A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

objectos de estudo sociológico?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "objectos de estudo sociológico?"— Transcrição da apresentação:

1 objectos de estudo sociológico?
Felicidade, amor objectos de estudo sociológico? António Pedro Dores Novembro 2007

2 Definição Enamoramento e estado-nascente (Francesco Alberoni)
Emoções, sentimentos e emoções sociais (António Damásio) Emergências ou estados? Ciclos ou equilíbrios? Evoluções ou sintonias? Existem estados de emergência: paixão, revolução, criação? é bom ou é mau?

3 Evolução social O que se faz
Manipulação do poder/saber (pela positiva e pela negativa) O que se é O que se faz O que se fala racionalização criminalização reclamação direitos fechamento revolução institucionalização Acumulação de poder /saber (pela positiva e pela negativa) Ler no sentido dos ponteiros do relógio e ao inverso (Young, exclusive society)

4 Amor: emoção ou sentimento?
Amor carnal e mercadoria: sintonização pelo gesto, independentemente da palavra e da norma, “liquidez” hedonista. Amor platónico e acção política: encenação inconsequente da palavra e do desejo. O “Império dos sentidos”: quando a encenação e a mercadoria se sintonizam.

5 ciclo de solidariedade ciclo emancipatório
Dinâmicas Sociais ciclo de solidariedade ciclo emancipatório fechamento institucionalização racionalização racionalização criminalização reclamação direitos fechamento criminalização revolução reclamação direitos Justiça social Exclusão Controlo revolução institucionalização

6 Amor de aliança Amor-paixão Processos solidários + visível - visível
Racionalização Administrativa Funcional Institucionalização Interesses Convicção Fechamento Exclusão Missão Amor-paixão Processos emancipatórios + visível - visível Revolução Destrutiva Habilitadora Reclamação de direitos Corporativos Universais Criminalização Persecutória Moralizadora

7 Negentropia e a vida A questão da liberdade: emancipação e dispersão
A questão da igualdade: a solidariedade e a concentração A questão da perversidade: a (multi-task) manipulação de emoções próprias através de comportamentos revertidos (Tocqueville)

8 Amor e violência A política da felicidade, da emergência (trabalho de emoções): populismo ou democracia? A política do interesse, da participação (trabalho de razões): democracia ou demagogia? A disciplinas institucionalizadas (as perversões do poder e do saber)

9 Felicidade e ignorância
A sabedoria da idade O trauma de infância (o segredo social) O desgosto de amor (a instabilidade) A meditação As evasões com ajuda de drogas O desporto

10 fim


Carregar ppt "objectos de estudo sociológico?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google