A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A fotossíntese é responsável pela produção de alimentos e pela retirada de CO2 do ambiente, função que controla o aquecimento global.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A fotossíntese é responsável pela produção de alimentos e pela retirada de CO2 do ambiente, função que controla o aquecimento global."— Transcrição da apresentação:

1

2 A fotossíntese é responsável pela produção de alimentos e pela retirada de CO2 do ambiente, função que controla o aquecimento global.

3 O oxigênio que respiramos vem da molécula de água que, durante a etapa fotoquímica da fotossíntese, é quebrada pela luz, liberando esse gás para o ambiente.

4 As cores dos frutos devem-se aos pigmentos carotenoides dos cromoplastos.

5

6 O processo de fotossíntese possibilita a reposição de oxigênio na atmosfera terrestre e a produção de alimentos que constituem a base das cadeias alimentares.

7

8 Os proplastos podem se diferenciar em plastos incolores, denominados leucoplastos, ou plastos coloridos, os cromoplastos. Os leucoplastos atuam no armazenamento de nutrientes, quando estão localizados em órgãos de reserva, que não recebem luminosidade. Nos órgãos iluminados formam-se os cromoplastos, que contêm pigmentos.

9 Os leucoplastos são incolores e geralmente encontrados em raízes, caules e sementes. Eles podem armazenar amido (amiloplastos); óleos (oleoplastos) e proteínas (proteoplastos).

10 Os cromoplastos são coloridos e responsáveis pela pigmentação exibida por algas, flores e frutos. Os mais comuns podem ser vermelhos, os eritroplastos, e amarelos, os xantoplastos. Seus pigmentos, denominados carotenoides, auxiliam a clorofila na absorção de luz, tornando o processo mais eficaz.

11 Aspectos gerais dos cromoplastos
@BIO796 Para visualizar este conteúdo digital, é preciso ter instalado o plugin Slides de Aula, disponível no Livro Digital Atenção: não altere o conteúdo deste slide

12 Os cloroplastos estão principalmente nas folhas
Os cloroplastos estão principalmente nas folhas. São organelas citoplasmáticas de formato discoide, envolvidas por duas membranas lipoproteicas. A membrana externa é lisa e a interna apresenta dobras, as lamelas onde se concentra a clorofila. Sobre as lamelas, estão empilhados discos denominados tilacoides. Cada pilha de tilacoide é um granum, e o conjunto de todos os granum chama-se grana. O líquido que preenche o espaço interno é o estroma.

13 Estrutura e função dos cloroplastos @BIO794
Para visualizar este conteúdo digital, é preciso ter instalado o plugin Slides de Aula, disponível no Livro Digital Atenção: não altere o conteúdo deste slide

14 Bactérias primitivas fotossintéticas foram englobadas por células eucarióticas primitivas e anaeróbias, passando a viver e a se multiplicar nessas células. Essa relação endossimbiótica favoreceu a célula menor, que passou a receber proteção, e a célula maior, que passou a ser autotrófica. O mesmo aconteceu com as mitocôndrias, que passaram a viver dentro das células eucarióticas. O fato de mitocôndrias e cloroplastos terem semelhanças estruturais reforça essa explicação.

15 Hipótese endossimbiôntica da origem das mitocôndrias e dos cloroplastos @BIO718
Para visualizar este conteúdo digital, é preciso ter instalado o plugin Slides de Aula, disponível no Livro Digital Atenção: não altere o conteúdo deste slide

16 As clorofilas a e b absorvem intensamente os comprimentos de onda vermelho e azul. Os pigmentos carotenoides são considerados acessórios porque apenas ampliam o espectro de absorção de luz.

17 Pigmentos fotossintéticos
@BIO798 Para visualizar este conteúdo digital, é preciso ter instalado o plugin Slides de Aula, disponível no Livro Digital Atenção: não altere o conteúdo deste slide

18 A fotossíntese ocorre em duas etapas: fotoquímica e química
A fotossíntese ocorre em duas etapas: fotoquímica e química. A etapa fotoquímica precisa de luz e clorofila, a química é independente da luz, mas necessita dos produtos da etapa fotoquímica para ocorrer. Apesar disso, a fotossíntese pode ser representada por essa equação simplificada.

19 Nessa etapa da fotossíntese, as reações dependem da presença de luz e são desencadeadas pela clorofila. A energia luminosa é usada para sintetizar moléculas de ATP (energia química) e destruir a molécula de água, liberando oxigênio e H+. O oxigênio vai para o ambiente e o H+ é utilizado para formar NADPH. Tanto o ATP quanto o NADPH serão utilizados na fase seguinte da fotossíntese.

20 Absorção de energia luminosa na fase clara (fotoquímica)
@BIO799 Para visualizar este conteúdo digital, é preciso ter instalado o plugin Slides de Aula, disponível no Livro Digital Atenção: não altere o conteúdo deste slide

21 A etapa química ocorre no estroma do cloroplasto e não depende da luz
A etapa química ocorre no estroma do cloroplasto e não depende da luz. Nela, o ATP e o NADPH produzidos na etapa fotoquímica, juntamente com o CO2 retirado do ambiente, são utilizados para a produção de açúcares, aminoácidos e ácidos graxos.

22 Fases da fotossíntese @BIO752 Para visualizar este conteúdo digital, é preciso ter instalado o plugin Slides de Aula, disponível no Livro Digital Atenção: não altere o conteúdo deste slide

23 Fotossíntese @BIO875 Para visualizar este conteúdo digital, é preciso ter instalado o plugin Slides de Aula, disponível no Livro Digital Atenção: não altere o conteúdo deste slide


Carregar ppt "A fotossíntese é responsável pela produção de alimentos e pela retirada de CO2 do ambiente, função que controla o aquecimento global."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google