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MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA EDIÇÃO 2012.

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Apresentação em tema: "MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA EDIÇÃO 2012."— Transcrição da apresentação:

1 MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA EDIÇÃO 2012

2 OBJETIVO DA PESQUISA Conhecer o VOLUME de VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA investido nos veículos de Santa Catarina e a participação de cada meio de comunicação -a composição do ‘BOLO PUBLICITÁRIO’ - em 2011

3 METODOLOGIA Pesquisa quantitativa Universo considerado: 673 veículos atuantes e sediados em SC dos MEIOS: TV, rádio, jornal, mídia exterior, revista e internet Coleta de dados: abril a agosto de 2012 Questionários de auto-preenchimento Estimativas dos não respondentes para obtenção do volume total de investimentos Amostra final (retorno obtido): 231 veículos Detentores de 77% do faturamento estimado para o universo Amostra final (retorno obtido): 231 veículos Detentores de 77% do faturamento estimado para o universo Bases para estimativas dos não respondentes: meio região porte respostas em anos anteriores crescimento médio do meio nº de funcionários

4 Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2011

5 Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2011 R$ 1,009 bilhão Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011

6 Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2011 MÍDIA EXTERIOR 3,4% JORNAL 22,4% REVISTA 1,2% TELEVISÃO 52,8% RÁDIO 19,5% INTERNET 0,7% R$ 1,009 bilhão Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011

7 Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2011 MÍDIA EXTERIOR 3,4% 34,6 milhões JORNAL 22,4% 226,4 milhões REVISTA 1,2% 11,9 milhões TELEVISÃO 52,8% 532,4 milhões RÁDIO 19,5% 197,1 milhões INTERNET 0,7% 6,6 milhões R$ 1,009 bilhão Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Valores em R$

8 Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2011 MÍDIA EXTERIOR 3,4% JORNAL 22,4% TELEVISÃO 52,8% RÁDIO 19,5% INTERNET 0,7% Jornais diários 16,5% Jornais - outras periodicidades 5,9% Rádio FM 10,1% Rádio AM 9,4% TV fechada 1,2% TV aberta 51,6% TOTAL R$ 1,009 bilhão Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 REVISTA 1,2%

9 Revista 1,2% Valor da Veiculação Publicitária em Santa Catarina em 2011 MÍDIA EXTERIOR 3,4% 34,6 milhões JORNAL 22,4% 226,4 milhões REVISTA 1,2% 11,9 milhões TELEVISÃO 52,8% 532,4 milhões RÁDIO 19,5% 197,1 milhões INTERNET 0,7% 6,6 milhões Jornais diários 16,5% 167,2 milhões Jornais outras periodicidades 5,9% 59,2 milhões Rádio FM 10,1% 102,4 milhões Rádio AM 9,4% 94,7 milhões TV aberta 51,6% 520,6 milhões TV fechada 1,2% 11,8 milhões Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 TOTAL R$ 1,009 bilhão Valores em R$

10 Crescimento da Veiculação Publicitária 2011 / 2010 Fonte: Instituto Mapa + 11% O montante da veiculação publicitária de 2010 em SC sofreu alteração, devido a correções e atualizações de informações fornecidas pelos veículos ao Instituto MAPA. Total 2010 anteriormente divulgado: R$1026 milhões.

11 Faturamento segundo origem dos anunciantes Total dos meios Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 231 veículos Bases de cálculos dos % = faturamento bruto e % de origem deste faturamento, segundo declaração dos respondentes

12 Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 231 veículos Por meio Faturamento segundo origem dos anunciantes Cerca de 70% do faturamento com veiculação publicitária, em Santa Catarina, provém de anunciantes locais (da região de cada veículo) e estaduais (de SC, mas não da região do veículo). Os outros cerca de 30% vêm de outros estados.

13 Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 231 veículos Bases de cálculos dos % = faturamento bruto e % de via de contratação, segundo declaração dos respondentes Faturamento segundo via de contratação Total dos meios

14 Faturamento segundo via de contratação Por meio As agências de propaganda trazem para os meios de comunicação a maior parte (75%) do faturamento com veiculação publicitária. Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 231 veículos

15 Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 231 veículos Total dos meios Faturamento segundo fonte de produção Bases de cálculos dos % = faturamento bruto e % de fonte de produção, segundo declaração dos respondentes

16 Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 231 veículos Faturamento segundo fonte de produção Por meio Com exceção do meio TV, nos outros é alta a proporção de faturamento decorrente de anúncios que o próprio veículo precisa produzir.

17 Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 231 veículos Total dos meios Faturamento segundo fonte de contratação Setor público engloba prefeituras, governo estadual, governo federal e todos os demais órgãos e empresas públicos Bases de cálculos dos % = faturamento bruto e % de fonte de contratação, segundo declaração dos respondentes

18 Nível de emprego nos meios de comunicação 7,8 mil funcionários Empregados nos veículos desses meios, no final de dezembro de 2011 7,8 mil funcionários Empregados nos veículos desses meios, no final de dezembro de 2011 Mídia exterior 4,9% Jornal 43,6% Revista 3,0% TV aberta 13,2% Rádio 32,2% Internet 1,2% TV fechada 1,8% Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 673 veículos (universo)

19 Nível de emprego nos meios de comunicação 7,8 mil funcionários Empregados nos veículos desses meios, no final de dezembro de 2011 7,8 mil funcionários Empregados nos veículos desses meios, no final de dezembro de 2011 Mídia exterior 4,9% (383) Jornal 43,6% (3.403) Revista 3,0% (232) TV aberta 13,2% (1.031) Rádio 32,3% (2.523) Internet 1,2% (96) TV fechada 1,7% (136) Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 673 veículos (universo)

20 7,8 mil funcionários Empregados nos veículos em cada região, no final de dezembro de 2011 7,8 mil funcionários Empregados nos veículos em cada região, no final de dezembro de 2011 Nível de emprego nos meios de comunicação por região Oeste 21,7 % Oeste 21,7 % Norte 17,4% Norte 17,4% Vale 20,6% Vale 20,6% Sul 10,2 % Sul 10,2 % Gde Florianópolis 23,0 % Gde Florianópolis 23,0 % Serra 6,6 % Serra 6,6 % Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 673 veículos (universo)

21 7,8 mil funcionários Empregados nos veículos em cada região, no final de dezembro de 2011 7,8 mil funcionários Empregados nos veículos em cada região, no final de dezembro de 2011 Nível de emprego nos meios de comunicação por região Oeste 21,7% (1.691) Oeste 21,7% (1.691) Norte 17,4% (1.357) Norte 17,4% (1.357) Vale 20,6% (1.606) Vale 20,6% (1.606) Sul 10,2% (796) Sul 10,2% (796) Gde Florianópolis 23,0% (1.798) Gde Florianópolis 23,0% (1.798) Serra6,6%(512)Serra6,6%(512) Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 673 veículos (universo)

22 Crescimento do nível de emprego nos meios de comunicação em SC Fonte: Instituto Mapa - 1%

23 Faturamento estável 1% Redução do faturamento 0,03% Expectativas para 2012 Expectativas de faturamento com veiculação publicitária em SC % de veículos que prevêem cada situação Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 231 veículos Estimativa para 2012 com base nestas expectativas: + 5% = R$ 1,059 bilhões Estimativa para 2012 com base nestas expectativas: + 5% = R$ 1,059 bilhões

24 Bolo publicitário nacional 2011 R$ 31,6 bilhões * Mercado da Veiculação Publicitária BRASIL Crescimento 2011/2010: 8,5% * Fonte: Projeto InterMeios – Consolidado 2011 Meio & Mensagem SC representa 3,2% se comparado a este bolo publicitário nacional (embora as metodologias de pesquisa sejam diferentes)

25 MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA EDIÇÃO 2012 Agradecimento especial aos veículos respondentes Realização: Apoio:

26 Demais resultados (apenas para consumo interno das entidades apoiadoras)

27 Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 231 veículos Total dos meios Faturamento segundo tipo de veiculação Bases de cálculos dos % = faturamento bruto e % de tipo de veiculação, segundo declaração dos respondentes

28 Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 231 veículos Faturamento segundo tipo de veiculação Por meio Bases de cálculos dos % = faturamento bruto e % de tipo de veiculação, segundo declaração dos respondentes

29 Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 231 veículos Faturamento segundo fonte de contratação Por meio Setor público engloba prefeituras, governo estadual, governo federal e todos os demais órgãos e empresas públicos Bases de cálculos dos % = faturamento bruto e % de fonte de contratação, segundo declaração dos respondentes

30 Crescimento da Veiculação Publicitária Fonte: Instituto Mapa Bases das estimativas: 231 e 228 veículos (2011 e 2010) + 13,6% + 23,2% - 47,2%+ 19,0% + 61,0% + 11,0% + 12,8% Por meio

31 Os meios convencionais e a internet % de veículos que comercializam espaço publicitário na internet % de veículos com site ou portal na internet Estes gráficos contém apenas as informações prestadas pelos 191 respondentes da pesquisa (veículos que não são internet), sem complementação de estimativa para todo o universo de veículos desses meios pesquisados Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 191 veículos (sem os do meio internet)

32 Dados de perfil dos jornais da amostra Periodicidade Canais de distribuição Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Bases: 73 jornais participantes da pesquisa Outras formas: Distribuição dirigidas, vendedores de rua, permuta, convênio com prefeituras, anunciantes. Respostas múltiplas, portanto o total soma mais de 100% Bases de cálculos dos % = jornais (73) (e não faturamento ou tiragem)

33 Dados de perfil dos jornais da amostra Tiragem Fonte: Instituto Mapa Exercício 2011 Base: 73 jornais participantes da pesquisa % de veículos atuantes em cada faixa de tiragem

34 QUALIDADE DA AMOSTRA MEIO # respondentes Representatividade no faturamento total do meio TOTAL 23177% TV 1796% Rádio 7244% Jornal 7367% Mídia exterior 1354% Revista 1630% Internet 4091%


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