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RENASCIMENTO x BARROCO
J.S. Bach Palestrina
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PERÍODO RENASCIMENTO: - Fins do século XIV até o século XVI BARROCO:
- Início do século XVII até meados do século XVIII (1600 a 1750, com a morte de J. S. Bach)
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ORIGEM DO NOME RENASCIMENTO:
Trouxe um grande desenvolvimento às letras, ciências, cultura e artes, propondo uma nova visão e perspectiva de mundo. Inspirou-se nos valores e ideais da antiguidade clássica (Grécia e Roma). BARROCO: O termo era usado para definir ‘forma irregular’, ‘grotesco’ ou ‘estranho’. Há quem diga que veio do termo espanhol ‘berruga’(verruga) e outros, ainda, dizem que é de origem portuguesa, significando ‘pérola ou joia de formato irregular’.
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CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO
RENASCIMENTO: Otimismo Naturalismo Individualismo Humanismo Antropocentrismo BARROCO: Reforçou os ideais renascentistas. Foi um período que confirmou, enfatizou o período anterior.
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CARACTERÍTICAS DA MÚSICA
RENASCIMENTO: Polifonia ValorizaÇão da música vocal. Formas e estruturas simples. Busca de variedades temáticas. Resgate do uso dos instrumentos. Atmosfera otimista e alegre. Música secular e religiosa ainda um pouco misturadas. BARROCO: Música com adornos e arabescos. Desenvolvimento da música instrumental. Ênfase ao solista na música vocal ou instrumental. Nasce o conceito de melodia acompanhada. Músicas, em sua maioria, de caráter dramático e repletas de fortes contrastes. Nasce a ópera. Divisão clara entre música religiosa e secular. Uso do baixo contínuo. Forma ‘tre’. Virtuosismo. Órgão
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O ARTISTA NA SOCIEDADE RENASCIMENTO:
Marginalizado e ainda sem independência financeira. Contudo, tinha uma certa autonomia para criar, embora tivesse muitos vínculos com a igreja e setores detentores de poder. Já podia assinar suas obras. BARROCO: Já era visto como profissional. Muitos eram contratados por alguns setores sociais e viviam somente de música, sendo bastante reconhecidos. Virginal
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FUNÇÃO E USOS DA MÚSICA RENASCIMENTO:
Servia como forma de entretenimento, conhecimento e manifestaÇão de ideias. BARROCO: Ganhou um nível mais elevado de reconhecimento, passando a ser tratada e usada como manifestaÇão artística, além dos usos anteriores.
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TEMAS ABORDADOS RENASCIMENTO:
O homem e seu cotidiano, valores e ideais. BARROCO: Continuou valorizando o antropocentrismo, focando os sentimentos do homem.
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INSTRUMENTOS RENASCIMENTO:
Alaúde, viola da gamba, viola de braccio, virginal, espineta, clavicórdio, flautas doces e instrumentos de percussão. BARROCO: - Valorizou o uso do violino, do cravo e do órgão.
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GRUPOS INSTRUMENTAIS RENASCIMENTO:
Uso de pequenos grupos instrumentais, como grupos de câmara, de forma polifônica. BARROCO: Deu valor à música em conjunto, em pequenos e grandes grupos. Nasce a orquestra. Orquestra barroca
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COMPOSITORES RENASCIMENTO: BARROCO: Claudio Monteverdi
Joaquin des Prés Orlando di Lasso Palestrina Victória W. Byrd Monteverdi BARROCO: Claudio Monteverdi Johann Sebastian Bach Joseph Haendel Corelli Girolamo Frescobaldi Antonio Vivaldi Domenico Scarlatti Lully Couperin Purcell Rameau Monteverdi
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FORMAS MUSICAIS RENASCIMENTO: Missa Moteto Madrigal BARROCO:
Orquestra de câmara Concerto Concerto grosso Ópera Cantata Oratório Moteto
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PAPEL DA MULHER RENASCIMENTO:
Atuou, principalmente, como espectadora mas, no final do período, já podia ser musicista. BARROCO: Ganhou papéis importantes como musicista, principalmente como cantora, na ópera.
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TROVADORES e CASTRATI RENASCIMENTO:
Os trovadores estavam no seu apogeu, executando música secular e levando notícias aos mais variados lugares. Os castrati continuaram seu legado iniciado na Idade Média. BARROCO: Trovadores e castrati perdem importância. Estes últimos, muito em vista da participaÇão da mulher como musicista.
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TEORIA MUSICAL RENASCIMENTO:
Deu continuidade aos conhecimentos trazidos da Idade Média, onde já era muito explorada. Embora mais simples, já investia nos arranjos polifônicos. BARROCO: Ganhou maior complexidade, elaboraÇão e técnica. Exigia mais conhecimento e estudo por parte de seu executante.
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DIVULGAÇÃO DA MÚSICA RENASCIMENTO:
Grandes bailes, eventos públicos, festas, cerimônias e principalmente pela imprensa, que trouxe mais democracia à arte da música. BARROCO: Idem ao Renascimento, com o adendo do uso dos teatros e através da profissionalização dos músicos. Prensa de Gutemberg
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LOCAIS DE APRENTAÇÃO DA MÚSICA
RENASCIMENTO: Principalmente nas igrejas. Residências burguesas. Ambientes públicos. Palácios. BARROCO: Principalmente nos teatros. Igrejas. Residências burguesas. Ambientes públicos. Palácios. Teatro barroco
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USO DO CANTO RENASCIMENTO:
Foi muito explorado, principalmente em coro e em várias vozes, com e sem o acompanhamento instrumental. BARROCO: Assim como no Renascimento, continuou sendo explorado, mas com a ênfase ao uso de solistas.
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Espineta e alaúde
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Flautas doces, saltério, viola da gamba e cromornos
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