A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:

2 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos
Sumário ???? Módulo III: Ferramentas de Gestão Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão Outros sistemas de gestão Sistemas de Gestão de Organizações Sistemas de Gestão de Problemas Sistemas de Gestão de Documentação Gestão de Rede e Gestão de Sistemas Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

3 Outros sistemas de gestão
Plataformas de Gestão Outros sistemas de gestão Ainda não está comentado Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

4 Classificação das Ferramentas de Gestão
Sistemas de Gestão de Organizações Negócio Serviço Rede Rede Elementos de rede Ainda não está comentado. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

5 Sistemas de Gestão de Problemas
1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

6 Sistema de Gestão de Problemas
Estrutura do Sistema de Gestão de Problemas (SGP) Informação do Problema Causa da falta Reposição de serviço Estatísticas Avaliação de QoS Saída TTS Processamento Diagnóstico Base de Dados de Conheci- mento Base de Dados de Problemas Acção Filtragem Sistema Inteligente 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Acção a realizar Fluxo de Trabalho Entrada Filtragem e correlação Notificações Problemas (BD) Notificação de Problema Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

7 Sistema de Gestão de Problemas
Estrutura de Informação de Problema Identificador Estado Dados do Utilizador Dados dos componentes e serviço Data de ocorrência ou de registo Dados da falta organização Informação de Problema Lista de Acções Data Tipo de acção Resultado ... Data Tipo de acção Resultado ... Data Responsável Explicação ... Lista de Responsabilidades 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Causa da falha Falha reparada Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

8 Sistema de Gestão de Problemas
Integração no ambiente de operação Utilizador Operador …. Cliente Inteligente Administração de Informação Outros directórios (Ex: X.500) Rede e Sistema de Documentação Help-Desk Sistema de Gestão de Problemas Servidor Inteligente Ferramentas de Gestão 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Correlação de Eventos Plataforma de Gestão de Rede Plataforma de Gestão de Sistema Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

9 Sistema de Gestão de Problemas - ITU-T
X.790 Relatos de Problemas (RPs) Como se acompanha ? REs(estado do problema) Actualização do RP por alteração de estado Histórico de RPs Quem acompanha ? Fornecedor Quem detecta ? Agente (Aplicação) Gestor (Aplicação) Pessoal (Fornecedor) Acompa- nhamento Fornecedor Criação Gestão Porque se cria? Falha Resolução de RPs Manutenção Como se repara ? Identificar contactos Escalonar RPs Alterar a execução (suspender/reactivar) Pedir info.novos RPs Controlar tempo Estatística 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Resolução Fecho Como se finaliza ? Gestor detecta resolução Fecha / não fecha o RP Fecho de RP: histórico Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

10 Sistema de Gestão de Problemas-ITU
Formato de RP M-Get Definição de Formato de RP Informação de Gestão de Problema M-Get RP de Fornecedor Serviço Controlo de Gestão de Problema M-Get / M-Set M-Create / M-Delete RP de Telecomunicação com problemas Pessoal de Contacto M-Get Contacto Informação de Actividade de Reparação M-Get Actividade de Reparação Pessoal de Contacto M-Get Contacto Informação de Actividade de Reparação M-Get Notificações de Histórico de Problema Actividade de Reparação Log 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Histórico de Problema Recolha de Histórico de RP M-GET M-Event-Report Função de Relato de Eventos Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

11 Sistema de Gestão de Problemas - TM-Forum
NMF-501 NMF-601 Relatos de Problemas (RPs) Como se acompanha ? Informação ao Cliente Actualização do RP por alteração de estado Histórico de RPs Quem acompanha ? Cliente Quem detecta ? Cliente Fornecedor Acompa- nhamento Cliente Criação Gestão Porque se cria? Falha Resolução de RPs Manutenção Como se gere ? Escalonar RPs - Forn/Cli Alterar a execução-Forn. Pedir info.novos RPs Pedir tempo - Cli Autorizar reparações-Cli 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Resolução Fecho Como se finaliza ? Cliente pede fecho Fornecedor  resolução Fecha / não fecha o RP - Cli Fecho de RP: histórico Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

12 Sistema de Gestão de Problemas-TM-Forum
Modelo de objectos Classes e Relações Interfaces RPT de Cliente Invocação: SGPC-Cliente Operação: SGPC-Fornecedor Acção: Criação/acompanhamento de um RPT. Notificação de RPT: Invocação: SGPC-Fornecedor Operação: SGPC-Cliente Acção: Informação ao Cliente sobre eventos relativos a RPTs. Notificação de RPF: Acção: Informação ao Cliente sobre eventos relativos a RPFs SGPC-Cliente m:n SGPC-Fornecedor 1:k Contas Níveis de Serviço Contratados 1:x 1:x Serviço 1:y RP 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. RP de Telecomunicações (RPT) Fornecedor de Serviço (RTF) Nota: SGPC - Sistema de Gestão de Problemas de Cliente (Customer Trouble Ticketing) Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

13 Sistema de Gestão de Problemas-TM-Forum
Modelo dinâmico SGPC-Cliente SGPC-Fornecedor RPT Pede criação de RP Criação Cria RP Notifica criação Retorna ID de RP Acompa- nhamento Pede estado de RP Recebe estado de RP Retorna estado de RP Query/Mod RP Get/Mod atributos de RP Retorna atributos de RP Gestão Modifica atributo(s) Notifica AVA Notifica modificação Modifica estado atr(s). Notifica AVA Not. Actualiza. estado Resolução/ Fecho 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Verifica Modifica atributo(s) Notifica fecho Notifica fecho Notifica apaga Notifica apaga Nota: AVA - Alteração do Valor do Atributo Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

14 Sistema de Gestão de Documentação
1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

15 Sistema de Gestão de Documentação
Conceitos fundamentais Objectivo: Suportar a administração, armazenamento e visualização de informação que descreve a infraestrutura de um Sistema Distribuído, com significado a longo prazo. Informação sobre… Sistemas e componentes Sistemas de cablagem e ligações Inventário Procedimentos Estrutura da organização Aspectos geográficos Directórios Aspectos relacionados com a Gestão de Serviço Requisitos: Disponibilidade permanente da informação actualizada Flexibilidade nas transferências de Informação de Gestão. Consistência de dados Independência do Modelo de Dados. Características: Armazenamento em diferentes formas, distribuído e redundante. Acesso por interfaces normalizadas. Actualização automática Gestão de Workflows Bases de Dados, Sistemas de CAD 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

16 Sistema de Gestão de Documentação
Exemplo Segmento de Interface Porto Lógico 1:M ID Segmento Interface ID Componente ID Segmento Porto físico …. ID Porto Lógico Nome Dispositivo Nome Porto Físico Protocolo Endereço Porto Físico n:m Nome Porto Físico Nome Interno Porto ... ID Componente ID Linha 1:1 Componentes 1:n Nome Dispositivo Localização 1ª Pessoa Contacto 2ª Pessoa Contacto ID Instituto Referência Workflow Responsável Comentário Estado dispositivo Nível abstracção Tabela de Salas n:1 ID Sala Area localização Sala Nº Telefone/Fax Tabela de Area n:1 Nome Area ID Edifício Morada Contacto 1:k 1:m 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. 1:n Tabela de Institutos Tabela de Pessoas ID Instituto Nome Instituto Responsável Pessoa Contacto ID Pessoa Nome Lista Telefones 1:1 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

17 Sistema de Gestão de Documentação
Introdução dos Sistemas de Gestão de Documentação Condições organizacionais Definição de responsáveis Definição de procedimentos de introdução e de alteração de informação. Definição de documentação obrigatória sobre alterações de configuração Incorporação da documentação na Gestão do WorkFlow Integração com Bases de Dados Utilização de BD já existente  alteração para o Sistema de Documentação. Consistência na sobreposição das BDs  gestão de dados replicados Produtos com soluções para transferência automática de dados com outros sistemas. 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

18 Sistema de Gestão de Documentação
Conclusões Gestão Integrada  Uma só ferramenta ou ferramentas que pareçam uma só Satisfação dos requisitos dos diferentes Operadores Meios de Integração  Gestão de Organizações Gestão de Problemas / Gestão Documentação Gestão de Aplicações Modelo de Gestão de Aplicações Aberto: ex: Tivoli Interfaces normalizadas: ex: Enterprise JavaBeans Arquitecturas Gateways entre Arquitecturas de Gestão Modelo de Informação Integrado: ex: CIM Gestão de Problemas Integração de Alarmes, Eventos e Reclamações de Clientes 1-“Network and Distributed System Management”. Secção 4.3, Pág.76. Gestão de Eventos Diversidade de conteúdos e formato Gestão de Documentação Integração no Modelo de Dados Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV

19 Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos
Resumo Sistemas de Gestão de Organizações Gestão de Aplicações Integração de Arquitecturas Gestão de Eventos Sistemas de Gestão de Problemas Estrutura do Sistema de Gestão de Problema Estrutura do Problema Integração no ambiente de operação Sistemas de Gestão de Documentação Conceitos fundamentais Exemplo Introdução numa estrutura organizativa Conclusões Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos TMV


Carregar ppt "Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google