A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O acendedor de lampião e a iluminação pública

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O acendedor de lampião e a iluminação pública"— Transcrição da apresentação:

1 O acendedor de lampião e a iluminação pública

2 A gravura, de Jean Baptiste Debret ( ), dá uma ideia de como era o serviço de iluminação pública, antes do advento do gás. Dois negros escravos, um descendo o lampião suspenso no fachada de uma casa, na antiga Rua da Ajuda, e outro trazendo à cabeça, enorme canjirão de óleo de baleia com o respectivo funil, preparam um candeeiro de quatro mechas para servir à noite.

3 F013 Referência: DEBRET, Jean-Baptiste. Primeiras ocupações da manhã Aquarela sobre papel: 18,7 cm x 24,2 cm. Museu Castro Maya, Rio de Janeiro. DEBRET, Jean-Baptiste. Primeiras ocupações da manhã Aquarela sobre papel: 18,7 cm x 24,2 cm. Museu Castro Maya, Rio de Janeiro.

4 Profissões que desaparecem ou se transformam podem ajudar a contar a história de uma sociedade.
Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo F014 Crédito: Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo Legenda: Acendedor de lampiões Acendedor de lampiões

5 Acendedores de lampiões
Virgílio Calegari F015 Crédito: Virgílio Calegari Legenda: Acendedores de lampiões Acendedores de lampiões

6 Times Square, Nova Iorque − Estados Unidos
Wikimedia Commons/Prayitno F016 Crédito: Wikimedia Commons/Prayitno Legenda: Times Square, Nova Iorque - Estados Unidos Times Square, Nova Iorque − Estados Unidos

7 Poema da Noite O acendedor de lampiões
Lá vem o acendedor de lampiões da rua! Este mesmo que vem infatigavelmente, Parodiar o sol e associar-se à lua Quando a sombra da noite enegrece o poente! Um, dois, três lampiões, acende e continua Outros mais a acender imperturbavelmente, À medida que a noite aos poucos se acentua E a palidez da lua apenas se pressente. Triste ironia atroz que o senso humano irrita: - Ele que doira a noite e ilumina a cidade, Talvez não tenha luz na choupana em que habita. Tanta gente também nos outros insinua Crenças, religiões, amor, felicidade, Como este acendedor de lampiões da rua! Jorge de Lima (1909)


Carregar ppt "O acendedor de lampião e a iluminação pública"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google