A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Expectativas dos Estudantes do

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Expectativas dos Estudantes do"— Transcrição da apresentação:

1 Expectativas dos Estudantes do
Secundário e 3ºCiclo

2 Turma do 9º Ano Margarida Débora Tiago Ana Ana Rita Manuel Paula Laura
Nadia Diogo Raquel Maria Ana P. César

3 Colégio de Pina Manique 9º Ano
Classe Média Baixa. A escola tem um papel orientador nas suas escolha. Ambicionam profissões com elevada empregabilidade. Tiago 14 anos, Futuro Chefe de cozinha “Casado, com filhos,…., imagino-me num bom cargo” “Gostava de ter uma profissão boa que ganhasse bem,…, pois se ganhar bem vou acabar por gostar da profissão…..”

4 Escola Secundária Emídio Navarro 9ºAno
Classe Média Baixa. Escolha da área é feita de acordo com a vocação. “Quero tirar um curso para ser independente e não depender de ninguém nem dos meus pais” “Ser fotografa era como se fosse um tempo livre, nunca estava a trabalhar” Débora, 14 anos, Futura Fotógrafa “Quero ser professor porque tenho apetências para os pequeninos e gosto de ensinar” Diogo, 15 anos, Futuro Professor do 1º ciclo

5 Escola Secundária Marquês de Pombal 9ºAno
Classe Média Baixa Escola tem um papel muito activo nas suas escolhas. Têm elevadas expectativas quanto ao sucesso profissional. A vocação ou o contributo social, económico, etc. são factores importantes na escolha da profissão. “Gostava de estar num cargo médio e casado…” César, 17 anos, Futuro Gestor de Sistemas Operativos “…vejo muito as séries sobre hospitais e gosto de ajudar o próximo…” Ana P., 16 anos, Futura Médica especialidade Pediatria

6 Escola Secundária de Miraflores 9º Ano
Classe Média Assalariada. Escolha da área por vocação, Influência do factor monetário Influência Familiar “Sim claro! Não me sinto preparado para trabalhar, quero qualificar-me.” Manuel, 15 anos, Futuro Gestor “Hoje em dia não se faz nada sem licenciatura para o que eu quero ser tem de se ter um curso porque senão não ligam nenhuma.” Laura, 15 anos, Futura Relações Públicas “Rica, com um marido todo bom e bem na vida” Raquel, 15 anos, Futura Jornalista

7 Turma 12º Ano Flávia Ivan Vanda Cláudia André David Marlene Luís Luís
Ivone José Filipe Ricardo Pedro António Cláudia Vanessa Pedro

8 Colégio de Pina Manique 12º Ano
Classe Média Baixa. Escolha da profissão pelo factor monetário seguido do contributo social. Escola influência na escolha das profissões, apenas os melhores são incentivados a progredir os estudos. “Quando penso que vou para um trabalho, penso não só no que vou ganhar mas também no que posso dar alguém que é importante” Vanda, 19 anos, Futura Gestora “ Eu adorava línguas e adorava matemática mas fui para aquela que eu achava que tinha mais saídas…também fui pelos meus pais, mas línguas nunca consegui esquecer” Flávia, 18 anos, Futura Gestora

9 Escola Secundária Emídio Navarro 12º Ano
Classe Média Assalariada. Escolha da profissão pela vocação, mas o factor monetário apresenta algum peso. A escola não exerce qualquer influência nas suas escolhas. “Porque gosto, porque tem de ser, porque senão não vou o a lado nenhum…a expectativa de vida não é assim muita, se não tivermos mais do que isto em termos de escola , convém ter 1 ou mais cursos.” Ivone, 17 anos, Futura Pintora “Vejo-me a fazer aquilo que gosto não me vejo num cargo muito poderoso” Marlene, 19 anos, Futura Decoradora de Interiores “A vocação acima de tudo mas o factor monetário também é importante da maneira como estão as coisas, as pessoas não ligam mais ao dinheiro…” Ricardo, 17 anos, Futuro designer

10 Escola Secundária Marquês de Pombal 12ºano
Classe Média Baixa A escola e a relação com os professores tem um papel muito importante no seus percursos. A Universidade constitui o passaporte para atingir um estatuto social mais elevado. Valorizam o contributo social, cultural e científico. “Quero ir para a Universidade, pois é a única forma de subir de vida,…, não pelo o dinheiro mas pelo nível social…” “Claro que a vocação é importante, mas eu acho que o contributo é mais importante...” Filipe, 20 anos Futuro Engenheiro Electrónico

11 Escola Secundária de Miraflores 12ºAno
Classe Média Assalariada a Burguesia. A família tem um papel activo nas suas escolhas, mas não é condicionante. A escolha da área é feita de acordo com a vocação, mas tendo em atenção o factor monetário. “…ter um futuro melhor, não se vai longe apenas com o 12º ano…” Vanessa, 18 anos, Futura Advogada “Quero ser Eng.Agrónomo, Enólogo porque é da família…” António, 18 anos, Futuro Eng.Agrónomo especialidade Enologia

12 Visão geral do 9º Ano Classe Social Média Baixa.
A Vocação é o factor mais importante na escolha da profissão. A escola desempenha o papel de orientador. Elevação da classe social por empregabilidade. (Independência financeira de alto grau)

13 Visão geral do 12º Ano Classe Social Nova Média Assalariada.
Factor Monetário, é importante na escolha da profissão. Elevação ou manutenção da classe social.

14 Comparação do 9º Ano e 12º Ano
Há um alargamento da base social de recrutamento: Classe Social Nova Média Assalariada Classe Social Média baixa A vocação é preterida pelo Factor Monetário. Ambos ambicionam Sucesso Profissional

15 De que modo os professores, escola e a sociedade envolvente influenciam e/ou contribuem para formalização das expectativas dos alunos? Será que as expectativas dos alunos não reflectem a visão que têm da sociedade?


Carregar ppt "Expectativas dos Estudantes do"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google