A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz
Santos, 2009.

2 Competência de resolução de problemas
Compreensão de uma situação que exige resolução. Identificação dos dados Mobilização de conhecimentos. Construção de uma estratégia. Organização e perseverança na busca de resolução. Análise constante do processo de resolução. Validade da resposta e se necessário a formulação de outras situações-problema.

3 Habilidades que compõem e alimentam as competências.
Ler. Escrever. Resolver problemas em Matemática.

4 Processo metacognitivo
Refletir sobre o que fez e pensou. Construir esquemas mais elaborados de pensamento. Organizar mentalmente pensamentos e ações.

5 Comunicação em matemática
Oralidade Representação pictórica Escrita Ambiente da sala de aula

6 Dificuldades na leitura de problemas
Ligada a ausência de um trabalho específico com o texto do problema. Falta de compreensão de um conceito envolvido no problema. Uso de termos específicos da matemática que não fazem parte do cotidiano dos alunos. Palavras que tem significados diferentes na matemática e fora dela ( total, diferença, ímpar, média, volume, produto).

7 Como superar tais dificuldades:
Cuidado com a leitura que o professor faz do problema. Propor tarefas específicas de interpretação do texto de problemas. Planejar as ações com a intenção de levar os alunos a lerem problemas com autonomia e compreensão. Quando os alunos não são leitores, o professor pode ler o texto.

8 Ampliando possibilidades
Propor a leitura individual ou em duplas. O professor pode indicar a cada leitor que tente descobrir sobre o que o problema fala, qual é a pergunta, se há palavras desconhecidas, ou ainda explicar o problema para um colega. Conduzir uma discussão com toda a classe. Criação de um dicionário de matemática.

9 Problema em tiras Nessa estratégia de leitura, os alunos, em duplas, recebem um problema escrito em tiras, como se fosse um quebra-cabeça que deve ser montado na ordem correta antes de ser resolvido:

10 Problema em tiras Ele já colou 58 figurinhas. Seu irmão deu a ele 12.
Quantas figurinhas ele ainda precisa comprar para completar o seu álbum? João coleciona figurinhas de futebol. O álbum para estar completo deve ter 85 figurinhas. Ele resolveu comprar todas as figurinhas que faltam na sua coleção.

11 Problemas em tiras As outras já tinham quantidades iguais.
Juntaram ____ moedas ao todo. Um grupo de _____ crianças juntou suas coleções de moedas. Quantas moedas tinha cada uma das crianças? Seis delas tinham _____ moedas cada uma. Os números do problema são: 14, 57 e 630.

12 Outras propostas Que conta resolve?

13 Semelhanças e diferenças
Comparando dois problemas Se dispomos de 47 azulejos para a parede do banheiro e colocarmos 6 azulejos em cada fila, quantas filas poderão ser feitas? Se contarmos para trás de 6 em 6, a partir de 47, qual será o último número enunciado?

14 Qual é a pergunta? João tem um livro com 120 páginas. Ele já leu 52 páginas deste livro e quer terminar a leitura em 4 dias, lendo o mesmo número de páginas em cada dia. Escolha entre as perguntas a seguir aquela(s) que pode(m) ser respondida(s): Quantos dias ele levou para ler as 52 páginas? Quantas páginas ele deve ler por dia? Quantas páginas ele vai ler nos dois últimos dias? Qual é o nome do livro? Quantas páginas faltam para ele terminar a leitura?

15 Problemas sem solução Como eu posso dividir igualmente 2 gatos entre 3 pessoas?

16 Problemas com mais de uma solução
Dados seis quadrados iguais, construir uma planificação para o cubo. Existem 11 possíveis soluções para esse problema e, em classe, os alunos podem ser incentivados a encontrar algumas delas.

17 Problemas com excesso de dados
Horripilante Pânicos é uma assombração. Ela tem um cão-fantasma, o Ossinho. Todas as sextas- feiras, eles passeiam pelos cemitérios e viram as cruzes das covas. Às quintas, assombram os vampiros. Nas terças, assustam os monstros. No resto da semana, eles estão mortos de cansaço e descansam. Em quais dias das semana eles descansam, sabendo-se que aos domingos Horripilante lava o seu lençol?

18 Problemas de lógica

19 Problemas não-convencionais
UMA CARRUAGEM PUXADA POR OITO CAVALOS, SE UM CAVALO OLHAR PARA TRÁS, VAI CONTAR QUANTOS?

20 Valorizando a diversidade de soluções
Durante a semana, minha mãe faz para o almoço três pratos; um deles é arroz ou macarrão, outro é carne ou frango e o terceiro é salada de folhas ou salada de legumes. Quantas formas diferentes minha mãe tem para organizar o cardápio do almoço?


Carregar ppt "Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google