A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Voto e cidadania.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Voto e cidadania."— Transcrição da apresentação:

1 Voto e cidadania

2 Mas afinal, o que é que a política tem a ver com as nossas vidas!

3 A política tem ligação com tudo em nossas vidas.
O custo de vida, o preço dos alimentos, do aluguel, da roupa, da escola e do remédio dependem de decisões políticas.

4 “cada povo tem o governo que merece.”
Há um ditado que diz; “cada povo tem o governo que merece.” Isto quer dizer que os políticos são escolhidos por nós, por mais ninguém. Os vereadores, os prefeitos, governadores, deputados federais e estaduais, senadores e o presidente da república, ocupam cargos para os quais foram eleitos por nós.

5 As decisões importantes e os Três Poderes
Poder Executivo – planeja, sugere, determina (prefeitos, governadores, presidente da República). Poder Legislativo – transforma as opiniões em leis, regulamenta (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores). Poder Judiciário – fiscaliza e aplica as leis (juízes e promotores).

6

7 O processo eleitoral foi criado para que o povo pudesse dar a sua opinião política.
As decisões que atingem diretamente nossos interesses, agora e no futuro, tais como segurança, educação, saúde, emprego, trabalho, previdência social e muitas outras, serão tomadas em nosso nome, por aqueles que foram eleitos através do nosso voto.

8 E, afinal... quem pode votar no Brasil

9 Todos os cidadãos com idade entre 18 e 70 anos são obrigados a votar.
A partir dos 16 anos também pode votar. Cidadão com mais de 70 anos não é obrigado a votar, mas se quiser ele pode. Podemos dizer que o voto é uma das armas da cidadania porque quase todos os cidadãos podem votar sejam eles homens ou mulheres, jovens ou velhos, empregados ou desempregados, ricos ou pobres, brancos ou negros. Todos podem votar em seus representantes.

10 Pense bem em quem votar para não engolir sapo durante 4 anos

11 Antes de votar pense no seguinte...
Em quem você votou na última eleição. Seus candidatos prestaram conta a comunidade. Seu candidato cumpriu o que prometeu. Converse com familiares e amigos e discuta os problemas de sua cidade, estado, país. Saiba o partido político de seu candidato e que interesses ele representa.

12

13 A eleição é o melhor momento para saber se as idéias e propostas de um Partido Político são aprovadas ou não pela população. O Partido Político que receber mais votos terá mais representantes, tanto no Poder Legislativo, quanto no Poder Executivo. Dessa forma, esse partido terá a maioria dos políticos e poderá colocar em prática as idéias e propostas aprovadas por seus eleitores.

14 A função do prefeito é ... Elaborar um programa de governo a partir das necessidades do município. Executar políticas publicas para melhorar a vida da população da cidade. Elaborar o orçamento municipal e enviar para a Câmara de Vereadores.

15

16 Aos vereadores cabe... Discutir, aprovar e fiscalizar o orçamento do Município. Elaborar e votar as leis, segundo as necessidades do seu Município e dos interesses da comunidade. Fiscalizar as ações da Prefeitura e das administrações regionais.

17 Mas de onde vem o dinheiro para fazer tanto orçamento

18 Os recurso do orçamento não caem do céu ...
A origem desses recursos está no recolhimento de impostos e taxas. Os impostos são pagos por todos, para que esses recursos sejam utilizados para o benefício de todos.

19 Na hora de votar ... Seu voto é secreto.
Na cabine eleitoral quem decide é você. Ninguém vai ficar sabendo em quem você realmente votou Não se esqueça de levar o TÍTULO DE ELEITOR e a CARTEIRA DE IDENTIDADE. Se você perdeu o título, pode votar com outro documento legal.

20


Carregar ppt "Voto e cidadania."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google