A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A influência da informática nas relações profissionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A influência da informática nas relações profissionais"— Transcrição da apresentação:

1 A influência da informática nas relações profissionais
Leandro Ramos de Oliveira

2 Roteiro Comunicação Mediada por Computador (CMC);
Comunidades Virtuais; Tele-trabalho; Influência da informática nas relações profissionais; Considerações finais; Bibliografia.

3 O que é CMC ? É a comunicação que ocorre entre duas ou mais pessoas através de computadores; Pode ser: Comunicação privada; Dispersão; Dispersão em grupo; Pessoas em espaços físicos diferentes.

4 O que são Comunidades Virtuais?
Segundo Williams e Lee LeFever (2003a, online), em seu artigo “What is an Online Community?”, Comunidade Virtual é: “um grupo de pessoas com interesses comuns que usam a Internet (sites web, , programas de mensagens instantâneas, etc,) para se comunicar, trabalhar juntos e perseguir seus interesses através do tempo”.

5 Comunidades Virtuais Um dos fatores determinantes para o desenvolvimento de comunidades virtuais são as ferramentas de comunicação; Ferramentas de CMC: Mensagens instantâneas; Listas de discussões; Blogs.

6 O que é Tele-trabalho? Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), tele-trabalho é: a forma de trabalho efetuada em lugar distante do escritório central e/ou do centro de produção, que permita a separação física e que implique o uso de uma nova tecnologia facilitadora da comunicação.

7 Tele-trabalho Distância de casa ao trabalho; Onipresença;
Trabalho coletivo; Trabalho alternativo e intermitente;

8 Influência da informática nas relações profissionais

9 Influência da informática nas relações profissionais
Exemplos: Uso de comunicadores instantâneos; Listas de discussões; Intranet;

10 Considerações finais Realmente é possível desenvolver trabalhos sem a comunicação direta entra as pessoas? Falta de convivência ativa com os colegas de trabalho faz falta? A CMC aliviou a carga de trabalho, por permitir que trabalhemos longe da empresa?

11 Bibliografia Pastore, José (2005). “Evolução Tecnológica: Repercussões nas Relações do Trabalho", Ciclos de Estudos de Direito do Trabalho, Angra dos Reis, RJ 28/05/2005 Gonçalves d’Avila Filho, Eduardo (2004). ”Comunidades Virtuais: Um Estudo do GRUPOS.COM.BR”, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC 30/09/2004 Tavares, Juliana (2004).”O Vício da Comunicação”, Site Espaço Aberto, São Paulo, SP outubro de 2004 Sapienza de Mello, Caren (2005). ”O Futuro das Relações de Trabalho Via Comunicação nas Organizações do Século XXI”, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP 28/04/2005 Viçoso dos Santos, Cibele (2005). “A Intranet Como Ferramenta de Comunicação e Inclusão Digital O caso Goodyear”, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP 2005


Carregar ppt "A influência da informática nas relações profissionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google