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PublicouManuela Mirante Alterado mais de 9 anos atrás
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INOVAÇÃ0 Conhecimento Aprendizado Estratégia
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POR QUE INOVAR?
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“Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos."
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NOVOS “PROBLEMAS SIGNIFICATIVOS” Urbanização populacional – No mundo 3,5 bilhões de pessoas vivem nas cidades, no Brasil 84,1% da população vive nas cidades Diversidade social,cultural, política e econômica A Aldeia global Novo perfil do mercado – virtual, segmentado, próssumidores Sustentabilidade social, econômica e ambiental
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O QUE É INOVAÇÃO? Schumpeter: Inovação Econômica Inovações são o fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico. “Empreendimento” = concretização de uma Inovação. “Empresário” (Empreendedor) = realizador da Inovação.
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O QUE É INOVAÇÃO? Inovação Social Manzini Mudanças no modo como indivíduos ou comunidades agem para resolver seus problemas ou criar novas oportunidades.
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O QUE É INOVAÇÃO? Inovação Corporativa Drucker Inovação é atribuir novas capacidades aos recursos existentes na empresa, gerando riqueza The 3M Way to Innovation Novas idéias + ações que produzem resultados
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ORGANIZAÇÃO INOVADORA
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Ambiente Interno Inovador Processos de Inovação Pessoas Resultados Liderança e Estratégia
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Liderança e Estratégia Envolvimento pessoal das lideranças Escolha das estratégias de inovação Nível de risco Montante dos investimentos Equilíbrio do portfólio de inovação Criação de um ambiente favorável a inovação
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Escolha das estratégias de inovação Organi- zacional Tecno- lógica Voltada para o Mercado Voltada para dentro Gestão Processo Modelo de Negócio Modelo de Negócio Produto
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PESSOAS
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Relaxe... Explore... Vá sem pressa... Vagueie sem destino... Quem chegar primeiro é a mulher do padre! PESSOAS
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PROCESSOS DE INOVAÇÃO ABORDAGEM DO DESIGN
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PROCESSOS DE INOVAÇÃO CONHECIMENTO OGANIZACIONAL Informação Experiência Valores Insigts Praticabilidade Viabilidade Desejabilidade Conhecimento de design Atributos do produto/serviço
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PROCESSOS DE INOVAÇÃO Experiência Significativa Emocionalmente satisfatória Participação ativa Expectativas elevadas
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ECO-CICLO ORGANIZACIONAL Documentação Sistemas Portfólio Objetivos Banco de idéias Projetos Novos serviços Redes criativas
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AMBIENTE INTERNO INOVADOR Relações Sócio-Culturais Facilitador da criatividade Relações interfuncionais e interorganizacionais (equipes) Estrutura mais orgânica do que mecânica Ações formais e informais de desenvolvimento de competências Sistemas de recompensa e reconhecimento Abertura a redes externas
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RESULTADOS Medidas de resultados externos Patentes Trabalhos científicos Novos produtos Faturamento com novos produtos Percepção dos clientes quanto às inovações
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RESULTADOS Medidas de resultados internos N. de idéias p/funcionário Diminuição de custos operacionais N. De equipes de solução de problemas Tempo médio de inovação para lançamento de novo produto/serviço Percepção dos funcionários em relação ao clima interno para a inovação
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RANKING DE INOVAÇÃO MUNDIAL-PAÍSES 1º Suiça 2º Suécia 3º Singapura 4º Finlândia 5º Reino Unido 6º Holanda 7º Dinamarca 8º Hong Kong 9º Irlanda 10º EUA 58º BRASIL O Brasil perdeu 32 posições de 2011 para 2012, As principais causas estão relacionadas aos indicadores de criatividade no ambiente de negócios e na defasagem na Educação Superior Fonte: INSEAD/WIPO
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RESUMO Aprendizagem e adaptação são essenciais em um futuro incerto – assim a inovação é um imperativo Inovação tem a ver com interação de tecnologia, mercado e organização Inovação de sucesso baseia-se em estratégia Inovação de sucesso depende de relacionamentos internos e externos eficazes Inovação de sucesso exige mecanismos que possibilitem que a mudança aconteça Inovação de sucesso somente acontece dentro de um contexto organizacional apoiador
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OBRIGADO! E BOM EVENTO foximenes@senacrs.com.br
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