Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Planejamento Estratégico
2
Planejamento Estratégico
Método pelo qual a empresa define a mobilização de seus recursos para alcançar os objetivos propostos. É um planejamento global a curto, médio e longo prazo.
3
O planejamento identifica:
Por que a organização existe? O que e como ela faz? Onde ela quer chegar?
4
Elaboração do plano estratégico
1. Formulação dos objetivos organizacionais 2. Análise interna das forças e limitações da empresa 3. Análise externa 4. Formulação das Alternativas Estratégicas 5. Definição de Indicadores 6. Cronograma
5
1. Formulação dos objetivos organizacionais
Planejamento Estratégico - Prof. Márcios Éverson Ribeiro 1. Formulação dos objetivos organizacionais A empresa define os objetivos globais que pretende alcançar a longo prazo e estabelece a ordem de importância e prioridade em uma hierarquia de objetivos. Clique para adicionar texto
6
2. Análise interna das forças e limitações da empresa
Planejamento Estratégico - Prof. Márcios Éverson Ribeiro 2. Análise interna das forças e limitações da empresa Pontos fortes e fracos Clique para adicionar texto
7
2. Análise interna das forças e limitações da empresa
Planejamento Estratégico - Prof. Márcios Éverson Ribeiro 2. Análise interna das forças e limitações da empresa Análise dos recursos (recursos financeiros, máquinas, equipamentos, matérias-primas, recursos humanos, tecnologia etc.) de que a empresa dispõe para as suas operações atuais ou futuras. Análise da estrutura organizacional da empresa, seus aspectos positivos e negativos, divisão de trabalho entre departamentos e unidades e como os objetivos organizacionais foram distribuídos em objetivos departamentais. Avaliação do desempenho da empresa, em termos de lucratividade, produção, produtividade, inovação, crescimento e desenvolvimento dos negócios. Clique para adicionar texto
8
Planejamento Estratégico - Prof. Márcios Éverson Ribeiro
3. Análise externa Análise do ambiente externo que envolve: Mercados abrangidos pela empresa, características atuais e tendências futuras, oportunidades e perspectivas. Concorrência ou competição A conjuntura econômica, tendências políticas, sociais, culturais, legais etc., que afetam a sociedade e todas as demais empresas. Clique para adicionar texto
9
4. Formulação das Alternativas Estratégicas
Planejamento Estratégico - Prof. Márcios Éverson Ribeiro 4. Formulação das Alternativas Estratégicas Alternativas para alcançar objetivos Ações Futuras Clique para adicionar texto
10
5. Definição de Indicadores
Planejamento Estratégico - Prof. Márcios Éverson Ribeiro 5. Definição de Indicadores Estabelecimento de critérios de avaliação; Indicadores de metas; Medidas de correção; Estratégias de contingência; Clique para adicionar texto
11
Planejamento Estratégico - Prof. Márcios Éverson Ribeiro
6. Cronograma Defina: Prazos; Responsabilidades; Medidas de contingência; Clique para adicionar texto
12
Planejamento Nível Planejamento Conteúdo Prazo Características
Macroorientado: aborda a empresa como uma totalidade Institucional Estratégico Genérico e Sintético Longo Menos genérico e mais detalhado Aborda cada unidade de trabalho ou cada unidade de custo separadamente Intermediário Tático Médio Microorientado: aborda cada tarefa ou operação isoladamente Operacional Operacional Detalhado e analítico Curto
13
Planos Táticos Planos Operacionais Planejamento Estratégico
Financeiro Fluxo de Caixa Investimentos Aplicações Planejamento Estratégico Planejamento da Produção Produção Alcance dos Objetivos Departamentais Manutenção Abastecimento Planejamento de Marketing Vendas Propaganda Planejamento de RH Treinamento
14
Planejamento Tático O planejamento tático tem por objetivo otimizar determinada área/setor e não a organização como um todo, isto é, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico.
15
Planejamento Tático Características Principais:
Processo permanente e contínuo; Aproxima o estratégico do operacional; Aproxima os aspectos incertos da realidade; É executado pelos níveis intermediários da organização; Pode ser considerado uma forma de alocação de recursos; Tem alcance mais limitado do que o planejamento estratégico, ou seja, é de médio prazo; Produz planos mais bem direcionados às atividades organizacionais.
16
Planejamento Tático Conceito:
Representa uma tentativa da organização de integrar o processo decisório e alinhá-lo à estratégia adotada, para orientar o nível operacional em suas atividades e tarefas, a fim de atingir os objetivos organizacionais anteriormente propostos (CHIAVENATO, 1994). c2008, Valentim
17
Planejamento Tático Questões essenciais: O quê fazer? Dá para fazer?
Vale a pena fazer? Quem faz? Como fazer bem? Funciona? Quando fazer?
18
Planos Táticos Planos Operacionais Planejamento Estratégico
Financeiro Fluxo de Caixa Investimentos Aplicações Planejamento Estratégico Planejamento da Produção Produção Alcance dos Objetivos Departamentais Manutenção Abastecimento Planejamento de Marketing Vendas Propaganda Planejamento de RH Treinamento
19
Planejamento Operacional
Preocupa-se com os métodos operacionais e alocação de recursos: Detalhamento das etapas do projeto; Métodos, processos e sistemas aplicados; Pessoas: responsabilidade, função, atividades/tarefas; Equipamentos necessários; Prazos e cronograma.
20
Planejamento Operacional
Análise dos objetivos Planejamento do uso do tempo Planejamento dos recursos Avaliação dos riscos Políticas e procedimentos Estrutura organizacional Estabelecimento do cronograma Elaboração do orçamento
21
Planejamento Operacional
Análise dos objetivos Identificação das atividades Programação do trabalho Cronograma
22
leonardoti.xpg.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.