A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
O TEXTO JORNALÍSTICO A NOTÍCIA é a base do jornalismo: é o seu objeto e o seu fim. Ela fixa e pereniza um acontecimento e torna-o acessível ao público. Para maiores exemplos, dê uma olhada no jornal do dia que estiver à mão. A notícia tem como objetivo informar. Essa informação deve ser entendida como a veiculação de um fato real que desperte interesse e chegue ao leitor de maneira rápida e direta. Por isso o primeiro parágrafo de uma notícia apresenta, normalmente, um apanhado geral dos fatos: QUEM? O QUÊ? QUANDO? ONDE? COMO? PORQUÊ? Fases da produção da notícia: seleção de eventos. ordenação dos eventos. identificação dos que tomaram parte dos eventos.

2 A notícia deve reunir: INTERESSE, IMPORTÂNCIA, ATUALIDADE e VERACIDADE.
A notícia interpretativa deve conter tantos pormenores quantos forem necessários para explicá-la melhor, contribuindo, assim, para o discernimento e para o estabelecimento de paralelos. Opinar exige cuidados que contribuem para a clareza de um ponto de vista. Nesse sentido, a notícia requer tratamento e elaboração. Manchete: uma notícia precisa ser anunciada por uma manchete. O título da notícia é, ao mesmo tempo, uma manchete e tem o papel de resumir o fato. “Olho” da notícia: vem logo abaixo da manchete, numa frase que trata de acrescentar mais uma informação. Legenda: explicação que acompanha fotos ou ilustrações. É um código verbal traduzindo o outro. As legendas são descritivas.

3 TIPOS DE TEXTOS JORNALÍSTICOS
1. Artigo: texto em que prevalece uma opinião pessoal baseada em análise de situação ou dos fatos. Se consistente, apresenta naturalidade e concisão. Em geral, o artigo procura explicar um fato e sua motivação apóia-se no desejo do jornalista em informar ou interpretar (ex: notícia interpretativa). 2. Editorial: texto jornalístico que analisa um assunto e forma valorativa, a partir do ponto de vista da empresa jornalística. Apresenta um “diagnóstico” e uma “receita” para a questão em pauta (ex: jornal do dia). 3. Reportagem: trata de assuntos não relacionados a fatos novos, buscando certo conhecimento do mundo. Inclui investigação e interpretação (ex: Globo - eleições americanas). 4. Nota: notícia breve que se destina à informação rápida.

4 5. Crônica: caracteriza-se particularmente pelo estilo descontraído que a faz situar entre o jornalismo e a literatura. É constituída de acontecimentos diários que propiciam reflexões da exposição da visão do cronista, a linguagem utilizada ou é sentimental, ou emotiva, ou irônica, ou sarcástica. Pode ser de três tipos: a. crônica-comentário: visão pessoal, 1a. pessoa explícita ou implícita, vocabulário familiar. Não tem forma fixa: pode ser narração, descrição, diálogo. Giram em torno de fatos que proporcionam reflexões. b. crônica lírica: linguagem sentimental. c. crônica narrativa: 1a. ou 3a. pessoa e privilegia a narração. Recheada de humor, ironia e as idéias giram em torno de fatos da história.

5 A LINGUAGEM JORNALÍSTICA
A linguagem jornalística adota o padrão culto da língua, sem contudo perder de vista o universo do leitor. Exige o emprego do mínimo de palavras e o máximo de informação, correção, clareza e exatidão. Para uma boa redação de textos jornalísticos, observe estes procedimentos: adote como norma a ordem direta, elaborando frases com a seguinte estrutura: sujeito, verbo e complemento. empregue o vocabulário usual. Adote esta regra prática: nunca escreva o que você não diria. Termos técnicos ou difíceis devem ser evitados. Se tiver que escreve-los, coloque entre parênteses seu significado. As gírias devem ser usadas apenas em casos especiais. nunca use duas palavras se puder usar uma só. evite os superlativos e adjetivos desnecessários.


Carregar ppt "ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google