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Workshop G5/6 Agentes Jovens

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Apresentação em tema: "Workshop G5/6 Agentes Jovens"— Transcrição da apresentação:

1 Workshop G5/6 Agentes Jovens

2 AGENDA Pesquisas quantitativas - recolher Pesquisa Qualitativa – como analisar Critérios para eleger representantes do G5/6 no Seminário Mapeamento

3 Pesquisas Quantitativas
Dificuldades Situações inesperadas Entrega dos resultados será feita via e no próximo G22

4 Pesquisas Qualitativas
Ler as respostas de todos os entrevistados, pergunta por pergunta Primeiro as respostas da pergunta 1 de todos, depois as respostas da 2 e assim por diante...

5 Pesquisas Qualitativas
Classificar o que foi dito pelos entrevistados. Ex: “...acho que os alunos abandonam a escola devido à necessidade de trabalhar para ajudar a família...” – entrevistado 1 “...penso que a principal causa da evasão escolar é a atual situação econômica dos lares...” – entrevistado 4 Classificação: Família Classificação: Problemas financeiros

6 Pesquisas Qualitativas
Escrever uns dois ou três parágrafos de relatório para cada pergunta. Ex. anterior: “alguns entrevistados apontaram fatores financeiros como os principais motivos da evasão escolar. Em muitos casos o abandono por motivos financeiros tem relação com a família e sua situação econômica”

7 Pesquisas Qualitativas
O relatório deverá ser entregue no próximo G22, impresso e em cd.

8 Forum de Agentes Jovens
Um aluno por G5/6 ficará um dia a mais em São Paulo para representar o grupo no Seminário Nacional do Instituto Unibanco.

9 Forum de Agentes Jovens
Quais são as características que o representante deve ter? Definição de critérios para a escolha do representante. A escolha será realizada no próximo G22.

10 Melhoria da qualidade do ensino (português e matemática)
Mapeamento - Foco Evasão Escolar Melhoria da qualidade do ensino (português e matemática)

11 Será entregue no próximo G22.
Mapeamento Será entregue no próximo G22. Deve contemplar uma área em um raio de, no mínimo, quadras da escola (2 ao norte, 2 ao sul, 2 ao oeste, 2 a leste).

12 Mapeamento A apresentação dos resultados é livre, mas deve contemplar um mapa da área com indicadores (google maps). Lista dos “visíveis” e “invisíveis” mapeados com descrição. Fotos, ilustrações, depoimentos, sempre ajudam muito na apresentação. Deve estar em formato A4

13 Mapeamento Comunitário Metodologia desenvolvida pelo Cidade Aprendiz

14 Mapeamento Mapa dos Visíveis (recursos facilmente percebidos como educativos. Ex. museu, teatro, biblioteca) Mapa dos Invisíveis (direcionamento de um novo olhar - possibilidades pedagógicas inusitadas. Ex. praça abandonada, aposentado que transforma-se em contador de histórias, oficina mecânica que passa a ser um laboratório de física)

15 Mapeamento de potenciais e oportunidades
Mapeamento externo - Identificação de características e atrativos da comunidade (identificação da origem, costumes, tradições, personagens e vocação da comunidade) - Mapeamento de Locais e de Aliados da Aprendizagem (mapa dos visíveis e dos invisíveis)

16 Definir objetivos Combate à evasão Melhoria do desempenho
• Possibilidade de conhecer a comunidade – aspectos sociais, afetivos e geográficos; • Articulação com a comunidade; • Construção de uma rede social com foco na comunicação; • Sensibilização dos agentes sociais para a questão do pertencimento; • Facilitação de acessos e abertura de novos caminhos na comunidade; • Aproximação de agentes sociais distintos: poder público, iniciativa privada, meio acadêmico, comunicadores, rede pública de ensino, líderes comunitários, moradores e adolescentes; • Localizar potenciais e os espaços educativos; • Contribuir com um mapa para a comunidade para uso coletivo; Combate à evasão Melhoria do desempenho

17 Análise e divulgação dos dados
Organização Para garantir que o mapeamento dê certo, é preciso organizar bem o tempo das atividades PLANEJAMENTO EXECUÇÃO (Trabalho de campo) Análise e divulgação dos dados

18 Planejamento Os agentes comunitários devem definir:
- Os objetivos do mapeamento (ex. articular potenciais do bairro; buscar parcerias com o comércio local) - Qual local será mapeado (quais ruas querem mapear) - O que será mapeado (ex. comércio; lazer; espaços educativos, postos de saúde) - Qual a melhor forma de realizar esse mapeamento - As responsabilidades de cada um - Possíveis parceiros e líderes comunitários que podem participar das próximas etapas - Cronograma básico para o início das ações/atividades

19 Planejamento Para o dia do mapeamento, deve-se preparar:
- Kit organizado com todos os materiais necessários (câmeras fotográficas; papel e caneta para anotações; mapa completo da comunidade; crachás; questionários e textos de divulgação e informações do dia) - Vale até pensar em protetor solar, guarda-chuva, água para o trajeto e kit de primeiro socorros.

20 - Análise e discussão sobre os dados levantados na comunidade:
- Atualizar o mapa, indicando capa ponto mapeado - Organizar os registros: textos, fotos, etc Pós-mapeamento

21 Planejamento O mapeamento não precisa ser realizado num único dia. Ele pode ser realizado em várias etapas. A sugestão de fazer um grande evento é simplesmente uma forma de conseguir mobilizar uma maior quantidade de agentes comunitários. Vale ressaltar a importância de continuar com o levantamento sempre que necessário, pois a possibilidade de realizar parcerias é infinita.

22 EXEMPLOS DE MAPEAMENTO

23 GRAJAÚ (São Paulo)

24 Adesivo desenvolvido pelos jovens do Ensino Fundamental do CEU Grajaú para identificar os espaços mapeados. Cada lugar visitado que respondesse ao questionário, ganhava um adesivo.

25 Carta de apresentação do mapeamento à comunidade desenvolvida pelos jovens do Ensino Fundamental do CEU Grajaú.

26 Exemplo da área mapeada no Mapeamento do Grajaú: 5 grupos se dividiram nessa grande extensão.

27 46 escolas da grande são paulo e vale do paraíba

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31 Adesivo Identificação de locais a serem mapeados

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39 Tipos de parcerias firmadas
Disponibilização de espaços (como campo de futebol, por exemplo) para realização de atividades da escola Voluntários para a promoção de oficinas e palestras sobre suas especialidades na escola Voluntários para a realização de serviços (como cabeleireira) em atividades Doação de materiais, recursos financeiros, alimentos, entre outros Abertura da empresa para que os alunos possam estagiar ou atuar como aprendizes de uma atividade profissional Participação em espaços de discussão do bairro, como encaminhar as sugestões de melhoria para Associação de Moradores Cursos gratuitos para alunos da escola

40 Mapeamento em escola EE Profa Maria Aparecida Ferreira – Poá (SP)
-Dois dias inteiros de levantamento: 887 lugares mapeados e uma série de parcerias concretizadas. - Mural divulgando que a comunidade seria mapeada. Jovens passaram de classe em classe avisando e convidando outros alunos para o mapeamento. - Carta para a comunidade: pessoas foram avisadas sobre a atividade. Manual com orientações de como os jovens deveriam se aproximar da comunidade, com formas de tratamento e direcionamentos para o que possivelmente poderiam encontrar pela frente.

41 Dúvidas

42 Obrigado


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