A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Diário de Bordo Edilaine Aparecida Dairell Davi Junho 2006

2 Filme – Nenhum a menos Este filme nos fez refletir na persistência em que os educadores exercem o seu trabalho em condições até sub-humanas dentro das escolas. Fazem com que a aprendizagem seja significativa, ensinando valores humanos que é o mínimo para um cidadão ser digno, para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

3 Vivências Fato significativo Músicas Marcantes Considerações Finais
INTRODUÇÃO Vivências Fato significativo Músicas Marcantes Considerações Finais Agradecimentos

4 Introdução Este trabalho consiste em elaborar um diário de bordo através das vivências trabalhadas em sala de aula a do 3º período do Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional. Coordenadoras: Ana Carolina Scalia Rodrigues Beatriz Borges Reis Gilca Santos Vilarinho Voltar

5 Vivências Voltar Mude, e as coisas ao seu redor mudará.
Valores Humanos Se colocar no lugar do outro. Resgatando o eu interior Dinâmica da paisagem Descoberta do outro Voltar

6 Considerações pessoais
Valores Humanos Descrição Metodologia Considerações pessoais Voltar

7 Valores Humanos Descrição – Vivência 1
Facilitadora Professora Beatriz B. Reis Começamos o aquecimento jogando uma bola e dizendo enquanto joga: “um barquinho carregado de...” e uma letra, por exemplo “A” e a pessoa que recebesse a bola deveria falar um sentimento com esta letra. O objetivos foi, reconhecer os valores humanos, familiar, união, amizade, justiça, verdade, entre outros. Voltar

8 Metodologia – Vivência 1
Valores Humanos 1º momento O aquecimento foi com a bola, onde uma pessoa fala uma letra e joga a bola para outra, quem recebeu a bola deve falar uma palavra relacionada a valores humanos ( caridade, amor, fidelidade, justiça, liberdade, etc…) 2º momento Foi distibuida uma folha em branco para cada um, e foi solicitado que retirasse das revistas imagens que representasse o sentimento para expressar de forma não verbal. 3º momento Socialização - Mostrar o trabalho feito aos outros alunos e explicar o que quis passar com a imagem escolhida e com as palavras que foram escritas. Voltar

9 Considerações pessoais – Vivência 1
Valores Humanos Aprendi que devemos ter companheirismo e compartilhar amizades incondicionalmente, tendo no colega força e otimismo para alcançarmos nosso objetivos comuns. Voltar

10 Considerações pessoais
Dinâmica da Paisagem Descrição Metodologia Considerações pessoais Voltar

11 Descrição da vivência - 2
Dinâmica da Paisagem Tivemos momento de reflexão, desenhando um lugar que eu considero importante. E o que eu deveria ser nesta paisagem. Voltar

12 Metodologia – Vivência 2
Dinâmica da Paisagem Ao som da música fechar os olhos e entrar no mundo imaginário, visualizer uma paisagem da natureza, um lugar onde você gostaria de estar agora, veja bem este lugar, o que ele tem (pausa) tem água? Como ela está? Tem mato? Plantas? Flores? Relva? Cachoeira? É no campo? É numa praia? Numa Região Montanhosa? O que mais você está visualizando nesta paisagem? (pausa) Tem animais? Construções? Está um dia de sol? Chuvoso? Quente ou frio? Distribuir uma folha sulfite para cada um e pedir que represente na folha a imagem que visualizaram dom todos os detalhes e elementos da natureza que perceberam.; podem utilizar os giz de cera, lápis de cor, canetinhas (tempo). Após terminarem pedir: observem os elementos da natureza que estão presentes na sua paisagem e selecione um que você mais se identifica com as suas características. Vire a folha e escreva que características aquele elemento tem e que você tem em comum. Voltar

13 Considerações pessoais – Vivência 2
Dinâmica da Paisagem Tivemos momento de reflexão, desenhando um lugar que eu considero importante. E o que eu deveria ser nesta paisagem. Eu escolhi o rio, pois ele transmite calma e perseverança em seguir seu caminho. Passando por vários obstáculos, mesmo assim ele é otimista em realizar seu percurso. Estarei na caminhada, e irei alcançar todos os meus objetivos sem desistir, sendo coerente e otimista. Voltar

14 MUDE, E AS COISAS AO SEU REDOR MUDARÁ
Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

15 Descrição – Vivência 3 “MUDE, E AS COISAS AO SEU REDOR MUDARÁ”
Facilitadoras: Ana Paula, Camila e Fernanda O objetivo desta vivência foi verificar como as pessoas se comportam num ambiente de mudança, onde a criatividade é essencial para realizar um mesmo exercício de varias formas e a pró-atividade dos alunos em ajudar uns aos outros. Voltar

16 Metodologia – Vivência 3
“MUDE, E AS COISAS AO SEU REDOR MUDARÁ” 1º Momento foi realizado uma dinâmica de aquecimento, onde em duplas as pessoas iam contando até 3 mas de diferentes formas (1 era bater palma, 2 era bater na barriga e 3 era dar uma reboladinha) 2º Momento as pessoas tinham que atravessar de um lado para o outro na sala de maneiras criativas, mas apenas 1 dos pés poderia ter contato com o chão. 3º Momento abrimos a discussão para o grupo quanto a situações de mudanças bruscas que exigem criatividade, da frustração de alguém “roubar” sua idéia para atravessar de uma lado para o outro e você ter que voltar a pensar novamente como passar por este obstáculo. Voltar

17 Considerações pessoais -
Vivência 3 “MUDE, E AS COISAS AO SEU REDOR MUDARÁ” O grupo explicitou a mudanças, em especial, a mudança em que nós estamos passando perante o curso. A sala colaborou com a vivência fazendo que fosse um momento de descontração. A dinâmica foi de muita ação e envolvimento, nos fazendo pensar nas nossa atitudes, perante o outro colega, pois a medida que cada um passava o outro teria que atravessar de outra forma. Isso houve atitudes de individualismo, poderíamos ter compartilhado mais idéias para a ajuda do colega.Foi legal e descontraído. Voltar

18 Se colocar no lugar do outro.
Descrição Metodologia Considerações pessoais Voltar

19 Se colocar no lugar do outro.
Descrição – Vivência 4 Se colocar no lugar do outro. Facilitadoras: Carla, Juliana Apda e Kenia Propciar a interação do grupo e a proximidade das pessoas. Recursos: chapéu, papeis com assuntos complexos (aborto, violencia sexual, politica, etc…), dvd com clipe sobre exclusão social, cd. Duração: 40 minutos Voltar

20 Metodologia – Vivência 4 Se colocar no lugar do outro.
1º momento Fizemos um circulo com os participantes, o facilitador pediu que tirasse o chapéu para algo ou alguém e dizer o porque. Se tirar o chapéu para alguma pessoa diz primeiro porque e coloca o chapéu na pessoa. 2º momento Dinâmica do concordo e discordo. Foi entregue papeis com os diversos assuntos. Definir as duplas e quem vai ser concordo e quem vai ser discordo sobre o assunto. Cada dupla pega um papel e terá 5 minutos para discussão. Depois os papeis foram invertidos, quem era concordo será discordo e assim sucessivamente reservar mais 5 minutos. Continua

21 Metodologia – Vivência 4 Se colocar no lugar do outro.
3º momento Socialização a reflexão sobre o significado cognitivo e prático da vivência. Qual é o sentimento ao ter que concordar ou discordar do que você acabou de discordar ou concordar? Como foi se colocar no lugar do outro? Seus prós e contras foram baseados em uma análise pré-conceituosa? Afinal sejamos sinceros: temos ou não pré-conceitos? 4º momento Para fixar a proposta da vivência foi apresentado: clipes sobre guerras, pré-conceitos e diferenças sociais, para reflexão. Música reflexiva da cantora Elis Regina : “ Como os nossos pais”. Todos se abraçam,as luzes apagadas e refletindo sobre a vivência. Voltar

22 Se colocar no lugar do outro.
Considerações Pessoais – Vivência 4 Se colocar no lugar do outro. É necessário ser coerente para aceitar as diferenças sem preconceitos e discriminação. Perceber que o novo está presente em todas as habilidades humanas e sem desigualdade racial, cultural, etc., somos todos iguais. Voltar

23 RESGATANDO O EU INTERIOR
Descrição Metodologia Considerações pessoais Voltar

24 RESGATANDO O EU INTERIOR
Descrição – Vivência 5 RESGATANDO O EU INTERIOR Facilitadoras: Bruna Dione Keila Foi ministrado pelo facilitador o auto conhecimento, buscando a reflexão de cada um do grupo para o que deve ser melhorado. Recursos e materiais necessários: Colchonetes, folhas com o desenho de uma bandeira, folha sulfite, lápis preto, borracha, lápis de cor, giz de cera, aparelho de som e cd´s (Titãs e Enya). Duração: 50 minutos Voltar

25 RESGATANDO O EU INTERIOR
Metodologia – Vivência 5 RESGATANDO O EU INTERIOR Foram questionadas as seguintes situações: O que você mais valoriza na vida? O que gostaria de melhorar em si mesmo? Se você morresse hoje, de que forma gostaria de ser lembrado Qual é o seu principal sonho ou aspiração? O que você mais gosta em sua família? Onde as mesmas foram discutidas e ouvimos alguns testemunhos de nossas colegas. Voltar

26 Considerações pessoais – Vivência 5
RESGATANDO O EU INTERIOR Esta vivência nos trouxe um momento para avaliarmos e refletirmos sobre as nossas conquistas e realizações em nossa vida pessoal e profissional. O facilitadores mostraram o tema com muita segurança e liderança. Voltar

27 Considerações pessoais
Descoberta do Outro Descrição Metodologia Considerações pessoais Voltar

28 Descrição – Vivência 6 Descoberta do Outro
Facilitadoras: Elaine, Janaína, Jeane Aprofundar as relações entre os participantes de um grupo. Eliminar o preconceito ocasionado pelas “primeiras impressões”. Recursos materias: Papel, canetas, cd Duração: 60 minutos Voltar

29 Metodologia – Vivência 6
Descoberta do Outro Ao som da música, foi pedido a nós para fechar os olhos, relaxar o corpo; movimentar a cabeça; ombros; braços e pernas. (música de fundo). Fora feito o seguinte questionamento para reflexão: Como eu vejo você? Como eu penso que você me vê? Como realmente você me vê? Socialização: Qual foi o sentimento ao ouvir o que o outro pensa a seu respeito? Que postura você poderá adotar a partir desse exercício? Quais os aspectos positivos que você destacaria destes momentos vivenciados? A partir desta vivência, você passou a ver de outra forma o seu companheiro de grupo? Quem? Dê um abraço nessa pessoa agora. Continua

30 Metodologia – Vivência 6
Descoberta do Outro A orientação para que cada participante amasse o papel o máximo que puderem. Solicitar que “voltem” as suas folhas ao que eram antes, ou seja, “desamassem-nas”. O facilitador diz: Ninguém, jamais consegue tomar banho num rio duas vezes... Isso significa que, por mais simples, elementar ou superficial que uma experiência possa nos parecer, sempre é possível aprender-se algo diferente. Aqui a folha de papel das suas vidas nunca mais sejam as mesmas de quando vocês entraram aqui, no início dessa vivência. Que saiam modificados por algum aprendizado. Exemplo – Elaine Voltar

31 Considerações pessoais – Vivência 6
Descoberta do Outro “Nós jamais iremos tomar banho num rio duas vezes”... Assim podemos dizer que as experiências através de novos caminhos, sempre é possível aprender-se algo diferente e inovador para o nosso crescimento. A folha de papel amassada é uma representação de que tudo que fizemos nada volta atrás. É preciso ser coerente e pensar bem no que vai ser feito para que não haja arrependimentos. Sempre que modificamos nossas atitudes aprendemos algo novo. Voltar

32 Gabriela e o Papai dela - 2 meses
FATOS SIGNIFICATIVOS Um dos fatos mais marcantes em minha vida foi o nascimento de minha filha, Gabriela. Foi uma surpresa que me causou um susto, mas me trouxe muitas alegrias. Se hoje sou o que sou, com minha persistência e otimismo devo muito a ela, pois me dedico para dar o melhor futuro a ela. 5 meses 4 meses Gabriela e o Papai dela - 2 meses 8 meses Continua Voltar

33 FATOS SIGNIFICATIVOS Outro fato foi significativo, foi a minha volta para a faculdade, pois quando engravidei estava no segundo período. E com o tempo surgiu algumas dificuldades que poderiam me fazer desistir. Mas sou otimismo e brasileira “ eu não desisto nunca” . Voltar

34 Ana Carolina - Part. Seu Jorge É Isso Aí ( Ana Carolina - Belíssima )
Música Marcante É isso aí Há quem acredite em milagres Há quem cometa maldades Há quem não saiba dizer a verdade É isso aí Um vendedor de flores Ensinar seus filhos a escolher seus amores Eu não sei parar de te olhar Não sei parar de te olhar Não vou parar de te olhar Eu não me canso de olhar Não vou parar de te olhar Ana Carolina - Part. Seu Jorge É Isso Aí ( Ana Carolina - Belíssima ) É isso aí Como a gente achou que ia ser A vida tão simples é boa Quase sempre É isso aí Os passos vão pelas ruas Ninguém reparou na lua A vida sempre continua Eu não sei parar de te olhar Eu não sei parar de te olhar Não vou parar de te olhar Eu não me canso de olhar Não sei parar De te olhar Voltar

35 CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste semestre tivemos diversas experiências que nos fez refletir, trazendo crescimento e oportunidades de desempenho pessoal e profissional. É preciso ser forte, pois nos surgem várias obrigações que acabem ficando pra depois, vi que é necessário mais comprometimento para o desenvolvimento de um bom trabalho. Levando-nos a ser um gestor de sucesso. Continua

36 CONSIDERAÇÕES FINAIS Espero que no próximo semestre tudo de renove, e que seja maior o interesse de trabalhos entre grupos. Ana Carolina, Obrigada por todo o desenvolvimento pedagógico que você nos proporcionou, fazendo com que tenhamos ânimo para continuar a caminhada. Boa Férias. FIM Voltar

37 Agradecimentos “A vocês Ana Carolina e Beatriz, à minha princesa, Gabriela ao Joanderson, Lucelena e Jaime, Edmar e toda a minha família pela compreensão e atenção a mim direcionados” Voltar


Carregar ppt "Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google