum problema técnico, e seu manuseio é simples.

11 Existe um treinamento para o uso do software oferecido pela empresa?
O treinamento é realizado pela bibliotecária da SOCIESC. Existe dificuldade por parte da equipe na utilização do software? Quais?  Nenhuma, o Biblioshop é bastante fácil no que se refere ao seu uso. Qual é o custo da SOCIESC com o Biblioshop? O contrato adequado as funcionalidades, é de custo mensal Como é avaliada a qualidade dos serviços oferecidos pelo Biblioshop? A avaliação é feita semestralmente pelos usuários, e neste semestre atingiu 92,6% do conceito “Muito Bom”

12 Referências BiblioShop. Disponível em: Acesso em: 09 nov 2007.

13


Carregar ppt "Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN 5329 - Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google