A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA EDUCACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA EDUCACIONAL
ESPECIFICIDADE DOCENTE Discentes: Tiago Ribeiro; João Costa; Fernando Santos; Filipa Pereira; Elsa Monteiro; Gustavo Carvalho; Ricardo Borges; Filipe Felícia; Ricardo Pereira; Filipa Teixeira; André Osório; Pedro Pereira; Neiza Lima. Docente: Professor Doutor Nuno Corte-Real Porto, 2010

2 O BOM PEDAGOGO " O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender." Affonso Romano de Sant’Anna "Não se pode falar de educação sem amor” Paulo Freire

3 O BOM PEDAGOGO A pedagogia, de um ponto de vista antropológico, assenta no propósito de que o Homem é uma essência discente durante toda a vida; A sociedade tem de organizar as experiências de aprendizagem num sentido próprio ; A escola tem de responder de forma intencional e cabal às necessidades de formação. O pedagogo compreende esta articulação e é um elemento dinamizador desta.

4 IMPORTÂNCIA DE UM BOM PEDAGOGO
A pedagogia tem como algo implícito a percepção da complexidade e as possibilidades do fenómeno educativo, permitindo compreender o papel da escola e do docente na sociedade contemporânea. Ser pedagogo trata-se optimizar e potenciar o acto educativo como tal. O fenómeno educativo pressupõe professores possuidores de um leque de competências e habilidades.

5 RELEVÂNCIA PRÁTICA DESTA CARACTERISTICA
O que é ser um bom pedagogo, estando a prática docente inerente? Intervir no momento certo, fortalecendo a sua posição enquanto Educador simultaneamente reenquadrando se necessário o Educando na linha educativa que o norteia; Não se trata de restringir, de excluir e de segmentar, trata-se sim de unificar, chegar a todos e entender todos numa óptica colectiva.

6 HISTÓRIA EXEMPLIFICADORA
Menino chamado João, com 8 anos de idade, que vinha pela primeira vez aos treinos, chegou ao treino sorridente de bola no braço e saco. No final do treino, o treinador lembrou-se dele pois não tinha reparado nele durante o treino... Após alguns momentos vê o João cabisbaixo e sem a bola no braço, dirigindo-se para a porta de saída... Pergunta-lhe: João que se passa? Este diz-lhe professor não marquei um único cesto. O professor olhando para ele faz o seguinte: Pega no João ao colo e em cima de uma cadeira, diz-lhe João lança ao cesto, e o João lança e marca variadas vezes. Saindo alegremente do treino, outra vez com a bola no braço. O João no dia seguinte estava lá no treino, alegre e contente

7 Ou seja, um profissional completo!
Em suma, pretende-se um docente capaz de ser: Sincero Persistente Amigo Solidário Atencioso Humilde Dinâmico Ou seja, um profissional completo!

8 COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
É determinante promover a prática reflexiva; É imprescindível estar actualizado; É importante ter a consciência de que não há receitas.

9 APLICAÇÃO PRÁTICA DOS PRINCÍPIOS SUBJACENTES
O exercício formulado tem como premissas: - Desenvolver as relações interpessoais (assertividade e comunicação) e intra-pessoais (autoconhecimento) - Abertura de canais de comunicação

10 APLICAÇÃO PRÁTICA DOS PRINCÍPIOS SUBJACENTES
São formadas equipas, estando a autonomia e a competição presentes, assim como, a entreajuda Sendo a solidariedade em termos colectivos uma componente também presente, que evoca a inter-relações.

11 (PARA PENSAR…) SER PEDAGOGO…
Ser Pedagogo não é apenas ser Professor, Mestre, Coordenador, Supervisor, Orientador, Dono de escola. É mais do que isso, É ser Responsável. Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios. Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão no nosso dia a dia. Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objectivos. Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião. Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande nas mãos. Talvez até mesmo o futuro... Nas mãos de um Pedagogo concentra-se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...

12 (PARA PENSAR…) SER PEDAGOGO…
Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo. Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida. Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança. Hoje em dia ser Pedagogo numa sociedade tão competitiva e consumista não se torna uma profissão muito atraente, e realmente não é. Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano. Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista.

13 (PARA PENSAR…) SER PEDAGOGO…
As pessoas perderam-se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade, é triste pensar assim, muito triste pois este é o mundo dos nossos filhos crianças que irão crescer e tornar-se adultos. Adultos num mundo muito poluído de ideias e sentimentos sem razão. Adultos que não sabem o que realmente são Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser. Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir. Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer. E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.

14 BIBLIOGRAFIA Freire, P. (2001). Educação e Mudança. 24. Ed. São Paulo, SP: Paz e Terra. Barros, J.H. (1992). Professores e Alunos Pigmaliões. Coimbra. Livraria Almedina. García, Carlos Marcelo (1999). Formação de Professores. Para uma mudança educativa. Porto. Porto Editora. Dubar, C. (ed.) (1997). A socialização. Construção das entidades sociais e profissionais. Porto. Porto Editora. Stoer, R.Stephen (org.) (1990). Educação, Ciências Sociais e Realidade Portuguesa. Uma Abordagem Pluridisciplinar. Porto. Edições Afrontamento.

15 GRATOS PELA VOSSA ATENÇÃO !


Carregar ppt "PSICOLOGIA EDUCACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google