A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARGUMENTAÇÃO Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. O propósito de quem argumenta é convencer seus interlocutores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARGUMENTAÇÃO Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. O propósito de quem argumenta é convencer seus interlocutores."— Transcrição da apresentação:

1 ARGUMENTAÇÃO Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. O propósito de quem argumenta é convencer seus interlocutores da validade de uma posição ou persuadi-los a adotar um determinado comportamento.

2 Elementos comunicativos da argumentação:
Emissor -> É a pessoa que faz a argumentação. Em algumas vezes, ele permanece no anonimato, como ocorre, por exemplo, na maioria dos anúncios publicitários. O prestígio do emissor é um fator que aumenta a força da argumentação. Destinatário –> É a pessoa ou o grupo de pessoas a quem se dirige a argumentação.

3 O modo de argumentação –> Diz respeito a questões como o caráter público ou privado da argumentação, a presença ou a ausência física do destinatário, assim por diante. A argumentação será eficaz na medida em que o emissor consegue que o destinatário adote o ponto de vista defendido ou modifique seu comportamento no sentido desejado.

4 Os argumentos A opinião que se sustenta recebe o nome de tese, e as razões que se alegam em sua defesa denominam-se argumentos. Nem todos os argumentos têm o mesmo poder de persuasão. A força persuasiva de um argumento depende de sua consistência interna e do grau de aceitação da premissa na qual se apoia. Um argumento é consistente quando está bem construído e serve para defender a tese.

5 No enunciado a seguir, por exemplo, emprega-se um argumento consistente: Fumar é prejudicial à saúde porque o cigarro contém substâncias que originam doenças. Não seria consistente, entretanto, o argumento que é usado neste outro enunciado: Fumar é prejudicial à saúde porque meu primo sofreu um acidente quando estava fumando.

6 Partes do texto argumentativo
A tese é a ideia que será defendida e, em geral, é expressa no início do texto. Os argumentos são as razões que discutem para sustentar a tese. A conclusão é a parte final da argumentação; a tese é retomada e os argumentos, resumidos.


Carregar ppt "ARGUMENTAÇÃO Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. O propósito de quem argumenta é convencer seus interlocutores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google