A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Fundamentos do MKT Politico Marketing Comercial (sectoriza ç ão do Marketing); Desenvolvimento da Comunica ç ão Politica Moderna: –A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Fundamentos do MKT Politico Marketing Comercial (sectoriza ç ão do Marketing); Desenvolvimento da Comunica ç ão Politica Moderna: –A."— Transcrição da apresentação:

1 ajcaro@ufp.pt1 Os Fundamentos do MKT Politico Marketing Comercial (sectoriza ç ão do Marketing); Desenvolvimento da Comunica ç ão Politica Moderna: –A origem e o desenvolvimento do Mkt Politico nos EUA (forte desenvolvimentos dos “ mass media ” e utiliza ç ão de t é cnicas de comunica ç ão politica) –As bases do desenvolvimento do Mkt Politico nos EUA: Caracter í sticas particulares do sistema eleitoral. A tradi ç ão de elei ç ões para cargos politicos; R á pido desenvolvimentos dos “ mass media ” nos EUA. Discurso Persuasivo / Discurso deliberativo; Sistema Eleitoral; Desenvolvimento dos “ mass media ” (Televisão, Internet,); Tipo de legisla ç ão governamental quanto à comunica ç ão politica. Maquiavel e o “ Principe ” : Mkt Politico (administra ç ão do poder) e Mkt Eleitoral (acesso/conquista do poder). Sistema de estrelato (cria ç ão de her ó is) e o “ American Dream ”. Profissionaliza ç ão MKT POLITICO: A arte e a Ciência da é tica da persuasão.

2 ajcaro@ufp.pt2 As Particularidades do MKT Politico Do MKT Comercial ao MKT Politico. A adopção do Mkt à comunicação politica apresenta alguns problemas: –A aplicação directa dos métodos de Mkt Comercial ao desenvolvimento do Mkt Politico (objecto de aplicação de natureza diferente); –Terminologias e linguagem diferentes; –Enquanto que no Mkt Comercial existe “valor simbólico” e “valor prático” (produto factor de satisfação) no Mkt Politico o “valor prático” é quase nulo, os resultados não são imediatos, os benefícios não são directos, acontecimentos políticos imprevisíveis, etc... Regras do Mkt Politico: –Coerência com todo o processo (situação económica e social do país, meios, presença, reacção); –Análise das campanhas anteriores (não repetir a Cª anterior, diferenciar o candidato de forma visível, etc...); –Máxima segurança: nunca apresentar uma estratégia de comunicação que ponha o candidato em perigo (cuidado com as especulações, com as afirmações, com os dados errados, com a insegurança, com o domínio dos temas/assuntos,...)

3 ajcaro@ufp.pt3 Etapas do processo de MKT Politico Planificação da estratégia de uma Campanha. –Definição das bases da estratégia. Determinação do eixo central da Cª de Mkt Politico (Cª de Imagem / Cª Eleitoral). Análise do eleitorado (aspirações, imagem pública do candidato, programas e movimentos dos adversários, meios disponíveis,...) Objectivos (maioria, %; votos, deputados, preparação;...) Determinação da estratégia (segmentos de ataque, líderes de opinião, media e população em geral,...) Determinação da imagem e dos temas da Cª (imagem, temas e tom). Elaboração de tácticas e execução do plano da Campanha. –Programação do desenvolvimento da Campanha Cª teste (averiguar o reconhecimento, confusão, aprovação,..) Calendário (inicio, fim, intensificação) Plano de meios (Os meios e a eficácia da comunicação: transmitir uma imagem simples – slogan; transmitir uma mensagem complexa – programa; formação da imagem; Atingir os diferentes líderes de opinião; Mobilizar simpatizantes; obter novos votos)

4 ajcaro@ufp.pt4 MKT Politico: arte e ciência da ética da persuasão. A ética pressupõe referências morais, valores e honestidade. Vai buscar a substância da sua significação ao conceito de R.P. O MKt Politico está ligado aos discurso persuasivo que tem por objectivo levar-nos a conclusões definitivas, prescrever-nos o que devemos desejar, compreender, temer, querer e não querer. Aristóteles foi o 1º teórico do discurso persuasivo na sua retórica. –Analisou o discurso deliberativo (politico), judicial e epiditico (em louvor ou reprovação de qualquer coisa – o discurso publicitário) –Elaborou as regras de um discurso que partindo de opiniões comuns leve o ouvinte a anuir, a concordar com o que alguém está a dizer. O discurso persuasivo: convence o interlocutor a partir do que já sabe, deseja ou receia. –Confirma as opiniões do público, não lhe propõe nada de novo, não o provoca mas consola-o, responde às suas aspirações, vai de encontro às suas emoções (é a estratégia do desejo e a arte da sedução). Numa Cª Politica votamos na pessoa do candidato, nas suas ideias e no sonho que ele simboliza e com o qual nos identificamos. –Não existem soluções novas ou milagrosas. Apenas se repete para o público o que ele já sabe e o que deseja saber; –O Candidato como um herói que protagoniza o nosso sonho (emoções colectivas, aspirações, frustações – identificação com o herói)

5 ajcaro@ufp.pt5 MKt Politico e Propaganda O Mkt Politico assenta na verdade, no rigor técnico e cientifico. A mentira cobre a propaganda, na qual se estruturam os regimes totalitários. Jean-François Revel considera 3 sectores: –O sector da mentira organizada e sistemática do estado (nos regimes totalitários domina a censura –defesa passiva contra informações indesejáveis e a propaganda –técnica activa para reconstruir a actualidade, adequando-a á imagem do poder); –O sector da informação livre (profundamente difundida e de qualidade que caracteriza as sociedades democráticas - > ou > grau de controlo dos “media” pelo estado, religiões e sindicatos) –O sector da sub-informação (mistura dos anteriores com mais ditadura ou liberdade (P/ ex: Guerra do Golfo; Invasão do Iraque) A mentira e a fraude jamais poderão ser impostas em democracia. Os boatos A desinformação Os pseudo-acontecimentos

6 ajcaro@ufp.pt6 Problemas do MKT Politico Capacidade de influenciar os resultados: –Existem factores mais importantes: Situação económica, social e politica do pais; Tendências socio-culturais profundas da opinião; Acção dos candidatos e partidos ao longo dos anos. OBS: Vários estudos demonstram que os efeitos das Cª eleitorais quanto à mudança das intenções de voto são muito limitadas (Aquando da abertura da Cª uma larga maioria dos eleitores já fizeram a sua escolha de forma firme) –Acontecimentos imprevistos (terrorismo; crise económica; catástrofe natural; golpe de estado;...). –Efeitos da Cª sobre a imagem dos candidatos (simpatia, inteligência, autoridade, confiança,...) –Efeitos da Cª sobre a importância percebida dos principais problemas (por iniciativa dos candidatos, dos media ou sentidos pelos eleitores). –Evolução das intenções de voto. –A publicação de sondagens sobre as intenções de voto para deformar a percepção da opinião pública

7 ajcaro@ufp.pt7 Problemas do MKT Politico (Cont.) Os meios de influência do Mkt Politico são abusivos: os críticos reprovam a utilização de meios de comunicação e persuasão susceptíveis de degradar a qualidade do debate politico e colocar em perigo (face ao poder excessivo) o livre arbítrio dos cidadãos). P/ ex: os debates políticos na TV reduzem-se a uma competição superficial entre vedetas; avalia-se mais a personalidade e as qualidades dos candidatos dos que as ideias e o programas. Eficácia do Mkt Politico: jamais algum estudo cientifico permitiu medir com precisão a eficácia do Mkt Politico, definido como a utilização dos métodos científicos do estudo de opinião e dos meios de comunicação (seria preciso comparar os resultados obtidos por um mesmo candidadto, numa mesma situação, utilizando e não utilizando o MKT Politico – impossibilidade prática). Influência relativamente baixa quanto ao resultado das eleições (só por si o MKT Politico não faz ganhar umas eleições – Vender um mau produto)

8 ajcaro@ufp.pt8 Problemas do MKT Politico (Cont.) Problemas de legitimidade. –MKT e demagogia: Os políticos porque querem ser eleitos ou reeleitos procuram agradar aos eleitores (quando os níveis de popularidade são baixos os candidatos e os partidos deixam de exprimir as suas próprias ideias ou projectos, procurando aproximar-se dos eleitores); As sondagens reflectem necessariamente as opiniões da maioria dos eleitores; Problemas com as técnicas de inquérito por sondagem (a atitude correcta consiste em perguntar às sondagens não o que é para agradar ao público mas quais as resistências, as dificuldades e os suportes que deverão ser utilizados para que a opinião pública aceite aquilo que os políticos crêem que deva ser feito –MKT e manipulação: A publicação de sondagens sobre as intenções de voto pode ter uma influencia nociva durante os períodos eleitorais; Elemento de consulta e comentário para qualquer personalidade politica; Os comentadores políticos; Os media (controlo politico sobre os media, cobertura, importância, temas,...) O Spin Doctoring (profissionais partidários que influenciam os media); A maçonaria e a “Opus Dei”; Outros Lobbies –MKT e eficácia: Capacidade para inverter os resultados (relação entre os orçamentos e os resultados). Papel do MKT: tirar partido do potencial eleitoral inicial. As Cª não servem para ganhar as eleições, mas podem fazer perder umas eleições.


Carregar ppt "Os Fundamentos do MKT Politico Marketing Comercial (sectoriza ç ão do Marketing); Desenvolvimento da Comunica ç ão Politica Moderna: –A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google