A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas de governo.

4 Hoje, nas sociedades ocidentais, prevalece a DEMOCRACIA (poder exercido por meio do povo).

5 Em 1932, o primeiro Código Eleitoral criou a Justiça Eleitoral com a tarefa de realizar todos os trabalhos eleitorais. O Código Eleitoral de 1932 introduziu o voto secreto, o alistamento feminino e o sistema de representação proporcional em dois turnos simultâneos. Esse código já previa o uso da “máquina de votar”, o que aconteceu na década de 90 com o surgimento da urna eletrônica.

6 Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo
Em 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. A Constituição extinguiu a Justiça Eleitoral, aboliu os partidos políticos, suspendeu as eleições livres, estabeleceu a eleição indireta para presidente da República. Vargas foi deposto em O Código Eleitoral de restabeleceu definitivamente a Justiça Eleitoral no país, que voltou a organizar o alistamento eleitoral e as eleições. Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu sob o regime militar. O período foi marcado por uma sucessão de atos institucionais, com os quais o regime militar conduziu o processo eleitoral. Com a redemocratização, em 1985, começou uma nova etapa na história da Justiça Eleitoral.

7 A Justiça Eleitoral está fazendo a sua parte:
As eleições no Brasil são as mais informatizadas do mundo; Apuração mais rápida; Resultado confiável.

8 A Constituição Federal de 1988 ampliou o direito de voto
Para analfabetos (facultativo) Para menores entre 16 e 18 anos (facultativo) Votar é um DIREITO e um DEVER de todos cidadãos entre 18 e 70 anos.

9 Não comparecer para votar tem penalidades:
Os cidadãos com 18 anos completos devem tirar seu título de eleitor no cartório eleitoral de seu município. Não comparecer para votar tem penalidades: Pagamento de multa; Impossibilidade de se inscrever em faculdade pública; Cancelamento do título de eleitor após 3 faltas consecutivas; Além de outras consequências na vida civil.

10 O eleitor deve ter cuidado ao CONFIRMAR seu voto na urna, pois não é possível alterá-lo.
Antes de confirmar, o eleitor tem como corrigir seu voto. O eleitor pode utilizar a “COLA”para facilitar a votação.

11 COMO ACONTECEM AS ELEIÇÕES
De dois em dois anos: Eleição Municipal: prefeitos e vereadores. Eleição Geral: Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais.

12 Este ano teremos eleições municipais.
Serão escolhidos os vereadores e os prefeito. Na urna eletrônica serão exibidas as seguintes telas

13 “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos [...]”

14 A Constituição determina que é OBRIGAÇÃO do PODER PÚBLICO fornecer, com qualidade:
Educação Saúde Transporte Segurança Saneamento básico

15 O CUSTO DOS

16 A principal função dos nossos representantes eleitos é defender os interesses da sociedade.

17 FUNÇÕES DO PREFEITO Administrar o município;
Apresentar projetos de Lei para a Câmara de Vereadores; Nomear e demitir servidores; Comandar os serviços públicos municipais (SAÚDE, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO, ETC); Administrar os impostos municipais.

18 FUNÇÕES DOS VEREADORES
Função Legislativa Função de Fiscalização

19 A COMPRA DE VOTOS O CANDIDATO CORRUPTO OFERECE:
Promessa de emprego público; Dinheiro; Bens materiais diversos; Promessa de inclusão em bolsa-família ou outros; Cesta básica; Consulta médica, etc. O CANDIDATO CORRUPTO OFERECE:

20 2.940.371 CASAS POPULARES Custo ANUAL da CORRUPÇÃO:
69 BILHÕES de REAIS Com esse valor seria possível construir CASAS POPULARES POR ANO! Fonte: FIESP 2010 – Relatório: Corrupção: custos econômicos e propostas de combate.

21 SAÚDE PÚBLICA

22 SEGURANÇA PÚBLICA

23 EDUCAÇÃO

24 TRANSPORTE PÚBLICO

25 INJUSTIÇA SOCIAL

26 VOCÊ PODE MUDAR ISSO! VOTE CONSCIENTE!

27 TRANSPORTE PÚBLICO

28 EDUCAÇÃO

29 SAÚDE PÚBLICA

30 VOTE CONSCIENTE! SEU VOTO É O SEU FUTURO!


Carregar ppt "EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google