A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Aula 2 Profª Esp. Natália Pacheco

2 O ser humano “animal” social e racional;
Há milênios descobriu que agia melhor em comunidade do que sozinho ou em seu pequeno grupo familiar.

3 A Vida Comunitária O fator sobrevivência foi o que levou o ser humano a optar pela vida comunitária; Com a evolução das relações humanas no seio das sociedades, elas acabaram por organizar e padronizar normas de conduta;

4 O Bem Comum É o conjunto de valores sociais que devem ser preservados;

5 ÉTICA Ciência da Conduta (ABBAGNANO, p.380)
Teoria ou Ciência do comportamento moral dos homens em sociedade (VAZQUEZ, 1995, p.12) A ética dirige as ações do homem, norteando sua conduta individual e social;

6 O ser humano avalia suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas;
A ética está condicionada por fatores sociais, políticos, econômicos e religiosos;

7 Éticas Religiosas Parâmetros religiosos: os mandamentos de Deus têm o caráter de imperativos supremos.

8 Ética das Virtudes Aristóteles (384-322 a. C.)
As virtudes são qualidade que o ser humano deve adquirir para ser feliz; Equilíbrio entre o excesso e a deficiência;

9 Ética do Dever Immanuel Kant (1724-1804);
Princípios éticos universalmente aceitos; A humanidade sempre como fim, nunca como meio;

10 Finalismo Maquiavel (1469-1527);
Princípios de que “os fins justificam os meios”; Bondade dos fins;

11 Utilitarismo John Stuart Mill (1808-1873);
Promover a maior felicidade possível para o maior número de pessoas;

12 A NECESSIDADE DA

13 “Se até na guerra e entre os bandidos existe a necessidade de se estabelecer regras, impor limites, instituir uma ética, imagine nas relações civilizadas”. (Zuenir Ventura)

14 Ética nas empresas O desenvolvimento das organizações deve acontecer em harmonia com os sistemas econômico, político e cultural, nos quais elas estão inseridas (ARRUDA, 2008). A contribuição da empresa à sociedade deve ocorrer proporcionalmente ao aumento de seus rendimentos e das suas linhas de produto (ARRUDA, 2006).

15 O PENSAMENTO ORGANIZACIONAL
TRABALHADORES ENTORNO CLIENTES

16 ÉTICA EMPRESARIAL É o “comportamento da empresa entendida como lucrativa quando age em conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade” (MOREIRA, 1999)

17 Empresa = Cultura Conjunto de hábitos, crenças e realidades socialmente construídas e assimiladas pelos membros da organização;

18 Códigos de Ética Padronizar e formalizar o entendimento da empresa em seus diversos relacionamentos e operações (MATTAR, 2004); Evitar que julgamentos subjetivos restrinjam a aplicação plena dos princípios éticos (MATTAR, 2004);

19 RESPONSABILIDADE SOCIAL
“É o compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento, bem-estar e melhoramento da qualidade dos empregados, suas famílias e a comunidade geral” (Conselho Mundial para o DS – WBCSD, 1998) Forma de Gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com seus stakeholders pelo estabelecimento de metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da Sociedade.

20 PRÁTICAS INTERNAS PRÁTICAS EXTERNAS EDUCAÇÃO ASSISTÊNCIA SOCIAL SALÁRIOS E BENEFÍCIOS ALIMENTAÇÃO ASSISTE^NCIA MÉDICA, SOCIAL E ODONTOLÓGICA SEGURANÇA ESPORTES

21 POR QUE VALE A PENA? VISIBILIDADE “RANKING DAS MELHORES PRÁTICAS”;
PRINCÍPIOS E NORMAS GLOBAIS; RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE; DOWN JONES SUSTAINABILITY – NY; ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL – BOVESPA (ISE);

22 PRINCÍPIOS E NORMAS AS 8000 – SOCIAL ACCOUNTABILITY INTERNATIONAL;
ISO 26000

23 RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE
GLOBAL REPORTING INICIATIVE (GRI); INDICADORES ETHOS; INSTITUTO BRASILEIRO DE ANÁLISES SOCIAIS E ECONÔMICAS (IBASE);

24 referências ABBAGNANO, Nicole. Dicionário de Filosofia. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. ARRUDA, Maria Cecília Coutinho. O estado da arte da ética nos negócios. Relatório de Pesquisa nº06/2008. FGV-EAESP/GV. Disponível em: MATTAR, João. Filosofia é ética na administração. São Paulo: Saraiva, 2004. VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. 15 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.


Carregar ppt "E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google