A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produção Textual Artigo de Opinião Editorial."— Transcrição da apresentação:

1 Produção Textual Artigo de Opinião Editorial

2 Artigo de Opinião O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao núcleo jornalístico e tem por finalidade a exposição do ponto de vista acerca de um determinado assunto. É importante estar preparado para produzir esse tipo de texto, pois em algum momento poderão surgir oportunidades ou necessidades de expor idéias pessoais através da escrita. Nos gêneros argumentativos, o autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.

3 Artigo de Opinião Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações. Observe: a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver. b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor. c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os. d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender. e) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido.

4 Artigo de Opinião Esquema do Artigo de Opinião: Introdução:
Exposição do problema + Ponto de Vista Desenvolvimento: Interpretação do Problema = Argumentação Conclusão: Resume-se a opinião e cita-se sugestões para a resolução do problema.

5 Artigo de Opinião Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o leitor, a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas. Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e dão maior clareza às idéias.

6 Artigo de Opinião Artigo de opinião em 1a ou 3a pessoa?
Dúvidas: Artigo de opinião em 1a ou 3a pessoa? Geralmente é escrito em primeira pessoa por se tratar de um ponto de vista pessoal. Porém por ser do gênero dissertativo é encontrado também na terceira pessoa, para assim dar mais ênfase as citações usadas. Assina ou não assina? Só assina se a proposta pedir, pois nenhum texto feito para ser avaliado é assinado, exceto quanto a proposta solicita a assinatura explicitamente.

7 Artigo de Opinião O objetivo de um artigo é convencer alguém de uma nova ideia, não convencer alguém da sua inteligência. Escrever um bom artigo de opinião, requer: conhecimento sobre o assunto, domínio sobre outras opiniões daquele tema, e clareza ao expor as suas ideias de forma convincente.


Carregar ppt "Produção Textual Artigo de Opinião Editorial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google