A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INOVAÇÃ0 Conhecimento Aprendizado Estratégia POR QUE INOVAR?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INOVAÇÃ0 Conhecimento Aprendizado Estratégia POR QUE INOVAR?"— Transcrição da apresentação:

1

2 INOVAÇÃ0 Conhecimento Aprendizado Estratégia

3 POR QUE INOVAR?

4 “Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos."

5 NOVOS “PROBLEMAS SIGNIFICATIVOS” Urbanização populacional – No mundo 3,5 bilhões de pessoas vivem nas cidades, no Brasil 84,1% da população vive nas cidades Diversidade social,cultural, política e econômica A Aldeia global Novo perfil do mercado – virtual, segmentado, próssumidores Sustentabilidade social, econômica e ambiental

6 O QUE É INOVAÇÃO? Schumpeter: Inovação Econômica Inovações são o fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico. “Empreendimento” = concretização de uma Inovação. “Empresário” (Empreendedor) = realizador da Inovação.

7 O QUE É INOVAÇÃO? Inovação Social Manzini Mudanças no modo como indivíduos ou comunidades agem para resolver seus problemas ou criar novas oportunidades.

8 O QUE É INOVAÇÃO? Inovação Corporativa Drucker Inovação é atribuir novas capacidades aos recursos existentes na empresa, gerando riqueza The 3M Way to Innovation Novas idéias + ações que produzem resultados

9

10 ORGANIZAÇÃO INOVADORA

11 Ambiente Interno Inovador Processos de Inovação Pessoas Resultados Liderança e Estratégia

12 Liderança e Estratégia Envolvimento pessoal das lideranças Escolha das estratégias de inovação Nível de risco Montante dos investimentos Equilíbrio do portfólio de inovação Criação de um ambiente favorável a inovação

13 Escolha das estratégias de inovação Organi- zacional Tecno- lógica Voltada para o Mercado Voltada para dentro Gestão Processo Modelo de Negócio Modelo de Negócio Produto

14 PESSOAS

15

16 Relaxe... Explore... Vá sem pressa... Vagueie sem destino... Quem chegar primeiro é a mulher do padre! PESSOAS

17 PROCESSOS DE INOVAÇÃO ABORDAGEM DO DESIGN

18 PROCESSOS DE INOVAÇÃO CONHECIMENTO OGANIZACIONAL Informação Experiência Valores Insigts Praticabilidade Viabilidade Desejabilidade Conhecimento de design Atributos do produto/serviço

19 PROCESSOS DE INOVAÇÃO Experiência Significativa Emocionalmente satisfatória Participação ativa Expectativas elevadas

20 ECO-CICLO ORGANIZACIONAL Documentação Sistemas Portfólio Objetivos Banco de idéias Projetos Novos serviços Redes criativas

21 AMBIENTE INTERNO INOVADOR  Relações Sócio-Culturais  Facilitador da criatividade  Relações interfuncionais e interorganizacionais (equipes)  Estrutura mais orgânica do que mecânica  Ações formais e informais de desenvolvimento de competências  Sistemas de recompensa e reconhecimento  Abertura a redes externas

22 RESULTADOS Medidas de resultados externos Patentes Trabalhos científicos Novos produtos Faturamento com novos produtos Percepção dos clientes quanto às inovações

23 RESULTADOS Medidas de resultados internos N. de idéias p/funcionário Diminuição de custos operacionais N. De equipes de solução de problemas Tempo médio de inovação para lançamento de novo produto/serviço Percepção dos funcionários em relação ao clima interno para a inovação

24 RANKING DE INOVAÇÃO MUNDIAL-PAÍSES 1º Suiça 2º Suécia 3º Singapura 4º Finlândia 5º Reino Unido 6º Holanda 7º Dinamarca 8º Hong Kong 9º Irlanda 10º EUA 58º BRASIL O Brasil perdeu 32 posições de 2011 para 2012, As principais causas estão relacionadas aos indicadores de criatividade no ambiente de negócios e na defasagem na Educação Superior Fonte: INSEAD/WIPO

25 RESUMO  Aprendizagem e adaptação são essenciais em um futuro incerto – assim a inovação é um imperativo  Inovação tem a ver com interação de tecnologia, mercado e organização  Inovação de sucesso baseia-se em estratégia  Inovação de sucesso depende de relacionamentos internos e externos eficazes  Inovação de sucesso exige mecanismos que possibilitem que a mudança aconteça  Inovação de sucesso somente acontece dentro de um contexto organizacional apoiador

26 OBRIGADO! E BOM EVENTO foximenes@senacrs.com.br

27


Carregar ppt "INOVAÇÃ0 Conhecimento Aprendizado Estratégia POR QUE INOVAR?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google