Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PUCPR – ESPECIALIZAÇÃO - 2003
PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Prof. Antônio Raimundo dos Santos
2
PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Introdução: desafios culturais e técnicos da pesquisa científica. 1 Pesquisa científica. 2 Textos originários de pesquisas científicas. 3. Fases da pesquisa científica: - planejamento. - execução. - apresentação gráfica.
3
INTRODUÇÃO: DESAFIOS CULTURAIS E TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA.
ALGUNS PRECONCEITOS (DESAFIOS) - pesquisa como atividade braçal escrever texto. - tema textos “colagem” gráfica. - tema coleta gráficos (pizzas-tabelas) da coleta. - ênfase em normas da ABNT. - excesso de “tem que”.
4
INTRODUÇÃO: DESAFIOS CULTURAIS E TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA.
- pesquisa científica é ANTES atividade intelectual. - juntar “NA CABEÇA”: PROBLEMA + dados/informações/idéias alheias + dados/informações/idéias próprias na construção de pensamento ORIGINAL.
5
INTRODUÇÃO: DESAFIOS CULTURAIS E TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA.
O PROCESSO EDUCACIONAL TRADICIONAL PONTO “C” (cérebro/cabeça) PROFESSOR CADERNO PROVA
6
INTRODUÇÃO: DESAFIOS CULTURAIS E TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA.
“PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO” + = “C” IDÉIAS PRÓPRIAS PROBLEMA/OBJETIVO DADOS INFORMAÇÕES IDÉIAS
7
INTRODUÇÃO: DESAFIOS CULTURAIS E TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA.
2 competências 3 processos 4 produtos PLANEJAMENTO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PROJETO TEXTO “PENSADO” EXECUÇÃO TEXTO ESCRITO “PESSOAL” APRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CONHECIMENTOS APRESENTAÇÃO TEXTO ESCRITO “PÚBLICO”
8
1. PESQUISA CIENTÍFICA (1) PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS 1. Planejamento (1) - identificação e preparação de um problema / planejamento escrito) = (1) PROJETO. 2. Execução (2) - coleta de dados (dados/informações + OBJETIVOS produzir idéias) = (2) “TEXTO PENSADO PESSOAL” ). E ... (2) APRESENTAÇÃO ESCRITA DOS CONHECIMENTOS - redação (escrever “texto pensado” + detalhes anotados) = (3) “TEXTO ESCRITO PESSOAL” ). 3. Apresentação gráfica (3) - digitação (normas da ABNT ) = (4) “TEXTO ESCRITO PÚBLICO” ).
9
1. PESQUISA CIENTÍFICA - identificar - raciocinar - apresentar
um problema referente a uma necessidade humana (tema), de maneira sistemática e metódica.
10
1. PESQUISA CIENTÍFICA PESQUISA “DE PONTA”: produzir uma informação nova para a HUMANIDADE. PESQUISA ACADÊMICA: produzir um dado novo para o APRENDIZ.
11
2. TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
- necessários para a COMUNICAÇÃO dos resultados obtidos. - textos literários têm objetivo artístico e ressaltam o exercício da “arte da palavra” (anedota,fábula, saga ou lenda, conto, crônica,novela, romance, poema). - textos oficiais e comerciais têm objetivo de estabelecer comunicação formal e documentada em ambientes de trabalho. (memorando, ofício, aviso, requerimento, parecer, memorial, ordem de serviço, carta comercial). - textos científicos visam comunicar corretamente dados corretos. correção, exatidão e autenticidade dos dados e raciocínios desenvolvidos.
12
2. TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
RESENHA – SINOPSE objetivo exploratório RELATÓRIO – RELATO DE EXPERIÊNCIA objetivo descritivo MONOGRAFIA – ARTIGO CIENTÍFICO objetivo analítico ENSAIO – PAPER objetivo pessoal
13
2. TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
- três partes gráficas: INTRODUÇÃO CORPO (desenvolvimento) CONCLUSÃO - três exigências lógicas: IDENTIFICAR um problema. RACIOCINAR o problema. FECHAR o problema. - diferença fundamental: CORPO (diferentes níveis de raciocínio para um problema.)
14
2. TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
RELATÓRIO CIENTÍFICO. (texto descritivo) Introdução (Corpo) 1. Referencial teórico 2. Metodologia 3. Apresentação de resultados 4. Análise de resultados 5.Recomendações/sugestões Conclusão MONOGRAFIA (texto analítico) Introdução (Corpo) Capítulos/partes integradas (que desenvolvem raciocínios planejados como objetivos específicos, a partir de um objetivo geral ÚNICO.) Conclusão
15
2. TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
O TEXTO CIENTÍFICO NA AVALIAÇÃO ACADÊMICA - verificar a capacidade de identificar, raciocinar e concluir um problema de sua área, de maneira: - COMPETENTE MONOGRAFIAS (graduação + especialização) - PROFUNDA DISSERTAÇÕES (mestrados). - INÉDITA TESES (doutorados). - MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES e TESES podem estar ou no “formato relatório” ou no “formato monografia”.
16
REVISAND0 ... 2 competências 3 processos 4 produtos PLANEJAMENTO
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PROJETO TEXTO “PENSADO” EXECUÇÃO TEXTO ESCRITO “PESSOAL” APRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CONHECIMENTOS APRESENTAÇÃO TEXTO ESCRITO “PÚBLICO”
17
3. Fases da pesquisa científica. 1. PLANEJAMENTO
- IDENTIFICAR um problema científico. - PREPARAR o problema para ser “raciocinado”. - APRESENTAR por escrito um projeto de pesquisa cientifica.
18
(identificação do problema)
3. Fases 1. PLANEJAMENTO (identificação do problema) ESCOLHA DO TEMA REVISÃO DE LITERATURA PROBLEMATIZAÇÃO DELIMITAÇÃO (preparação do problema) HIPÓTESE(S) OBJETIVOS ( geral / específicos ) PROCEDIMENTOS RECURSOS ( “escrever planejamento” = PROJETO )
19
1. PLANEJAMENTO na prática IDENTIFICANDO O PROBLEMA.
1. ESCOLHA DO TEMA deve considerar: - gosto pessoal. - relevância científica/social. - fontes de dados: - campo: espaço NATURAL de fatos/fenômenos/processos. - laboratório: espaço ARTIFICIAL de produção/captação de fatos/fenômenos/processos. - bibliografia: conjunto de MATERIAIS ESCRITOS a respeito de um fato/fenômeno/processo
20
1. PLANEJAMENTO na prática IDENTIFICANDO O PROBLEMA.
2. REVISÃO DE LITERATURA - “Literatura” são materiais escritos sobre o tema – referentes, correlatos, idênticos. - Descobrir/ler de forma EXPLORATÓRIA, para aumentar EXTENSÃO e PROFUNDIDADE do conhecimento pessoal sobre o tema.
21
1. PLANEJAMENTO na prática IDENTIFICANDO O PROBLEMA.
3. PROBLEMATIZAÇÃO - temas indicam NECESSIDADES. - destacar aspectos problemáticos importantes do tema PERGUNTAS QUESTIONÁRIO ( perguntas relevantes, significativas,curtas e exatas )
22
1. PLANEJAMENTO na prática IDENTIFICANDO O PROBLEMA.
4. DELIMITAÇÃO - escolher uma das perguntas elaboradas. - é um recorte lógico que se faz no tema, para tratá-lo através de um de seus PROBLEMAS (foco).
23
(identificação do problema)
3. Fases 1. PLANEJAMENTO (identificação do problema) ESCOLHA DO TEMA REVISÃO DE LITERATURA PROBLEMATIZAÇÃO DELIMITAÇÃO (preparação do problema) HIPÓTESE(S) O QUE ??? OBJETIVOS ( geral / específicos ) COMO ??? PROCEDIMENTOS RECURSOS ( “escrever planejamento” = PROJETO )
24
1. PLANEJAMENTO na prática PREPARANDO O PROBLEMA.
5. FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE - dar à pergunta escolhida a resposta possível hoje. - juntar o conteúdo da PERGUNTA + o conteúdo da RESPOSTA, em uma FRASE AFIRMATIVA. - é a “verdade pessoal provisória” levantada pelo pesquisador a respeito do tema.
25
1. PLANEJAMENTO na prática PREPARANDO O PROBLEMA.
O QUE será “pesquisado”/resolvido OBJETIVOS. - OBJETIVOS DE CONHECIMENTO são competências intelectuais (afirmações cientificamente aceitáveis) que se pretendem adquirir a respeito de certo conteúdo. - AÇÃO ( VERBO ) + CONTEÚDO. - VERBO DE ACÃO INTELECTUAL + CONTEÚDO INTELECTUAL.
26
1. PLANEJAMENTO na prática PREPARANDO O PROBLEMA.
6. OBJETIVO GERAL - AÇÃO: um verbo intelectual. - CONTEÚDO: a hipótese. - partícula de ligação (se, que, porque, como etc.)
27
1. PLANEJAMENTO na prática PREPARANDO O PROBLEMA.
7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - são os “aspectos problemáticas” percebidas no objetivo geral. a) identificar aspectos importantes do objetivo geral. b) transformá-los em objetivos (verbo + conteúdo). c) verificar a suficiência do conjunto. d) determinar a melhor seqüência lógica.
28
1. PLANEJAMENTO na prática PREPARANDO O PROBLEMA.
COMO conseguir os dados necessários para o desenvolvimento dos raciocínios (OBJETIVOS) ? 8. PROCEDIMENTOS DE COLETA fontes procedimentos típicos - campo LEVANTAMENTO - laboratório EXPERIMENTO - bibliografia PESQUISA BIBLIOGRÁFICA - VARIAÇÕES : pesquisa documental - estudos de caso
29
1. PLANEJAMENTO na prática PREPARANDO O PROBLEMA.
- cada procedimento é planejado em função de cada objetivo específico. - se necessário, utilizar mais de um procedimento por objetivo específico. - DENOMINAÇÃO + breve explicação (exceto para pesquisa bibliográfica simples)
30
1. PLANEJAMENTO na prática PREPARANDO O PROBLEMA.
9. RECURSOS: - verificar a existência e disponibilidade efetivas de pessoas e objetos necessários ao desenvolvimento dos procedimentos. - planejados em função de cada procedimento. - listagem quantificada de pessoas/objetos necessários/disponíveis para o desenvolvimento de cada procedimento.
31
(identificação do problema)
3. Fases 1. PLANEJAMENTO (identificação do problema) ESCOLHA DO TEMA REVISÃO DE LITERATURA PROBLEMATIZAÇÃO DELIMITAÇÃO (preparação do problema) HIPÓTESE(S) O QUE ??? OBJETIVOS ( geral / específicos ) COMO ??? PROCEDIMENTOS RECURSOS ( “escrever planejamento” = PROJETO )
32
1. PLANEJAMENTO na prática ESCREVENDO O PROJETO.
10. PROJETO (planejamento escrito). 1. Área de pesquisa 2. Tema geral 3. Tema específico 4. Justificativa 5. Objetivo geral 6. Objetivos específicos 7. Procedimentos de coleta 8. Recursos 9. Fontes 10. Cronograma
33
1. PLANEJAMENTO na prática ESCREVENDO O PROJETO.
1. ÁREA DE PESQUISA - o nome da CIÊNCIA dentro da qual serão buscados os dados/informações/idéias. 2. TEMA GERAL - o tema inicial escolhido no início do planejamento.
34
1. PLANEJAMENTO na prática ESCREVENDO O PROJETO.
3. TEMA ESPECÍFICO - É o futuro título do texto final. A função de títulos é anunciar o conteúdo. Por isso é extraído da hipótese. - O conteúdo da hipótese (afirmação) é transformado em uma manchete (anúncio), retirando-se da hipótese o tom de afirmação.
35
1. PLANEJAMENTO na prática ESCREVENDO O PROJETO.
4. JUSTIFICATIVA - importância e abrangência do tema específico. 5. OBJETIVO GERAL 6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7. PROCEDIMENTOS DE COLETA 8. RECURSOS 9. FONTES - escritas: AUTOR. Título. Imprenta. - peritos: NOME. Formação. Atividade mais importante.
36
1. PLANEJAMENTO na prática ESCREVENDO O PROJETO.
10. CRONOGRAMA - programação das atividades restantes (coleta de dados/ redação/ digitação-apresentação) no tempo previsto para finalização. - sugere-se que o cronograma seja estilo AGENDA, onde se planeja coleta/ redação/ digitação para cada um dos objetivos específicos.
37
1. PLANEJAMENTO na prática ESCREVENDO O PROJETO.
1. Área de pesquisa 2. Tema geral 3. Tema específico 4. Justificativa 5. Objetivo geral 6. Objetivos específicos 7. Procedimentos de coleta 8. Recursos 9. Fontes 10. Cronograma
38
3. Fases da pesquisa científica 2. EXECUÇÃO COLETA DE DADOS.
1. Planejamento (tema hipótese objetivos = (propostas de raciocínio) 2. Execução Coleta de dados ( juntar dados/informações + objetivos = “texto pensado” (idéias próprias). Redação (escrever “texto pensado” + detalhes anotados). 3. Apresentação gráfica (normas gráficas da ABNT).
39
3. Fases 2. EXECUÇÃO COLETA DE DADOS.
- consiste em desenvolver os procedimentos já planejados para os objetivos do projeto. - juntar os dados/informações necessárias para o desenvolvimento dos raciocínios propostos em cada um dos objetivos específicos. - produz um resultado lógico e um resultado gráfico.
40
3. Fases 2. EXECUÇÃO COLETA DE DADOS.
RESULTADO LÓGICO: dados/informações “alinhavados” em torno de um objetivo (problema), geram um conjunto de idéias próprias “TEXTO PENSADO”. RESULTADO GRÁFICO: anotações de trechos de outros autores, idéias já elaboradas, descrições e detalhes de processos, resultados quantitativos etc. obtidos na coleta e que complementam o “texto pensado”.
41
3. Fases 2. EXECUÇÃO COLETA DE DADOS.
- É na coleta de dados realizada em função de um objetivo que acontece a PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO PESSOAL, “o texto pensado”. - as idéias, o “texto pensado” é que serão agora organizadas como um TEXTO ESCRITO.
42
3. Fases 2. EXECUÇÃO REDAÇÃO CIENTÍFICA.
TEXTO CIENTÍFICO Os elementos gráficos do texto escrito tem correspondentes lógicos do texto pensado. PELO ASPECTO GRÁFICO, um texto científico é um conjunto de parágrafos alinhados abaixo de um título que indica o conteúdo apresentado. PELO ASPECTO LÓGICO, um texto científico é um conjunto de idéias, selecionadas e logicamente ordenadas, com a finalidade de comunicar dados/informações/idéias.
43
3. Fases 2. EXECUÇÃO REDAÇÃO CIENTÍFICA.
TÍTULO aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. - conjunto de IDÉIAS IMPORTANTES que explicam e facilitam o entendimento de um assunto, anunciado pelo TÍTULO. 1. PESQUISA CIENTÍFICA Pesquisar é o exercício intencional da pura atividade intelectual, visando melhorar as condições práticas de existência. A prática, que é critério para a proposição de finalidades e para a verificação de verdades, não é cega, mecânica ou ocasional. Ao contrário, guia-se pela soma de toda a experiência anterior do indivíduo e da humanidade, esta última absorvida na forma de herança cultural. A pesquisa científica não constitui uma atividade acidental de procedimento humano, mas uma forma de ação que lhe é natural, porque realiza uma exigência de sua essência, a de se aperfeiçoar, a de progredir no desenvolvimento de sua humanização.
44
3. Fases 2. EXECUÇÃO REDAÇÃO CIENTÍFICA.
1. PESQUISA CIENTÍFICA Pesquisar é o exercício intencional da pura atividade intelectual, visando melhorar as condições práticas de existência. A prática, que é critério para a proposição de finalidades e para a verificação de verdades, não é cega, mecânica ou ocasional. Ao contrário, guia-se pela soma de toda a experiência anterior do indivíduo e da humanidade, esta última absorvida na forma de herança cultural. A pesquisa científica não constitui uma atividade acidental de procedimento humano, mas uma forma de ação que lhe é natural, porque realiza uma exigência de sua essência, a de se aperfeiçoar, a de progredir no desenvolvimento de sua humanização. - FRASES IDÉIAS - PARÁGRAFO é um conjunto organizado de idéias. - é a menor unidade de texto com sentido completo. - um PARÁGRAFO compõe-se de UMA IDÉIA IMPORTANTE e o conjunto de IDÉIAS SECUNDÁRIAS, que facilitam o entendimento da idéia principal.
45
3. Fases 2. EXECUÇÃO REDAÇÃO CIENTÍFICA.
Redação é fazer a “MONTAGEM ESCRITA DO TEXTO”. É juntar texto pensado com detalhes anotados. 1. SELECIONAR idéias importantes. 2. ORDENAR idéias importantes. 3. REDIGIR cada uma das IDÉIAS IMPORTANTES como UNIDADES DE TEXTO (parágrafos, subtítulos).
46
3. Fases 3. APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO ACADÊMICO/CIENTÍFICO.
1. Planejamento (tema hipótese objetivos = (propostas de raciocínio) 2. Execução Coleta de dados ( juntar dados/informações + objetivos = “texto pensado” (idéias próprias). Redação (escrever “texto pensado” + detalhes anotados). 3. Apresentação gráfica (normas gráficas da ABNT).
47
3. Fases 3. APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO ACADÊMICO/CIENTÍFICO.
AS SETE PARTES GRÁFICAS ESSENCIAIS do trabalho acadêmico. Capa Folha de rosto Sumário Introdução (desenvolvimento) Conclusão Referências
48
3. Fases 3. APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO ACADÊMICO/CIENTÍFICO.
ORDEM DE MONTAGEM (criação) DO TEXTO GRÁFICO 1. (desenvolvimento) 2. CONCLUSÃO 3. INTRODUÇÃO 4. REFERÊNCIAS 5. SUMÁRIO 6. CAPA 7. FOLHA DE ROSTO ORDEM DE APRESENTAÇÃO (encadernação) DO TEXTO GRÁFICO 1. CAPA 2. FOLHA DE ROSTO 3. SUMÁRIO 4. INTRODUÇÃO 5. (desenvolvimento) 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS
49
3. Fases 3. APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO ACADÊMICO/CIENTÍFICO.
ASPECTOS GRÁFICOS GERAIS: - formato do papel. - tipos gráficos e fontes. - margens e espacejamento. - paginação. - encadernação.
50
3. Fases 3. APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO ACADÊMICO/CIENTÍFICO.
1. (desenvolvimento) = conjunto de capítulos ou partes. - divisões: - títulos/subtítulos. - parágrafos. - citações: - curtas/longas. - diretas/indiretas. - referências: - rodapé. - referências bibliográficas em página separada. - autor-data.
51
3. Fases 3. APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO ACADÊMICO/CIENTÍFICO.
2. CONCLUSÃO - síntese das idéias importantes dos capítulos/partes. - um parágrafo por capítulo/parte. - parágrafo conclusivo. “Considerando o acima exposto, conclui-se que (objetivo geral). 3. INTRODUÇÃO - importância/ abrangência do assunto. - apresentação do objetivo geral. - apresentação dos objetivos específicos. (agora já como capítulos).
52
3. Fases 3. APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO ACADÊMICO/CIENTÍFICO.
4. REFERÊNCIAS - listagem das obras escritas consultadas durante a confecção do trabalho. - variações de autoria, título, imprenta, descrição física. - monografias - publicações periódicas - documentos de eventos - documentos jurídicos - documentos com imagem e movimento - documentos iconográficos e cartográficos - documentos sonoros e musicais - documentos consultados on line.
53
3. Fases 3. APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO ACADÊMICO/CIENTÍFICO.
5. CAPA - instituição tuteladora. ( do nível maior para o menor ). - título do trabalho. ( centrado / caracteres especiais ). - cidade /ano. ( em duas linhas ).
54
3. Fases 3. APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO ACADÊMICO/CIENTÍFICO.
6. FOLHA DE ROSTO - autor(es). - título. ( como na capa ). - nota de grau acadêmico ( natureza técnica do trabalho, a quem é apresentado, quem orientou, para que foi feito ). - cidade / ano ( como na capa ).
55
3. Fases 3. APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO ACADÊMICO/CIENTÍFICO.
7. SUMÁRIO - as principais divisões do trabalho, com a indicação numérica da página de início. - as divisões recebem a mesma identificação numérica que as distinguem no texto. - importante para que se entenda a divisão lógica do texto, indicando seqüências e pertenças.
56
3. Fases 3. APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO ACADÊMICO/CIENTÍFICO.
DIVISÕES DO TRABALHO CAPA ACADÊMICO/ lombada CIENTÍFICO FOLHA DE ROSTO errata folha de aprovação dedicatória agradecimentos epígrafe resumo em língua vernácula resumo em língua estrangeira lista de ilustrações e tabelas lista de abreviaturas, siglas e símbolos SUMÁRIO INTRODUÇÃO (desenvolvimento) CONCLUSÃO REFERÊNCIAS glossário apêndice(s) anexo(s) índice(s)
57
FINALIZAND0 ... 2 competências 3 processos 4 produtos PLANEJAMENTO
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PROJETO TEXTO “PENSADO” EXECUÇÃO TEXTO ESCRITO “PESSOAL” APRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CONHECIMENTOS APRESENTAÇÃO TEXTO ESCRITO “PÚBLICO”
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.