A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como Bom Pastor. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus hoje nos propõe.

5 O Evangelho apresenta Cristo como o Bom Pastor, cuja missão é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho; as ovelhas, por sua vez, são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta e a segui-lo. É dessa forma que encontrarão a vida em plenitude.

6 A primeira leitura propõe-nos duas atitudes diferentes diante da proposta que o Pastor (Cristo) nos apresenta. De um lado, estão essas “ovelhas” cheias de auto-suficiência, satisfeitas e comodamente instaladas nas suas certezas; de outro, estão outras ovelhas, permanentemente atentas à voz do Pastor, que estão dispostas a arriscar segui-lo até às pastagens da vida abundante. É esta última atitude que nos é proposta.

7 Onde é que eu me situo? Na atitude de quem nasceu cristão sem ter feito muito para isso e que vive a sua religião sem riscos, sem exigências de radicalidade e de autenticidade, ou na atitude de quem se deixa continuamente desafiar, se deixa questionar por Deus, aceita viver numa dinâmica contínua de conversão e sente que a sua caminhada em direcção à vida nova nunca está acabada ?

8 O salmo convida a terra inteira a louvar o Senhor, porque Ele guia o rebanho com amor eterno.

9 A segunda leitura apresenta a meta final do rebanho que seguiu Jesus, o Bom Pastor: a vida total, de felicidade sem fim. Jesus, o Cordeiro pascal, vencedor da morte, é o pastor que conduz às fontes de água viva.

10 O que é preciso para aí chegar? Apenas acolher o dom da salvação que nos é feito pelo nosso Deus. Se aceitarmos a proposta de Jesus e seguirmos atrás dele no caminho do amor, da entrega, do dom da vida, se virmos nele o pastor que nos conduz às fontes de água viva, chegaremos indubitavelmente à vida definitiva, à comunhão com Deus, à felicidade plena.

11 Atualizando Como rebanho de Cristo, somos chamados a seguir e escutar a voz do Pastor, apascentando, com amor, as ovelhas a nós confiadas. Paulo e Barnabé mostram que nada pode impedir a difusão do Evangelho.

12 A palavra de Deus na celebração O Bom Pastor, hoje, nos chama a participar de seu banquete. Que a exemplo da assembléia do céu, que já lavou e alvejou suas vestes no sangue do Cordeiro possamos nós, também, vencer todas as tribulações deste mundo e fazer da nossa vida, um verdadeiro culto de louvor a Deus.

13 Na nossa cultura urbana, a imagem do pastor é uma parábola de outras eras, que pouco diz à nossa sensibilidade; em contrapartida, conhecemos bem a figura do líder, do presidente, do chefe: não raras vezes, é alguém que se impõe, que manipula, que arrasta, que exige…

14 Mas o Evangelho que hoje nos é proposto convida-nos a descobrir a figura bíblica do Pastor: uma figura que evoca doação, simplicidade, serviço, dedicação total, amor gratuito. É alguém que é capaz de dar a própria vida para defender das garras das feras as ovelhas que lhe foram confiadas.

15 TEXTOS EXTRAÍDOS DA: REVISTA LUITURGICA. Ir. Veronice Fernandes Ir. Helena Ghiggi 1)PROVÍNCIA PORTUGUESA DOS SACERDOTES DO CORAÇÃO DE JESUS (DEHONIANOS)

16 QUE JESUS, O BOM PASTOR, NOS CONDUZA AO REDIL ETERNO! BEIJOS EM SEU CORAÇÃO MARINEVES MARINA


Carregar ppt "O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google