A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funções Especiais Aula 3 – Prof Marli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funções Especiais Aula 3 – Prof Marli."— Transcrição da apresentação:

1 Funções Especiais Aula 3 – Prof Marli

2 Função Constante É toda função do tipo f(x) = k, que associa a qualquer número real x um número real k. Representação gráfica será sempre uma reta paralela ao eixo x, passando por y = k. Dm(f) = R, Im(f) = k

3 Função Identidade É a função f:R R definida por f(x) = x.
O gráfico é uma reta bissetriz do primeiro e terceiro quadrantes. Dm(f) = R, Im(f) = R.

4 Função do primeiro Grau
É toda função que associa a cada número real x, o número real ax + b, a0. Quando a > 0 a função f(x) = ax +b é crescente. Quando a < 0 a função f(x) = ax +b é decrescente. Dm(f) = R, Im(f) =R. O gráfico é uma reta não paralela aos eixos coordenados

5 Função Módulo Definida por f(x) = x. Dm(f) = R, Im (f) = [0,+).

6 Função Quadrática f:RR definida por f(x) = ax2+bx+b, a0 é chamada equação do segundo grau ou quadrática. Dm(f) = R. O gráfico é uma parábola com o eixo de simetria paralelo ao eixo y.

7 Se a>0 a parábola tem a concavidade voltada para cima.
Se a<0 a parábola tem a concavidade voltada para baixo. A interseção do eixo de simetria com a parábola é um ponto chamado vértice. A interseção da parábola com o eixo dos x define os zeros raízes da função.  = b2 – 4ac, Se  > 0, f(x) possui duas raízes. Se  = 0, f(x) possui uma raíz. Se  > 0, f(x) não possui raízes.

8 Função Polinomial A função f:RR definida por f(x) = a0xn + a1xn an-1x + an onde a1,...,na, a00, são números reais chamados coeficientes e n, inteiro não negativo, define o grau da função. O gráfico é uma curva onde pode apresentar pontos de máximo e mínimos.

9 Função Racional É uma definida como o quociente de duas funções polinomiais, onde p(x) e q(x) são polinômios e q(x)  0. Dm(f) = R-{x/q(x)=0}

10 Funções Pares e ímpares
Dizemos que f(x) é par se para todo x no domínio de f, f(-x) = f(x). Dizemos que f(x) é ímpar se para todo x no domínio de f, f(-x) = -f(x).

11 Função Periódica Dizemos que uma função f(x) é periódica se existe um número T  0 tal que f(x +T) = f(x) para todo x  Dm(f). O número T é chamado de período da função f(x). O gráfico de uma função periódica se repete a cada intervalo de comprimento T.

12 Função Inversa Seja y = f(x), f:AB.
Se para cada yB, existir exatamente um valor xA tal que y = f(x), então podemos definir g:BA tal que x = g(y). A função g é chamada de função inversa de f e denotada por f-1.


Carregar ppt "Funções Especiais Aula 3 – Prof Marli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google