Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Módulo III – Justiça Restaurativa
Atividade prática: Validação
2
PRÁTICAS RESTAURATIVAS
Validação
3
PRÁTICAS RESTAURATIVAS
4
Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça
PRÁTICAS RESTAURATIVAS Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça Política Judiciária de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses Anexo III VIII - Validação - dever de estimular os interessados a perceberem-se reciprocamente como seres humanos merecedores de atenção e respeito.
5
PRÁTICAS RESTAURATIVAS
Exemplo 1 A mãe de um aluno foi buscá-lo na escola. Quando os dois estavam saindo, o professor não perdeu tempo, aproveitou aquela oportunidade e foi logo dizendo: “Minha senhora, aproveito para lhe dizer que seu filho está com dificuldade de aprendizado. Não adianta ele desenhar o caderno inteiro se não consegue sequer ler um parágrafo do livro de história. Aqui não é escola de artes e preciso que ajude seu filho. Ler e escrever é o mínimo que ele pode fazer, a senhora não acha”? Essa abordagem é construtiva ou negativa? Como seria uma abordagem validativa?
6
PRÁTICAS RESTAURATIVAS
Exemplo 2 Uma professora questiona os projetos de dança e arte da escola referindo-se diretamente a uma aluna: “Não sabe ler uma frase no livro, mas se pedir pra dançar vai até chão, neh? Por isso eu acho que escola não é lugar dessas coisas!” Essa abordagem é construtiva ou negativa? Como seria uma abordagem validativa?
7
PRÁTICAS RESTAURATIVAS
Exemplo 3 Durante a aula de Educação Física um dos alunos se recusou a entrar no time de futebol, ele preferia jogar vôlei, porque tem mais aptidão com os movimentos com as mãos. O professor ficou irritado com a recusa do aluno e disse: “já não gosta nem de estudar, na hora de praticar esporte ainda acha ruim? Esse tipo de aluno só ocupa vaga na escola”. Essa abordagem é construtiva ou negativa? Como seria uma abordagem validativa?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.